Prefeitura entrega espaços para ambulantes no trecho 1 da Orla

A prefeitura entregou 19 salas no trecho 1 da Orla Moacyr Scliar para o uso de ambulantes. Desde o início da obra de revitalização da orla, os vendedores trabalhavam em barraquinhas no Anfiteatro Pôr do Sol. O ato ocorreu na tarde desta segunda-feira, 19. ‘E uma forma de incentivar o empreendedorismo”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.

Lojas, a maioria delas localizada entre os bares 3 e 4, têm área total variando entre 9,38m² e 12,43m² Foto: Alex Rocha/PMPA

“Acredito que cabe à SMDET incentivar e oferecer mecanismos para os porto-alegrenses desenvolverem sua vocação nata: a empreendedora. Essa entrega significa muito, pois qualifica o trabalho dos micro e pequenos empreendedores da orla”, ressaltou o secretário.

A presidente da Associação dos Ambulantes, Sônia Welter de Ávila, comemorou o recebimento das chaves e disse que agora eles não são mais ambulantes, são todos microempreendedores individuais.“Temos que fazer ainda alguns ajustes e aí a gente vai entrar. Nós estamos bem ansiosos. No máximo em 60 dias tudo estará pronto”, afirmou.

Área dos ambulantes. Foto Gilberto Simon – acervo Porto Imagem Maio/2018

Os espaços

Cada boxe conta com instalações hidrossanitárias, elétricas e de gás natural e um sistema de exaustão. As lojas terão área total variando entre 9,38m² e 12,43m². Agora, os permissionários poderão entrar nos boxes e fazer as últimas adequações. Os novos módulos, a maioria deles localizados entre os bares 3 e 4, também permitem que os comerciantes operem com tele-entrega.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

Localização dos ambulantes (em verde)

Esquema feito pelo Blog sobre imagem Google Earth

Para lembrar como era antes

Onde eles estão atualmente (entre 2016 e 2021) em frente ao anfiteatro Pôr-do-Sol. Imagem: Google Earth
Em 22/10/2011. Foto: Gilberto Simon
Em 04/06/2011. Foto: Gilberto Simon

São 19 boxes em 2 módulos construídos especialmente para os 19 ambulantes das barraquinhas verdes outrora patrocinadas pela Gatorade. O contrato da prefeitura com o Fonplata – Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata já previa estas construções especiais para estes 19 ambulantes específicos, por isso este número de 19.



Categorias:ORLA, Orla Moacyr Scliar, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, , ,

7 respostas

  1. Que bom!
    Um espaço digno para o pessoal das bancas que sequer ligação eletrica tinham.
    São pessoas que pagam taxas e tem licença, e graças a deus terao uma condiçao mais limpa e digna de oferecer seus serviços de maneira estruturada.

    Antigamente as bancas eram umas 30 quando ficavam proximas a usina, muitos comerciantes delas, que sao regulares, apos serem enxotados para o anfiteatro por do sol devolveram a licença á prefeitura e desistiram da atividade, devido ao baixo movimento, uma pena para quem vivia disso e teve que esperar tanto tempo para uma nova oportunidade que acabou nao acontecendo… Aos que sobraram, resilientes, desejo boa sorte.

    Curtir

  2. Surreal a diferença, quanto tempo perdemos…..ótimo ver a cidade acordando

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: