Prefeitura autoriza a instalação de painéis eletrônicos junto às placas de identificação de rua

Painéis para publicidade poderão ser instalados em 4,4 mil esquinas. Foto: Grupo Imobi/ Divulgação

As novas placas de identificação de rua de Porto Alegre terão a partir de agora uma novidade: a instalação de painéis eletrônicos para publicidade. A autorização foi emitida pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), após parecer técnico da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os equipamentos poderão ser instalados em 4,4 mil esquinas previstas no contrato de concessão para receber os conjuntos de toponímicos.

Os equipamentos poderão veicular conteúdos em movimento, o que deverá ser utilizado para anúncios publicitários. “Os painéis eletrônicos a serem instalados poderão ter dimensões de 90 cm de altura x 60 cm de largura. Cabe destacar que a instalação não trará qualquer alteração no volume ou área de exposição comercial já destinada à concessionária. Trata-se apenas de uma adequação do formato”, ressalta o secretário de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. Para a liberação, foram analisadas pela prefeitura as questões legais e as possibilidades de interferência na estética e na segurança do trânsito da cidade.

A implantação de melhorias técnicas e inovações tecnológicas, como é o caso dos painéis eletrônicos, já estava prevista no Edital de Concessão. A própria possibilidade de instalação de equipamentos de telecomunicações, tecnologia da informação, localização ou entretenimento, como a já autorizada instalação de antenas para sinal 5G, desde que respeite as medidas e termos definidos, também constam no contrato. 

Novas placas de rua – A concessão assinada entre a prefeitura e o Grupo Imobi, vencedor da concorrência, prevê a instalação de 82,4 mil placas de rua em todas as regiões de Porto Alegre em até 36 meses. Ao todo, já foram instaladas mais de 7,5 mil. Com investimento 100% privado, a concessão prevê, além da instalação, a manutenção dos equipamentos pelos próximos 20 anos. 

Através da concessão, a prefeitura, em parceria com o Grupo Imobi, vem incentivando projetos que visam à conscientização de pautas importantes. Um exemplo é a campanha Outubro Rosa: Não vamos deixar passar em branco, que coloriu de rosa placas de rua da Capital, além de ações em prol do desenvolvimento do comércio local de bairros como a Restinga e agora o chamado 4º Distrito, o que deve ser ampliado para outras regiões da cidade.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Mobiliário Urbano

Tags:, ,

8 respostas

  1. Se ao menos tivesse alguma informação útil, mas só publicidade é uma ideia de jerico que eu nunca tinha visto antes.

    Curtir

  2. E seguiremos na contramão mundial (e nacional), mas com os “gestores” se achando na vanguarda…

    Curtir

  3. já tem poluição visual demais na cidade.

    Curtir

  4. Acho que a manutenção não sera problema, mas achei poluição visual demais! Como o Renato comentou acima, que capital mundial utiliza isso? melhor seria os totens que ja existem em cidades como Paris, Londres e Rio, mas em cima de postes finos um painel largo desse ficou pessimo

    Curtir

    • Bem lembrado. Em São Paulo esses totens ficam nas paradas de ônibus e utilizam a mesma baixada de energia elétrica da iluminação para alimentar esses totens.

      Essa ideia de jerico de painel nas placas das ruas vai criar mais uma cabo pendurado

      Curtir

  5. Já tem poluição visual de mais, excesso de postes e mastros, fios desarumandos, restos de placas e outras coisas que nem sei o que é

    Curtir

  6. Estas placas em pirulitos já são ridiculas,com outdoor eletrônico em cima,mais poluição visual,de onde tiraram uma ideia destas,qual metropole mundial usa isto,se alguem conheçe por favor escreva aqui.

    Curtir

  7. A ideia é legal, mas não consigo ver funcionando em PoA. Vão acabar virando lixo eletrônico na mão de gente mal intencionada. Nem lixeira dura por aqui.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: