Guarda Municipal detém pichadores no Largo dos Açorianos

Ato de vandalismo foi flagrado pelas câmeras do Centro Integrado de Comando da Capital. Reprodução Ceic / PMPA

Dois pichadores foram flagrados pelas câmeras de vigilância do Centro Integrado de Comando da Capital (Ceic) na madrugada deste sábado, 5, vandalizando a ponte de pedra no Largo dos Açorianos, um dos monumentos mais tradicionais de Porto Alegre. Os dois foram detidos por agentes da Guarda Municipal e encaminhados para registro de ocorrência. Há uma semana, uma mulher foi detida tentando pichar o mesmo local.

A ponte de pedra foi revitalizada e entregue em agosto de 2019 após mais de três anos de obras. O empreendimento no Largo dos Açorianos custou R$ 5,4 milhões aos cofres públicos. Desde a reinauguração, o local se tornou alvo frequente de vândalos. No fim do ano passado, chegou a receber uma nova pintura, com tinta antipichação, devido à reincidência do problema.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:vandalismo

Tags:,

10 respostas

  1. Deveria ter vigilância como tinha no inicio, alternar BM e Guarda Municipal. seguro para patrimônio e para população que ali transita! os Pichadores, teriam que prestar serviço de limpeza das praças, e ficar sem luz uma semana, se fizerem novamente 15 dias. Além de perder qq beneficio que tenham.

    Curtir

  2. Deviam executar e jogar no corpo no guaíba. Ninguem vai sentir falta, mesmo.

    Curtir

  3. Este local já não faz parte de minha rotina faz muito tempo,mas vivi uma boa parte de minha vida no chamado Centro Historico e não tinha nem ideia como é que pessoas escalavam predios e pichavam e o pior tinha gente apoiando.Na minha opinião o sujeito que faz isto não te apreço nem pelos bens publicos e nem privados. Sabe que não há punição e quando há é irrisória. Não só Porto Alegre mas boa parte das grandes cidades tem muito mimimi e gente dentro e fora das instituições protegendo os pichadores. É quase impossivel você manter efetivos fixos em todos os pontos pichaveis da cidade e como já falei [e só achar uma brecha e eles vão aproveitar. Eu sempre ouvi de pessoas que conheço que uma vez foram a Miami passaram o sinal fechado e foram multados e ai falavam olha lá as pessoas respeitam as leis e ai chegava aqui passava o sinal vermelho e era multado e ai vim a reclamação,industria da Multa,Vale para a pichação.

    Curtir

  4. A guarda historicamente tem em média 900 agentes municipais, atualmente tem défict de mais de 250, ou seja tem atualmente 650 guardas para toda a cidade, se voce dividir isso em duas turmas de trabalho mais os dias de folga, férias, afastados por atestado etc.. chegamos a conclusão de que diariamente tempos menos de 300 guardas municipais atuando na cidade, nessa conta ainda tem os que só trabalham de vigia de escolas, trabalham administrativamente etc..

    Ou seja, quase nao tem guarda fazerndo a guarda da cidade, uma pena.

    Curtir

  5. Precisa atacar o problema por outra ponta: taxar fortemente a tinta spray – que já não é barata – e limitar a venda no comércio varejista. Só liberar a venda do produto a pessoa jurídica com CNPJ, por exemplo.

    Curtir

    • Isso! Vamos punir TODOS cidadãos por conta dos infratores…

      Se voce nao sabe amigo, os pixadores nao usam só tinta spray eles usam o que houver disponivel, preferencialmente tinta spray mas muitos usam “nuguete” que é a cera de sapatos liquidam, “canetão” que são as canetas permanentes e se usa também rolo e trinxa em pixações de grande porte como as que vemos os escaladores fazerem em faxadas de predios altos etc..

      Ainda que fosse extinta a produção das tintas spray o problema das pixações mudaria apenas em forma, o conteudo e frequencia seriam os mesmos…

      Curtir

  6. Esses bandidos deveria ser levados ao Presídio Central… cansado de ver esse povo sair com termo circustanciado…

    Mas parabéns a guarda municipal! Tomara que ações como essa diminuam ações de vândalos.

    Curtir

  7. Que bom que a Guarda Municipal está agindo e reprimindo a escória dos malacos esses lixos que são os pichadores. Acredtio que cidadãos poderiam fazer uma campanha para equipar ainda melhor a Guarda Municipal com por exemplo uns quadriciclos para rondas em lugares de mais difícil acesso, para terem mais agilidade nas ações. Os agentes precisam ser cada vez mais valorizados!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: