RS inicia estudo para o primeiro sistema de transporte em cápsulas de altíssima velocidade

Acordo com a HyperloopTT, em parceria da UFRGS, prevê avaliação de aspectos técnicos e financeiros de rota entre capital e Serra

O Rio Grande do Sul pode ter, no futuro, o primeiro sistema de transporte por cápsulas de altíssima velocidade da América Latina. Nesta terça-feira (19/1), foi assinado, no Palácio Piratini, acordo entre o governo do Estado e a empresa Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT) para realização, com auxílio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), de estudo inicial de viabilidade da rota Porto Alegre–Serra.

Conforme apresentação feita pela empresa ao governador e ao secretário Lamb, sistema é viável sem depender de recursos públicos – Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini

Chamado de hyperloop, o sistema de transporte por cápsulas para passageiros ou cargas pode alcançar 1,2 mil km/h com conforto e segurança superiores ao de aviões. A parceria do Estado com a empresa de pesquisa americana coloca o Brasil na rota do transporte mais inovador e disruptivo atualmente em desenvolvimento no mundo.

“Não vivemos do passado, vivemos de futuro. E o nosso governo acredita muito na força do conhecimento. Por isso, trabalhamos com gestão inovadora, tecnicamente responsável e, sim, sonhadora. O acordo de hoje pode ser considerado bastante futurista, mas cogitamos analisar viabilidade do projeto e, assim, lançar a primeira ideia para que, quem sabe logo adiante, possamos confirmar as condições de viabilizar o hyperloop, uma alternativa economicamente viável, segura e sustentável. A pesquisa nos permite sonhar. E o sonho começa a ser realizado a partir da vontade e da ação, e hoje temos um exemplo disso”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Além do estudo de viabilidade técnica da rota, o acordo prevê a análise das condições ambientais, socioeconômicas e financeiras, como retorno de investimento que um projeto desta dimensão possibilita.

De acordo com a HyperloopTT, uma das vantagens do sistema é ser viável comercialmente, não dependendo de recursos públicos para se manter. Além disso, é uma maneira sustentável do ponto de vista ambiental de avançar em sistemas de transporte.

Cápsula com passageiros ou carga viaja, em alta velocidade, dentro de tubo, como nesta linha de teste na França – Foto: Divulgação HyperloopTT

“O estudo demonstrará que o sistema é sustentável do ponto de vista do investidor como do ponto de vista ambiental. E irá suprir uma demanda muito importante por transporte de qualidade, em altíssima velocidade, no Brasil. É uma satisfação enorme termos o governo do Rio Grande do Sul como parceiro nessa iniciativa”, afirmou Dirk Alhborn, fundador e presidente da HyperloopTT.

“Esse acordo é resultado do trabalho que temos realizado para posicionar o RS no mapa global da inovação”, disse o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, destacando a relevância do projeto. “É uma oportunidade de avaliarmos, através da UFRGS e da empresa, uma das tecnologias de potencial impacto global no setor de transportes para as demandas da sociedade gaúcha, possibilitando benefícios em diversas áreas”, acrescentou.

O estudo inicial de viabilidade também avaliará aspectos operacionais e estruturais para criar um sistema de transporte hyperloop ao longo da rota entre Porto Alegre e a Serra. Avaliará localizações para grandes estruturas, possíveis restrições para o alinhamento do sistema e a integração do sistema de cápculas com a estrutura de transporte já existente, entre outros aspectos.

Saiba mais sobre o sistema

Fundada em 2013, a HyperloopTT é uma equipe global de mais de 800 engenheiros, criativos e técnicos em 52 equipes multidisciplinares, com 40 parceiros corporativos e universitários. Seu modelo de negócios pioneiro vem sendo estudado em universidades de ponta como Harvard.

O Centro Europeu de P&D da HyperloopTT no Aerospace Valley em Toulouse, França, é o local de testes do primeiro e único sistema completo de cápsula de passageiros do mundo. Em 2019, a HyperloopTT lançou o primeiro estudo abrangente de viabilidade analisando um sistema de hyperloop, que constatou que o sistema é econômica e tecnicamente viável e que gerará lucro sem exigir subsídios governamentais.

Com sedes em Los Angeles (EUA) e Toulouse (França), a HyperloopTT tem escritórios em Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; Bratislava (Eslováquia); São Paulo e Barcelona (Espanha).

Até agora, a HyperloopTT já assinou acordos nos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, França, Alemanha, Índia, China, Coreia do Sul, Indonésia, Eslováquia, República Tcheca e Ucrânia.

Portal do Governo do Estado



Categorias:Hyperloop Porto Alegre - Serra, Meios de Transporte / Trânsito

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28 respostas

  1. Um estudo sério não envolveria “professores”, e sim, empresas privadas. Até porque as empresas sabem como realmente funciona na prática.

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  2. Sou natural de Caxias, mas vivi em Porto Alegre 10 anos. Já fazem 11 anos que vivo atualmente numa cidade da RM, mas meus pais seguem em Caxias.
    Faço este trajeto RM-Caxias-RM no mínimo 2 vezes por mês para visitá-los, a 21 anos, sendo que boa parte fiz em transporte rodoviário com o Expresso Caxiense.
    Nestes anos todos não tive sequer um incidente com a empresa (aliás, uma vez o pneu do ônibus furou no caminho, só isso), sempre tendo vários horários de partidas (não costumava comprar passagem antecipada apenas chegava na rodoviária e pegava o primeiro horário, tal era a quantidade da grade de horários).. Creio que ainda hoje seja assim.
    Hoje em dia vou com meu carro e minha companheira, tranquilos e relativamente seguros em relativamente boas estradas.
    Assim, como pessoa que se utiliza desta rota de maneira frequente e que a duas décadas acompanha este movimento eu acredito que sim, existe demanda de transporte de passageiros Poa-Serra que justifique o estudo de um sistema de transportes deste nível (opinião pessoal e não técnica). Certamente o estudo vai concluir tecnicamente se isto se sustenta financeiramente ou não (ao contrário de muitos comentaristas aqui, prefiro esperar o resultado deste estudo antes de afirmar se é viável ou não).
    Agora, se isto for realmente viável e implementado de maneira concreta, não resta dúvidas de que será um salto tecnológico em termos de transporte em nosso Estado.

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  3. GENTE CALMA É SÓ UM ESTUDO

    HAJA ESTÔMAGO PRA CONVIVER VIRTUALMENTE COM ESSAS PESSOAS

    AINDA SE EXISTISSEM CRITICAS CONSISTENTES, MAS É SÓ BABOSEIRA

    ÓBVIO QUE NÃO VAI TER TREM BALA NO ESTADO MAIS DECADENTE DO BRASIL

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  4. acho louvável discutir viabilidade, mas o hyperloop é um projeto que é tido como “sonhador” até mesmo nos eua, ele é basicamente um filho do aeromóvel com o trem-bala

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