Obras aceleradas para conclusão do Cais Embarcadero em novembro

conteiner1-scaledAs obras do Cais Embarcadero, um complexo de lazer e gastronomia que ocupará o Armazém A7 e seu entorno, no Cais Mauá, estão aceleradas.

Pelo menos vinte operários trabalhavam no local na manhã desta quarta-feira (05).

Embora haja um expediente no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para examinar o contrato com o Embarcadero, o governador Eduardo Leite autorizou a continuidade das obras.

Em junho, Leite assinou um pré-contrato garantindo a concessão da área para o empreendimento, que deve ser concluído até novembro deste ano, informa o diretor Juan Moro. A data de inauguração vai depender da pandemia.

Projeto Embarcadero

A proposta tem a intenção de mudar a paisagem em 640 metros da orla do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e o armazém A-7. O projeto pretende oferecer espaços para contemplar o pôr do sol, para prática de esportes, com restaurantes e lancherias, entre outras atrações.
A previsão de ocupação do local feita antes da pandemia projetava de 5 mil a 7 mil pessoas por dia. Aos finais de semana a expectativa de público estimada é de 15 mil pessoas por dia.
Na frente do conjunto de seis galpões, contêineres foram instalados. Neles, seis restaurantes vão oferecer almoço, janta e happy hour. Eles terão capacidade para atender até 700 pessoas. Três marcas já foram divulgadas. São elas: Amicci, 20barra9 e Bah.
Ao lado da área gastronômica, está o beach club. Será uma área para contemplar o rio, com projeção total de até 400 cadeiras dispostas, com serviço de venda de bebida e um mini-palco para shows.
Uma outra área de alimentação do Embarcadero vai oferecer lanches rápidos. Junto a ela haverá também um parque com brinquedos infantis. Três quadras de esportes de areia também estão contempladas no projeto.
Um “mini mall” vai oferecer opções de serviço para os frequentadores. Os artistas locais terão a chamada “esquina das artes”. O espaço terá feiras e mostras culturais. O tradicionalismo estará representado na “praça do gaúcho”, com comercialização de produtos típicos.
A prainha terá uma arquibancada para as pessoas ficarem sentadas mais perto do Guaíba. O Embarcadero terá ainda banheiros, enfermaria, bicicletário e 600 vagas para veículos em duas áreas de estacionamento.

FOTOS – POR CLEBER DIONI TENTARDINI

conteinerlateral-scaledconteiner-interna-scaledconteiner1-scaledcapa-scaledcapa7-scaled20200805-102110-scaled

FOTOS – POR ANDRE AVILA, RBS

257452832574528425745285257452862574528725745288

JORNAL JÁ

e

ZH



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos, Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:

7 respostas

  1. E vai ter local apropriado para atracar barcos/lanchas/veleiros??

    Curtir

  2. Um passo importante. Agora esperamos que façam um trabalho primoroso no geral, tornando o lugar aprazível, e que por favor contratem alguém gabaritado em composição de cores usando palhetas interessantes para harmonização arquitetônica.

    Curtir

  3. A jogada foi inteligente, mesmo que o local merecia um maior potencial arquitetônico, porem as pessoas ao começarem a frequentar a area do embarcadero, verao ainda mais valor em estender o projeto para toda a área que abrange o projeto cais maua. Porem nesse aspecto, cabe uma ressalva(que se entregue a área a iniciativa privada com um projeto de primeiro mundo). oremos!

    Curtir

  4. Feliz e triste com essas fotos. Em menos tempo a prefeitura agilizou a reforma de duas zonas da orla e caminha pra terceira. Enquanto o cais vai continuar uma merda, mas agora com “containers”. Nada mais “hypado” que hamburgueres em containers.

    Espero que esse projeto nao atrapalhe ainda mais a reforma final do cais. Ou que o estado tenha que pagar la na frente pela retirada desses containers.

    Curtir

  5. Nos ultimos anos tivemos
    – PPP da iluminacao pública
    – Novas placas de identificação de ruas
    – Cais embarcadero
    – Revitalização da orla

    E ainda falam mal do prefeito. A única grande falha é no transporte público. faltou mais ousaria para implementar um sistema de BRT e tentar viabilizar o metrô.
    Marchezan melhor prefeito dos ultimos 30 dias.

    Curtir

    • Teve mais os editais pra concessão dos parques também. Bastante coisa voltada pro futuro, como otimização dos processos de dentro da prefeitura, e não só pra gestão dele.

      No final ele se acadelou um pouco pra essa função do covid, mas tirando isso ele foi um bom prefeito, sim.

      A ocasião (futuros candidatos) vai fazer ele se reeleger. A não ser, claro, que o processo do impeachment avance.

      Curtir

  6. essa area onde ficara o projeto embarcadero, nao era anteriormente pertencente ao projeto cais maua onde nessa localização sairia um shopping com um telhado verde na parte superior?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: