ATP solicita suspensão de 12 linhas de transporte coletivo – Marchezan diz que pode buscar apoio do Exército

200423_Maria Ana Krack_PMPA-5A Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) solicitou à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a suspensão de 12 linhas de ônibus a partir da próxima segunda-feira, 25. São itinerários das empresas Viva Sul, MOB, Mais e Via Leste. Agravado pela crise mundial do coronavírus, o sistema de transporte público, já passava por dificuldades em razão da sucessiva queda no número de passageiros, fato que motivou a Prefeitura de Porto Alegre a encaminhar em janeiro à Câmara Municipal um pacote denominado Transporte Cidadão, com uma série de projetos para baratear a passagem e tornar o transporte público mais acessível. O pacote aguarda votação.

A redução na demanda nos últimos dois meses chegou a 80% do que era transportado em um dia útil antes do isolamento social. A EPTC analisa diariamente a demanda para adequar a oferta de transporte. O objetivo principal é garantir a segurança dos passageiros, o cumprimento das medidas adotadas e, ao mesmo tempo, garantir a continuidade do serviço.

A crise culminou no anúncio, por parte da ATP, da descontinuidade do serviço por algumas empresas por tempo indeterminado. As linhas atingidas são: 361 CEFER, 255 Caldre Fião, 718 Ilha da Pintada, 705 2 Aeroporto / CEASA, B09 Aeroporto / Indústrias / Iguatemi, 654 Educandário Petrópolis, 473 Jardim Carvalho / Jardim do Salso, 525 Rio Branco / Anita / Iguatemi, 282 Cruzeiro do Sul, 282 1 Pereira Passos, 289 Rincão / Via Oscar Pereira, 2843 B.Velho (S.Francisco) / Rincão / Betão até Azenha.

A prefeitura entende que a atitude é um descumprimento de contrato e informa que a operação deve ser mantida.

“As empresas não podem tomar uma medida de forma unilateral. Vamos manter a posição de exigir a continuidade e, ao mesmo tempo, estamos preparando alternativas para uma possível interrupção do transporte, inclusive com apoio do Exército” – Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Em dias úteis as linhas informadas transportam mais de 15 mil passageiros, o que representa quase 6% da demanda atual do sistema. Seriam 526 viagens a menos por dia durante a semana. Aos sábados a suspensão atinge mais de sete mil passageiros, 5% da demanda do dia e 390 viagens a menos.

Prefeitura de Porto Alegre



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6 respostas

  1. Não surpreende, paradas que mais parecem lixos, sucateadas, o terminal Parobé é um desrespeito a qualquer cidadão (somente para citar um exemplo), paradas sujas, sem telhado, sem iluminação, sem segurança. É evidente que o sistema ia colapsar, um serviço imundo, não é sustentável.

  2. Nunca fizeram o dever de casa, deu nisso. A crise de hoje poderia ter sido mais branda se o pseudo-governo Marchezan tivesse feito o que deveria: reorganizar as linhas urbanas e metropolitanas. Mas não…empurraram com a barriga. Só aumentaram as passagens contribuindo para afastar ainda mais os usuários. E com a crise do COVID-19, a população que pode usar carro, não usará mais ônibus para se deslocar enquanto não houver uma vacina.

    • Inclusive agora seria um ÓTIMO momento pra fazer essa reorganização, bem como muitas outras pequenas obras em pontos críticos do sistema.

  3. Segundo o Marx a historia se repete, a primeira vez como Tragedia e depois como farsa. Olivio Dutra intervenção no sistema de onibus de Porto Alegre,prejuizo enorme para os contribuintes pagarem,por isso nunca saiu licitação nos governos isentos do PT. Marchezam incompetência em gestão do transporte publico então o teatro.

  4. Além do remapeamento das linhas de onibus que né, nunca será feito deveria ao menos dar a possibilidade das empreasas atenderem a cidade sob demanda, subsidiar a diferença do preço de lotação e diminuir essas linhas de onibus de bairros sei lá

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