Ampliação da pista do aeroporto de Porto Alegre está suspensa

Imagem: Fraport

A Fraport Brasil, que administra o aeroporto internacional de Porto Alegre, emitiu um comunicado informando que está finalizando o contrato com o consórcio construtor HTBM, responsável pelas obras de ampliação da pista do Porto Alegre Airport. Todos os trabalhos de infraestrutura serão concluídos até o fim de abril, exceto a RESA (área de escape no fim de pista), que fica na região do sítio aeroportuário ocupada por parte da Vila Nazaré.

Segundo a concessionária, apesar da HBTM já ter alongado a pista em 920 metros, sem esta área de escape não é possível utilizar a pista expandida (de 2.280 metros para 3.200 metros), pois os instrumentos de aproximação não podem ser instalados.

Esta ação busca reduzir custos extras, uma vez que não é possível terminar as obras devido à presença de cerca de 70 famílias no local. Como a realocação dessas pessoas é um fator externo à gestão da Fraport Brasil, o prazo para a entrega da pista, estipulado pela ANAC para agosto de 2022, provavelmente deverá ser revisto.

Agora, a Fraport diz que aguardará as definições das autoridades, responsáveis pela desapropriação da área, para que as obras possam continuar. No entanto, não há um prazo para isso e as ambições da capital gaúcha de receber voos de aeronaves maiores para destinos mais longínquos, terá que esperar.

Aeroin

COMENTÁRIO QUE DESTACO NESTE POST:

POR EDMUNDO NASCIMENTO

Somente no Brasil acontece isto, somente 70 famílias prejudicam milhões de pessoas a mais que poderiam utilizar esta nova pista aumentada como passageiros, sem contar os transtornos de cargas que muitas vezes são enviadas para aeroportos no estado de São Paulo e tem que vir de caminhão num trajeto muitas vezes superior a 800 km ! Cadê o Prefeito de Porto Alegre e o sr. Governador para resolver este problema de uma vez por todas ??? Esta pista aumentada é esperada pelos gaúchos e todos os brasileiros e estrangeiros que visitam Porto Alegre há quase 20 anos !!



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:,

6 respostas

  1. Acabou de sair no site da Prefeitura e no clicrbs que 3 familias das 56 tem que sair dali da Vila Nazaré, que esse processo não atrase mais, e que a Fraport conclua a RESA que é a unica coisa que falta para que a pista ampliada seja liberada.

    Curtir

  2. Somente no Brasil acontece isto, somente 70 familias prejudicam milhoes de pessoas a mais que poderiam utilizar esta nova pista aumentada como passageiros, sem contar os transtornos de cargas que muitas vezes sao enviadas para aeroportos no estado de Sao Paulo e tem que vir de caminhao num trajeto muitas vezes superior a 800 km ! cade o Prefeito de Porto Alegre e o sr Governador para resolver este problema de uma vez por todas ??? esta pista aumentada eh esperado pelos gauchos e todos os brasileiros e estrangeiros que visitam Porto Alegre ha quase 20 anos !!

    Curtir

  3. Complicado demais, uma pena…
    Por outro lado, na Serra esta semana foi autorizada a licitação para os projetos do novo aeroporto regional.

    Curtir

    • Pena que a pista deste novo aeroporto vai ter apenas 1.930 metros.

      Curtir

      • Pois é, são apenas 350 metros menos do que o Salgado Filho utiliza atualmente, mas acho que para o tipo de aeroporto, público e local esta pista é adequada. Não creio que precise ser um aeroporto igual ou maior que o Salgado Filho,
        De qualquer modo, acho que será o maior e mais moderno aeroporto do interior do Estado, o que já não é pouco e deve ser comemorado.

        Curtir

  4. Como é difícil fazerem as coisas funcionarem aqui no Estado!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: