‘Esqueletão’ deve ser desocupado totalmente

Foto: Gilberto Simon

A prefeitura de Porto Alegre aguarda a expedição de mandado judicial para a desocupação total do prédio Galeria XV de Novembro, conhecido como Esqueletão e localizado no Centro Histórico.

O pedido foi feito pela Procuradoria-Geral do Município (PGM) em outubro do ano passado e está relacionado à ação civil pública movida pelo Município contra os proprietários do prédio.

Já há decisão judicial, de dezembro de 2019, favorável à desocupação, porém o procedimento, iniciado em março do ano passado, teve que ser suspenso em função da pandemia de Covid-19.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, a resolução do problema é uma das prioridades da nova gestão, tanto por razão urbanística, como pela segurança dos cidadãos.

Economista Affonso Ritter



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, esqueleto

Tags:,

5 respostas

  1. Se a parte que estava sendo ampliada no aeroporto, em concreto, foi demolida porque a Fraport afirmou que estrutura estava comprometida pela exposição à intempéries, sendo ainda uma obra nova, imaginem esta da década de 60. Nem sei como aínda não colapsou.

    Curtir

  2. Esse monstrengo anti-estético gera uma energia muito ruim para o centro da capital gaúcha. Tem de ser dado um basta nisso, por favor!

    Curtido por 1 pessoa

    • Além do aspecto estético negativo há o iminente risco de colapso estrutural. São 60 anos de exposição à intempéries e aos ciclos de aquecimento/resfriamento. Não há estrutura de concreto armado que resista a essas ações sem colapsar. Também ha o risco de incêndio pela ocupação irregular dos prédio. Torço para que o Melo consiga dar um fim a esse monstrengo perigoso

      Curtir

    • Lembro dele desde a minha infância quando pegava o trem com meu pai na estação Mercado e desde aquela época já me causava incomodo, quem espera o trem nesta estação tem o desprazer ter essa edificação sinistra como vista.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: