Prefeitura busca adotantes para praças revitalizadas

Onze praças receberam melhorias neste primeiro trimestre. Foto: Luciano Lanes/PMPA

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), busca adotantes para as 11 praças revitalizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) neste primeiro trimestre. Os espaços qualificados pela prefeitura estão localizados nas zonas Leste, Norte e Sul. O investimento foi de aproximadamente R$ 600 mil. 

“O departamento de contratualizações da SMP, juntamente com as equipes da prefeitura nos bairros, está fazendo uma busca ativa para que esses pontos entregues para a população possam ter a parceria seja de empresários locais, instituições ou de pessoas físicas. A qualificação de forma permanente desses espaços, mediante a união de esforços entre o público e o privado, é uma das prioridades da gestão do prefeito Sebastião Melo”, destaca a secretária de Parcerias, Ana Pellini. 

Interessados em contribuir com o município adotando uma das praças devem entrar em contato com a prefeitura, mediante o e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br. “Os adotantes podem solicitar a adoção total dos espaços ou parcial, optando, por exemplo, por cuidar de banheiros, quadras de esporte, bancos, entre outros equipamentos existentes na praça”, enfatiza o diretor de contratualizações da SMP, Pedro Meneguzzi.

Ao eleger a amplitude da adoção e assinar o Termo de Adoção com o município, o adotante ficará responsável por cuidar do espaço, mantendo-o limpo e em plenas condições de uso pelos frequentadores. Essa adoção pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas de qualquer natureza, como empresas, associações de bairros, escolas, condomínios.

Revitalização – Nos espaços entregues pela Smsurb, foram executados serviços de pintura, instalação de novos brinquedos, demarcação de quadras esportivas, instalação de lixeiras, ajustes no passeio, recuperação dos bancos de concreto, entre outros serviços. 

“Estamos trabalhando para entregar para a sociedade espaços mais seguros e adequados para o lazer. A partir disso, a adoção para a manutenção dessas praças é fundamental”, salienta o secretário de Serviços Urbanos, Marcos Filipe. 

Veja a lista das praças revitalizadas:

Praça Dom Sebastião, localizada no bairro Independência  
Praça Silvio Ughini, localizada no bairro Rio Branco 
Praça Provincia de São Pedro, localizada no bairro Morro Santana 
Praça Ervoy Rodrigues Tavares, localizada no bairro Mário Quintana 
Praça Libanesa, localizada no bairro Jardim Lindóia 
Praça Padre Rambo, localizada no bairro Parque Santa Fé  
Praça Nilva Mortari, localizada no bairro Santa Maria Goretti 
Praça Vasco Rodrigues de Lima, localizada no bairro Restinga 
Praça Desembargador Vieira Pires, localizada no bairro Belém Novo  
Praça José Comunal, localizada no bairro Belém Novo         
Praça Almerindo Lima, localizada no bairro Belém Novo

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Parques da Cidade

Tags:

6 respostas

  1. A comunidade do bairro Higienópolis, continua no aguardo interminável da revitalização de seu espaço público qual seja a Praça Alberto Ramos na Av. Plinio Brasil Milano delimitada entre a III Perimetral, Alberto Ramos e Cel. Feijó e Plinio. Ocorre que essa Praça a qual era muito usada pelos moradores do entorno para suas caminhadas e passeios com cães além de espaço contemplativo,foi praticamente destruida quando das ex-futuras obras da passagem da Plinio pela III Perimetral. Árvores foram arrancadas, um piso de concreto foi feito para abrigar galpão da obra , ocorreu um cercamento por tapumes varias vezes destruidos pelos ventos e serviu como depósito de material para as obras da Anita e da Cristóvão. A situação hoje é de total abandono com a prefeitura fazendo uma leve maquiagem com esporádicos cortes de grama mas há lixo e detritos de obras acumulado há anos. Calçamento não existe simplesmente e quando chove se transforma num lodaçal intrasponível. O Zaffari adotou os canteiros da Plínio. Poderiam tentar adotar aquela praça revitalizando-a, até para servir de descanso aos seus funcionários que ficam fazendo seus descanso em calçadas próximas. Lembrando que ali é também um terminal de ônibus da Linha Auxiliadora e Carlos Gomes cuja empresa também poderia concorrer nesta revitalização.

    Curtir

  2. Tenho curiosidade sobre aquele objeto laranja em forma de T invertido. Há vários deles pela cidade, especialmente em praças e rotatórias. Se alguém souber do que se trata, agradeço.

    Curtir

  3. Poderiam pintar as praças com as cores da bandeira do brasil, seria um colorido bem legal. Traria um sentimento nacionalista para as crianças.

    O unico problema é que as meninas nao poderiam brincar la, por que nao teria brinquedos rosas, somente azul verde e amarelo. Mas em fim, elas trazendo suas bonecas e jogo de panelinhas daria tudo certo.

    Curtir

  4. Interessante essa estratégia de nao apenas liberar para adotar umas praças caidas feias que exigem grande investimento mas também praças novas para se manter…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: