Revitalização do trecho 3 da Orla do Guaíba chega a 60% de conclusão

Prefeito Nelson Marchezan Júnior e secretário Marcelo Gazen vistoriaram as obras Foto: Anselmo Cunha/PMPA

O trecho 3 da Orla do Guaíba está com 60% das obras concluídas. Na tarde desta quinta-feira, 26, o prefeito Nelson Marchezan Júnior e o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen, fizeram uma vistoria técnica ao trecho de 1,6 quilômetro, que vai da Foz do Arroio Dilúvio até o Parque Gigante. A maior pista de skate da América Latina, que está em fase de revestimento e finalização, com 84% concluída, deve ser finalizada em dezembro. Por questões de segurança, a pista será liberada ao público apenas com o conjunto das obras, em fevereiro de 2021. 

“Ver o avanço da obra, a cada visita que faço à Orla, me dá mais certeza de que vamos entregar algo de qualidade. Esse é mais um legado que vamos deixar para a população, que já voltou a se relacionar com o Guaíba desde que o trecho 1 foi liberado” – Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

No momento, as equipes trabalham na execução das quadras esportivas, nas academias e na rede elétrica. O estacionamento do trecho 3, no canteiro central da avenida Edvaldo Pereira Paiva, foi liberado no mês passado. São 150 vagas sem cobrança e com reserva de 14 vagas para pessoas com deficiência, gestantes e idosos. 

Com investimento aproximado de R$ 50 milhões, o trecho 3 da Orla terá ainda ciclovia, área grande de arborização, iluminação led 24 horas, três bares, 27 quadras esportivas e estruturas de apoio para prática de esportes. Os recursos para execução da obra são do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), do Fundo Municipal de Iluminação Pública e do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae).

“Esse trecho será voltado à prática de esportes. Entregaremos aos porto-alegrenses 27 quadras poliesportivas, ciclovia e academias ao ar livre. Além disso, a pista de skate fará com que a Capital passe a fazer parte da rota dos grandes eventos, atraindo investimentos e turismo”, conclui o secretário Gazen.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, ORLA, Orla Moacyr Scliar, trecho 3 da orla

16 respostas

  1. Legal mesmo foi a postura do governador Eduardo Leite que mesmo antes de assumir o governo falou em público que é contra a reeleição.
    Com isso conseguiu um pouco de paz para trabalhar visto que a opositores ao partido dele não ficam preocupados com a permanência após o mandato .

    Curtir

  2. Melhor prefeito desde a redemocratização.

    Curtir

  3. O problema do Marchezan foi o iptu, que atingiu em cheio a classe média. Digo a classe média real, não aquela classe média do PT, que ganha 2mil reais. Porto Alegre é uma das cidades mais classe média do Brasil, regula em renda média com Florianópolis. O iptu aumentou, sim, em alguns casos, de forma relevante. O Marchezan perdeu muito desse eleitorado, o qual há muito já vive apertado, a pandemia foi só a pá de cal. Mas o governo dele não foi de todo ruim. O perfil brigador também não ajuda, brigou até com o vice, embora algumas brigas tenham valido a pena, especialmente com aqueles professores muito bem pagos da rede municipal.

    Curtir

  4. O grande problema, na minha humilde opinião, é que a grande maioria das pessoas não pensam no bem coletivo e sim a ideologia política. É algo como: “não interessa se o Marchezan fez um ótimo governo eu não posso votar nele pq sou de uma ideologia contrária”.
    Concordo com o Renato sobre as colocações, principalmente quando diz que o Marchezan é um “playboy” e que muitos acham inadmissível ser prefeito, fazer o que os que se dizem a favor das “minorias” e do povo, não fizeram em quase 20 anos de governo…
    Essa dificuldade que muitos PortoAlegrenses tem em relação à cidade é um reflexo do que vivemos em nossa política.

    Curtir

  5. Vendo o comentario deste RAFAEL e tendo Sebastião Melo eleito, percebo cada vez mais que o Porto Alegreense nao olha para uma pagina como o BLOGPORTOIMAGEM ou os diversos forums do portal Skyscrapercity para analisar que o Marchezan foi sem duvidas um baita prefeito! (pelo menos frente as duas pessimas opções do 2 turno) Amigos meus ate semana passada nao sabiam nem o que eram luminarias LE, instaladas na Ipiranga e Assis Brasil, estavam questionando de onde saiam os novos relogios e placas de rua, so sabiam argumentar acerca da Tronco frente a todas outras todas obras entregues pelo entao ex prefeito! Imagina saber que o mesmo comprou 100 onibus da Carris e estava tentando nos presentear com decentes abrigos de onibus… Olha, esta cada vez mais dificil ser brasileiro, não só a extrema esquerda intitulando o restante do povo de outras ideologias sem informação mas a direita elegendo Melo frente ao Marchezan… muito dificil

    Curtir

    • Matheus, já pedi desculpas ao Renato pelas minhas palavras grosseiras. Mas minha opinião não muda, mesmo lendo há anos o blog , acompanhando Skycrapers (bem antigo) e também outros (sugiro o The B1M no twitter). O governo que se encerra foi ardiloso. Não se engane! Uma coisa é a propaganda, outra é a realidade. Fez coisas certas? Certamente. Mas as ruins superaram em muito as boas. Faltou humildade, reconhecimento, isenção…
      Imagina uma gestão que destrói tudo, para reconstruir quase do zero, daí, depois de um tempo, entrega no mesmo nível de anos atrás quando assumiu o governo e diz que melhorou? Não melhorou, só deixou péssimo para depois arrumar no fim do governo dizendo que melhorou. (Minha opinião).

      Curtir

  6. Pessoalmente não faz a menor diferença pessoal estas obras,mas fazendo uma reflexão o atual prefeito que de uma forma ou de outra trabalhou para resolver alguns problemas e conseguiu obras inovadoras como esta,não teve sua reeleição,não foi um mla prefeito,não houve casos de corrupç~]ao e desvio de dinheiro. O que sera que passa na cabeça do eleitor de Porto Alegre,ele prefere voltar para tras,fazer valer a maxima capital do atraso no Brasil.

    Curtir

    • Esqueceu das ruas cheias de buracos? Do transporte público decadente, caro e ineficiente? Esqueceu também das malandragens dele com seus amigos empresários que se dizem liberais mas não sobrevivem sem verba pública? E a falta de tato político para NEGOCIAR? E a falta de respeito com os funcionários e servidores públicos (há problemas, mas não se pode misturar tudo). Perderam! Aceita que dói menos. Que bom que o eleitor não tem memória curta ou mal intencionada como você.

      Curtir

      • Rafael não sei a tua idade mas dos governos de Porto Alegre eu conheço muita coisa até encher o saco, Ajudei a Eleger o Olivio Dutra,segui com Tarso, Raul Pont, Tarso até entender que eram tudo um bando de enroladores,todos eles fizeram chavecos com tudo que não presta aqui em Porto Alegre, ai veio o Fogaça outro enrolador depois o Fortunati,toda esta gente ajudou a quebrar a prefeitura, Na ultima eleição abro meu coração para você que me chama de mal intencionado ou sem memoria,votei no Melo porque achava que ele tinha de ter uma chance, Deu o Marchezan,playboy,metido a besta,mas pelo que saiu na imprensa ele saneou a Carris,terminou diversas obras paradas,segundo o globo cumpriu 14 das promessas de campanha que eram 16 e olha que eu nem sei o que ele prometeu,equilibrou as contas publicas, não gostei que ele aumentou meu IPTU e quem paga os servidores publicos é a população que paga impostos escorchantes..Dentro do que podemos chamar de administrador me parece que ele foi um cara razoavel,mas eu tenho a impressão que o Porto Alegrense é chegado a um Populismo. Tenha mais respeito quando você se dirije a quem não conheçe eu não sou teu parente e nem da tua turma e para mim e muitos Porto alegrenses é hora de comemorar elegemos o Candidato mais sensato para governar Porto Alegre.

        Curtir

        • Perfeito. Faço minhas as tuas palavras.

          Já comentei aqui que no geral o Marchezan fez uma bela gestão, sim. Se acadelou no tocante à pandemia, mas é um caso que não tem certo ou errado por agora.

          Curtir

        • Renato, apesar de opiniões diferentes, peço desculpas pelas minhas palavras. Fui grosseiro e isso não é característica minha. Detesto redes sociais justamente por este tipo de atitude. Descontei nas palavras minhas frustrações e irritações com situações diversas.
          Obs.: Votei nos tucanos por quase 18 anos parando no Aécio. Não gosto do tipo de política e atitude do Marchezan, apesar que concordo, sim, que a gestão dele fez coisas boas como iluminação, praças, relógios, ciclovias, etc. Mas errou muito, no meu ponto de vista, e isto superou as coisas boas. Se as atitudes dele tivessem sido outras, ele talvez estivesse reeleito a esta hora.

          Curtir

          • Rafael eu já fui assim um entusiasta da politica eu entrei em areas carentes da cidade fazendo campanha eleitoral tentando convencer as pessoas que se elas elegessem determinados candidatos,teriamos o paraiso na Terra. Não fui um simples eleitor eu tive muito contato direto com muita gente chamada de esquerda,eu vivi no meio deles,me decepcionei. Em que pese na medida do possivel houve intervenções na cidade por todos os administradores umas positivas e outras negativas para o momento. Eu me lembro de uma coisa que se contar ninguem acredita mas se não me falte a memoria na Epoca do Collares houve um racioamento nacional de energia eletrica então a prefeitura mandou desligar uma parcela consideravel da iluminação publica passado o aperto els continuaram desligadas. Eu não ganho nada defendendo politicos,mas como falei o Marchezan no geral não foi um pessimo gestor. Nos culturamente somos acostumados a determinadas coisas e não abrimos mão,como já escrevi neste blog boas ideias do passado foram sepultadas por interesses e acomodação da população como o corredor da Bento,na epoca um avanço,voce enntrava em um onibus no centro descia em uma estação fazia o transbordo para seu bairro,era muito mais racional,rapido e diminuia o numero de onibus na area central. Quem acabou com isto,empresarios,sindicalistas e ate o povo dentro daquela ideia egoista que é se eu resolvo o meu problema os outros que se danem. . Tomara que o novo prefeito permita que investidores e outras pessoas que queiram tocar negocios aqui nesta cidade assim os possam fazer,pois na minha opinião é a unica maneira de criar mais empregos e impostos para que o municipio possa ao menos cumprir o que esta em lei. Pagamos impostos devemos exigir serviços,entretanto é dever de todos colaborar para que a cidade melhore,eu acho que foi o Kennedy que falou na pergunte o que a America pode fazer por você mas o que voCê pode fazer pela a America.

            Curtir

            • A integração dos terminais Alameda e Antonio de Carvalho foi extinto pelo então prefeito Collares em 1988. A desculpa foi a evasão no sistema, alegaram que muitas pessoas não pagavam as passagens e resultava em prejuízo a empresa Sudeste. Mas acho q foi populismo eleitoral para agradar a população da grande Partenon que não gostava do transbordo.

              Curtir

              • Acertou em cheio Getulio,quando foi implantado o sistema de corredores de onibus aqui de Porto Alegre,o unico que seguiria a logica da eficiencia foi o da Bento,os outros que conheço como Assis Brasil e Farrapos não houve esta preocupação. Mas é aquilo interesses financeiros mais a cultura do comodismo mataram a ideia.Já andei de transport publico em alguns lugares do mundo,uns não se poderia considerar primeiro mundo como a Argentina e lá nunca teve cobrador,no inicio era o motorista que cobrava,mais tarde colocaram umas maquinas de moeda e hoje eu não sei como esta,Há tres anos voltei a Montevideo e notei que existe uma eliminação gradual do cobrador,em cidades como Curitiba praticamente não há cobrador e onibus,o que reduz o custo do transporte,mas é cultural. Eu me lembro da minha falecida mãe que não gostou da reforma que a administação petista fez no mercado ela sempre me dizia que preferia como era antigamente,se acostumou como era,claro a reforma deixou a desejar muitos problemas não foram resolvidos e até deu um incêndio onde até hoje não houve reforma completa.

                Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: