Prefeitura discute proposta de criação de programa urbanístico para reabilitação do Centro Histórico

Programa busca a requalificação do Centro Histórico Foto: Eduardo Beleske/Arquivo PMPA

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) apresentam, nesta quinta-feira,1º, propostas para a criação de um programa urbanístico para reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre aos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). A reunião será às18h com transmissão ao vivo pelo canal da Smamus no YouTube.

“Esse é o início do debate com toda a população para construção de um projeto de lei a ser submetido à Câmara de Vereadores para permitir o desenvolvimento de um projeto urbano que atenda às necessidades da população diante das transformações da cidade nos últimos anos e que têm sido maximizadas com a pandemia. Altura, recuo de jardim, afastamento entre as edificações, limitações de potencial construtivo são alguns dos pontos que devem ser revistos para que de fato o mercado possa responder com novos investimentos na região”, afirma o titular da Smamus, Germano Bremm.

O programa tem como principal objetivo possibilitar a requalificação do Centro Histórico, valorizando suas potencialidades, por meio de ações múltiplas envolvendo o estímulo à reabilitação e a renovação de edificações, aliadas à qualificação dos espaços públicos, à requalificação do patrimônio cultural, ao atendimento à habitação de interesse social e à sustentabilidade nas edificações. A ideia é criar um regime urbanístico diferenciado para essa região da cidade, flexibilizando as regras do atual Plano Diretor, e estimular por meio de instrumentos urbanísticos a revitalização da região.

“A humanização do Centro Histórico é necessária para a manutenção da vitalidade da região, por isso é importante estimular a revitalização das edificações aliada à qualificação dos espaços públicos”, explica a diretora de Planejamento Urbano, Patrícia Tschoepke.

Após a apresentação do programa ao CMDUA nesta quinta-feira, está prevista uma segunda reunião com os conselheiros para discussão do tema. Em seguida, três rodadas de debate com moradores do centro, entidades comerciais, serviços e culturais e com interessados em aderir ao programa. Depois será marcada uma audiência pública. Também será possível participar da discussão por meio de uma consulta pública.

Todas as reuniões serão transmitidas pelo canal do YouTube.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:,

11 respostas

  1. Uma coisa que tinha passado batido por mim, o titulo fala em PROGRAMA, programa diferente de PROJETO é algo continuo, projeto tem como caracteristica inicio e fim.

    Um PROGRAMA é mais que bem vindo para MANTER as cosias, nao só arrumar e esquecer ao relento

    Curtir

  2. Mais um debate, e assim vamos…..comecem a revitalizar o calçamento da Rua da Praia….Arrumem o terminal Parobé que é um lixo a céu aberto…..

    Já vi tudo, debates e mais debates e nada será feito. Sempre mais do mesmo

    Curtir

  3. Pontos que ao meu ver são os mais críticos do Centro Histórico em termos de conservação e necessidade de revitalização: Regiões da Av Mauá, Borges de Medeiros (as duas do inicio ao fim) e a região que abrange o largo Glenio Peres e o inicio da Av Voluntários da Pátria e da R Otavio Rocha.

    Curtir

  4. O centro histórico é fabuloso, tem um patrimônio imobiliário de respeito, mas quando viramos os olhos para o chão, aí a coisa pega. Se a operação vassoura e lavagem das ruas e calçadas funcionasse, já seria um bom começo.

    Curtir

  5. Eu teria as seguintes sugestões:

    1) requalificação das calçadas;
    2) requalificação de praças;
    3) aumento do policiamento;
    4) aumento do índice construtivo, permitindo construções mais altas;
    5) desapropriação de imóveis abandonados;
    6) demoliçao do esqueleto;
    7) aumento da quantidade de ruas de trânsito exclusivo para pedestres(calçadões);
    8) criação de estacionamentos subterrâneos;
    9) aumento da oferta de lazer, para propiciar ocupação intensiva em fins de semana;
    10) reforma do cais com integração ao centro.

    Curtir

    • 👏👏👏👏👏 Isso aí!!!

      Curtir

    • Belas ideias!

      Curtir

    • Essa questão das ruas exclusivas para pedestres é complexa. Já houve mais vias desse tipo no centro, mas a prefeitura argumentou que isso estava tornando aquela área menos atrativa, então voltaram a permitir trânsito de veículos em algumas vias.
      O que é urgente, na minha opinião, é tirar os terminais de ônibus da Salgado Filho e Borges, por favor. Aquelas vias foram planejadas ao modelo dos boulevards parisienses, mas olha no que se tornaram…
      A única capital brasileira que tem uma área central agradável é Curitiba, Está na hora de chamar o Jaime Lerner de novo.

      Curtir

  6. Desde que nasci fala-se em revitalizar o centro mas nunca vi falarem em cuidar dele.

    Fazem alguma obra, arrumam alguma praça ou calçada depois deixam se deteriorar até o fim…

    Vejam a calçada da rua da praia, virada em remendos… é tao caro arrumar uma calçada com pedras de granito ao invez de jogar cimento?

    Porto alegre carece muito de cuidados continuos bem feitos…

    Curtir

  7. ta faltando é arranha-céu no centro, preserva uma fachada antiga que esteja em cacos e faz arranha céu atras

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: