Prefeitura recebe projeto de recuperação estrutural do Viaduto dos Açorianos

120520_AC_SMSUrb-9

Vistorias constataram graves anormalidades nos elementos do encontro sul da construção  Anselmo Cunha/PMPA

A prefeitura está analisando o projeto de recuperação estrutural do Viaduto dos Açorianos para aprovação e elaboração do edital de licitação das obras. A área técnica especializada em viadutos e obras de artes especiais da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) recebeu o material da empresa contratada para a elaboração do projeto. Será a maior intervenção nos 47 anos da estrutura.

Construído em 1973, com 202 metros de comprimento, o Viaduto dos Açorianos foi interditado em maio de 2020, após vistorias detalhadas realizadas por técnicos da prefeitura, que não ocorriam havia dez anos. Foram constatadas graves anormalidades estruturais nos elementos do encontro sul da construção. Desde então a empresa contratada pela prefeitura realizou inúmeras vistorias ao local e elaborou o projeto dentro do prazo de 55 dias.

“O orçamento para a recuperação do Viaduto dos Açorianos necessita uma análise complexa, uma vez que estão incluídos muitos itens de serviços diferenciados.O projeto que recebemos traz dados bastante detalhados da situação das estruturas e suas patologias. Foram projetadas todas as intervenções necessárias para a execução da obra”, afirma o secretário da Smim, Marcelo Gazen. A equipe da secretaria prepara o edital da licitação, que deve estar pronto em cerca de 30 dias. O projeto teve investimento de R$ 84.457,97.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

8 respostas

  1. Como já escrevi aqui a ultima obra neste viaduto foi feita tenho a impressão que na ultima administração do PT eu mesmo presenciei as obras. Não sou engenheiro não tenho a minima ideia de quanto em quanto tempo estas estruturas devem ser vistoriadas e se necessitarem de obras se o executor dá garantia e de quanto tempo é,por exemplo se de dez em dez anos precisa obra ao meu ver então o executor em condições previstas deveria dar dez anos de garantia,mas como a prefeitura disse que nunca foi feita uma intervenção grande desde a sua inauguração,então a obra foi bem feita se durou ate agora. Eu me lembro que em uma das administrações do PT foi feita uma recuperação do viaduto do Obirici e o que rolou na epoca era que havia excesso de concreto que tinha sido removido de partes internas do viaduto,como eu não entendo disso na epoca achei que era verdade. Ao menos Porto Alegre não tem tantos viadutos o que diminui consideravelmente o gasto de manter estas obras,pois elas saem muito caras e sabe como é sempre vai ter alguem que vai dizer que precisa fazer algo,mas se necessita é melhor fazer.

    Curtir

    • Geralmente intervenções de grande porte, tal como foi feita no túnel da Conceição há alguns anos, devem ser realizadas a cada 30, 40 anos. Isso se a construção foi feita corretamente. Lógico que pequenas manutenções, muitas vezes despercebidas pela população, são feitas em menos tempo.
      O que é necessário é o monitoramento a cada 5 anos das estruturas para verificação dos desgastes e de possíveis patologias. Isso aumenta a vida útil das estruturas e permite um espaçamento maior entre as intervenções de grande porte, pois os problemas são corrigidos logo quando aparecem, e não após terem aumentado de proporção a ponto de ameaçar a estabilidade.

      Curtir

  2. Em um viaduto o peso dos veículos é muito pequeno em comparação com o peso da estrutura. Provavalmente a interdição foi para eliminar a vibração causada pelo trânsito.
    Se houvesse risco de queda do viaduto, deveria ser interditada a avenida logo abaixo.

    Curtir

  3. só pra registrar: eu preferia o blog com fundo branco. Esse fundo azul rosa violeta sei lá que cor é essa, não combina com o restante do layout kk

    sobre interdição total do viaduto, não é um pouco exagerada? não tinha vistoria a 10 anos e simplesmente interditaram? poderia haver um estudo sobre diminuir o fluxo de veículos, ou somente 1 faixa de veículos leves

    Curtido por 1 pessoa

    • Não acho exagerada a interdição. Já existem inúmeros viadutos que caíram no país nas ultimas décadas. Não vejo como um excesso de zelo. Achei super acertada a decisão do prefeito. Isso que não gosto da administração dele.

      Curtir

    • Mudou sem eu fazer nada. Creio que alguém invadiu o Blog e mudou.
      Mas mudei ha cerca de 1h o fundo pra branco de novo.
      Atualiza aí.

      Curtir

    • Amigo, estamos no Brasil, se interditaram em Maio/20 provavelmente já deveria ter sido interditado em Junho/15.

      Curtir

    • Em um viaduto o peso dos veículos é muito pequeno em comparação com o peso da estrutura. Provavalmente a interdição foi para eliminar a vibração causada pelo trânsito.
      Se houvesse risco de queda do viaduto, deveria ser interditada a avenida logo abaixo.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: