Faixa exclusiva da Siqueira Campos entra em operação

140720_AC_EPTC-2077

Trecho será entre as ruas General Portinho e Uruguai  Anselmo Cunha/PMPA

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) coloca em operação nesta quarta-feira, 15, o novo de trecho de faixa exclusiva do transporte coletivo, na rua Siqueira Campos, Centro Histórico, entre as ruas General Portinho e Uruguai. O trecho de mil metros integra os 13,4 quilômetros do Programa de Priorização do Transporte Coletivo implantados em 2020. O funcionamento do espaço exclusivo para ônibus, táxis e lotações será de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 20h, com o objetivo de proporcionar mais rapidez e confiabilidade aos passageiros.

“O trajeto requalificado, no corredor cultural do Centro Histórico da Capital, também recebe uma remodelação dentro do conceito de Ruas Completas, com uma nova ciclofaixa unidirecional, travessias de pedestres revitalizadas e urbanismo tático para oferecer uma experiência mais segura e democrática para todos”, destaca o engenheiro Marcelo Hansen, diretor técnico da EPTC.

A iniciativa, que vai beneficiar 52 mil clientes de 19 linhas de ônibus, integra as ações do MobiliPOA, o programa de mobilidade que organiza e disciplina os diferentes modais de transporte e circulação da cidade. O local vai ter um período de acompanhamento e orientação aos motoristas, em que haverá reforço nas ações educativas e presença de agentes de fiscalização de trânsito para instruir sobre o uso adequado do espaço.

Programa de Priorização do Transporte Coletivo – As medidas de priorização contribuem para a regularidade da operação e mais agilidade nas viagens, o que auxilia na diminuição no tempo do deslocamento dos usuários. Isso atrai novos passageiros, pois melhora a qualidade do serviço. Com viagens mais rápidas, sem congestionamento, também é possível economizar combustível.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

3 respostas

  1. Sou apoiador de corredores exclusivos, mas na Siqueira Campos não vai servir pra nada. A maioria dos ônibus que circula por ali sai da Mauá, portanto acessa a Siqueira Campos pela faixa da esquerda. Vai só congestionar ainda mais o trânsito….

    Curtir

  2. O bom é que o sistema de onibus fosse modificado para que menos linhas passasem pelo mesmo lugar, para que existissem mais troncais e alimentadoras, menos sobreposições de linhas e menos disperdicio de recursos.

    A metroplan ja fez um estudo muito bom sobre isso, é bastante revolucionário, olhando de cara ele parece que é impossivel, porem se fosse sendo usado aquele modelo com implantação por bacias etc… quem sabe..

    na falta de planejamento se enxuga gelo com pano quente…

    Os corredores e faixas exclusivas sao bem vindos quando dentro de um planejamento adequado.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: