Nova iluminação da Capital recebe primeiras luminárias de LED em projeto-piloto

Testes do novo sistema começaram a ser feitos na avenida Assis Brasil – Cesar Lopes

A avenida Assis Brasil recebeu, nesta quarta-feira, 2, à noite, a substituição de luminárias de vapor de sódio por lâmpadas de LED em novos pontos. As primeiras trocas tinham sido feitas na noite de terça-feira, quando foram iniciados os testes do projeto-piloto da parceria público-privada (PPP) entre a prefeitura e a concessionária IP Sul para a modernização da iluminação pública de Porto Alegre. Inicialmente, serão substituídas mais de 2 mil luminárias, em um cronograma que vai incluir também as avenidas Bento Gonçalves, Nonoai, Cavalhada e Ipiranga e a Vila Planetária, no bairro Santana.   

Na Bento Gonçalves, as intervenções ocorreram nas proximidades com a avenida Bernardino Silveira Amorim. O projeto-piloto dará à população a oportunidade de ver como ficará a nova iluminação da capital e vai possibilitar que sejam feitas adaptações, se forem necessárias. 

A assinatura do contrato desta primeira PPP firmada no Rio Grande do Sul ocorreu no último dia 17 de junho. O consórcio vencedor, IP Sul, é formado pelas empresas Quantum Engenharia, GCE S/A, Fortnort Desenvolvimento Ambiental e Urbano e STE Serviços Técnicos de Engenharia. Ficará responsável pelo parque de iluminação de Porto Alegre pelos próximos 20 anos.

Com esse modelo de parceria, a administração municipal deverá ter uma economia de R$ 10 milhões por ano em despesas com iluminação. A estimativa é de redução de 50% na conta de energia pública. Ao longo do contrato, deverão ser feitos investimentos de R$ 400 milhões pela concessionária, para garantir mais segurança aos 1,5 milhão de moradores de Porto Alegre – do Centro à periferia.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Outros assuntos

2 respostas

  1. Penso que deveria ter começado pela entrada da cidade que há anos está jogada na escuridão. Quem vem pela BR 116 ao se aproximar do acesso à cidade, já não se enxerga nada. Falta iluminação no trecho, falta pintura de faixas no asfalto. Em dias de chuva então, é um caos total.

    Curtir

  2. Boa notícia! Parece pouco, mas Porto Alegre com uma boa iluminação , se aproxima mais do clima de uma capital.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: