Dezenove anos depois da inauguração, a fachada do terminal de passageiros do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está ganhando novo visual. As obras começaram em junho e deverão ser concluídas até dezembro.

Estão sendo investidos R$ 5,3 milhões nesta reforma. A reforma não está prevista no contrato de concessão com a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Segundo a Fraport, a obra pretende igualar a parte mais antiga, de 2001, à mais nova, inaugurada em novembro de 2019. É um sistema de fachada ventilada. O acabamento é instalado sobre uma estrutura auxiliar independente.
Ela é fixada diretamente na estrutura existente. Com este sistema, a Fraport explica que não há necessidade de remoção ou demolição total do revestimento existentes, o que reduz o tempo de obra e gerando menor impacto nas operações do terminal.
O letreiro que indica o nome do aeroporto foi retirado temporariamente. O “Porto Alegre Airport” voltará a ser instalado no final da reforma. A Fraport informa que, no momento, não há planos de realizar a mesma reforma do antigo terminal de passageiros, hoje o prédio administrativo da administradora.


Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, ampliação terminal 1, Arquitetura | Urbanismo
e o terminal antigo o qual operava a azul, o que irao fazer?
CurtirCurtir
Está sendo utilizado como sede administrativa da Fraport.
CurtirCurtir
Aos poucos a Fraport vai dando uma nova cara para essa parte mais antiga do terminal, será que estão trocando também a fachada na parte de dentro ? ali onde fica as aeronaves e onde tem o letreiro Porto Alegre Airport, não sei se alguém pode informar, mas creio que mais para frente irão trocar essa parte de proteção do terminal também.
Saudades de ir no aeroporto ver como está ficando.
Uma pergunta, como está o andamento da Pista ? pois vi no google maps que não foi mais atualizado.
CurtirCurtir
As obras da pista continuam a todo vapor. No Google Earth da pra ver que foi atualizada.
CurtirCurtir
Obrigado pela informação Gilberto.
CurtirCurtir
Me chamou a atenção, também, que internamente substituíram os vidros azuis (e horrorosos) dos guarda-corpos existentes, por vidros transparentes. Ainda tem uma estrutura metálica meio pesado e forte, mas essa troca já harmonizou e melhorou muito!
CurtirCurtir
Sabe se vão refazer o telhado também para acompanhar o novo, Gilberto? Acho que não divulgaram renders. Mas ótimo que estão tentando harmonizar a parte nova com a antiga.
CurtirCurtir