Porto Alegre pode ser primeira sede sul-americana do Web Summit

Capital se destaca pelos seus parques tecnológicos, hubs de inovação e coworkings Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

Porto Alegre pode ser a primeira cidade sul-americana a sediar o Web Summit – considerado um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. O CEO e cofundador da iniciativa, Paddy Cosgrave, publicou nesta terça-feira, 24, em sua conta no Twitter, mensagem afirmando que a edição de 2022 acontecerá na América do Sul e a disputa para recepcionar o evento está entre Porto Alegre e Rio de Janeiro. 

Com um dos cenários mais favoráveis para a inovação no país, a Capital se destaca pelos seus parques tecnológicos, hubs de inovação e coworkings – incluindo o Poa.hub, primeiro coworking público do Brasil. A criação do Fundo Municipal de Inovação e Tecnologia de Porto Alegre (FIT/POA), que vai destinar R$ 20 milhões para promover a cultura da inovação e do empreendedorismo por meio do estímulo à geração de startups, também coloca Porto Alegre entre as cidades mais envolvidas com desenvolvimento de estratégias e ações inovadoras.  

“Porto Alegre já é uma referência nacional na área de inovação, pois abriga um rico e diverso ecossistema que inclui universidades de ponta, ambientes de inovação de classe mundial e uma abundância de talentos e conhecimento. Estar entre as duas opções para receber um evento do porte do Web Summit comprova nossa vocação e nos coloca entre as cidades mais inovadoras do mundo”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.  

Responsável pela Diretoria de Inovação, integrada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), o diretor Paulo Ardenghi tuítou em resposta à Cosgrave. “O cenário da inovação em Porto Alegre é perfeito para receber um evento no formato do Web Summit. Startups, empresas, governo, universidades e sociedade já estão olhando na mesma direção. Agora queremos vocês aqui no Sul do Brasil”, afirmou. 

Sobre o Web Summit – A conferência de tecnologia acontece anualmente desde 2009. Inicialmente realizada em Dublin, na Irlanda, passou a ser sediada em Lisboa, Portugal, a partir de 2016. Os participantes vão desde grandes empresas, especialistas até pequenas startups, gerando uma mistura de ideias, network e insights entre toda a comunidade de pessoas ligada à  indústria de tecnologia global.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Ciência e Tecnologia, Eventos, parques tecnológicos

Tags:

%d blogueiros gostam disto: