Concessionária assume iluminação pública de Porto Alegre e lança canal 0800

Desde setembro, já foram trocadas lâmpadas em 2,5 mil pontos de avenidas de Porto Alegre Foto: Cristine Rochol/PMPA

Porto Alegre inicia uma nova fase para a substituição da iluminação pública da cidade a partir desta sexta-feira, 23, quando a concessionária IP Sul assume o comando das operações. Para agilizar o atendimento à população, a empresa  lançará novos canais de comunicação (confira detalhes abaixo), como um número gratuito de telefone 0800.

O anúncio da ordem de serviço foi feito nesta quinta-feira, 22, em reunião on-line com a participação do secretário municipal de Serviços Urbanos, Hiratan Pinheiro da Silva; do secretário municipal de Parcerias Estratégicas, Thiago Barros Ribeiro; do diretor-executivo da IP Sul, Guido Oliveira; e Athos Cordeiro, diretor da STE, uma das empresas acionistas da IP Sul. 

A IP Sul foi a vencedora da licitação da primeira parceria público-privada (PPP) do Rio Grande do Sul, em agosto de 2019, em leilão na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. O contrato de concessão do serviço de iluminação pública tem duração de 20 anos, com valor de R$ 403 milhões. O objetivo é modernizar 100% da iluminação de Porto Alegre, com a instalação de luminárias com tecnologia LED no lugar das antigas lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico. 

A partir desta sexta-feira, 23, o número 0800 000 1740 ficará ativo para se somar aos canais já existentes da prefeitura. Será possível encaminhar solicitações de manutenção e reparos, instalações, informações, reclamações ou receber retorno sobre pedidos pendentes. 

Ferramentas de comunicação – Além do novo 0800, os porto-alegrenses poderão continuar solicitando assistência pelo número 156, em atendimento que poderá ser tarifado conforme cada operadora. A ligação do 156 será redirecionada para o atendimento da IP Sul quando o usuário escolher a opção de número 8. 

A concessionária também irá disponibilizar mais duas ferramentas aos cidadãos de Porto Alegre: o site https://ipsulpoa.cidadeiluminada.com.br e um aplicativo futuro para smartphones. Ainda será possível acessar o serviço pelo site da prefeitura e pelo aplicativo #EuFacoPoa (requer atualização). 

A operação da PPP de Iluminação Pública começou com um projeto-piloto em setembro. Desde então, já foram trocadas  as luminárias em 2,5 mil pontos. Os serviços já foram finalizados nas avenidas Ipiranga e Assis Brasil, e segue em execução nas avenidas Cavalhada, Nonoai e Bento Gonçalves. A Vila Planetário será o próximo lugar atendido. 

Em dois anos, todas as 101 mil lâmpadas de Porto Alegre deverão ser substituídas, em 2,2 mil quilômetros de vias, 645 praças e 55 bens culturais. O projeto prevê uma economia de cerca de 50% anuais para os cofres públicos.

Atendimentos ao cidadão:

Telefone

– Número 0800 000 1740, com ligação gratuita.

– Número 156, agora pela opção 8, que redireciona a ligação ao atendimento da concessionária IP Sul. Aqui pode haver o custo de uma ligação local, dependendo do plano e da operadora do usuário que ligar. Como a maioria dos planos concedem ligações locais ilimitadas, normalmente não são cobradas, mas alguns planos pré-pagos podem exigir créditos do telefone e consumi-los.

Conforme regulamentação da Anatel, somente as chamadas para os serviços públicos de emergência são gratuitas. As chamadas para os serviços de utilidade pública, como o 156, podem ser tarifadas pelo valor de uma chamada local, embora a prestação do serviço seja gratuita.

Internet

–  156Web – Conecta Cidadão, disponível no site da Central do Cidadão, no portal da Prefeitura. Ao clicar na opção “iluminação pública”, o usuário é direcionado ao site Cidade Iluminada, mantido pela concessionária IP Sul.

– Site de serviço da concessionária IP Sul: https://ipsulpoa.cidadeiluminada.com.br.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Infraestrutura

Tags:, ,

1 resposta

  1. existe algum projeto sobre tornar a fiação subterrânea?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: