Canteiro ao lado do Viaduto da Conceição é adotado e passa por revitalização

Tumelero adota trecho do Viaduto da Conceição Foto: Alex Rocha/PMPA

Quem passa pela rua da Conceição, na altura do edifício histórico Ely, já percebe uma mudança significativa no local. O novo paisagismo e a recuperação do canteiro é resultado de mais uma parceria da prefeitura com a iniciativa privada. No episódio desta semana da série Faça por você. Faça pela cidade, o diretor de operações da Tumelero, Wanderson Ferreira, fala sobre a decisão da empresa de adotar o espaço que fica em frente a loja por um ano e doar o ajardinamento do local.

“Estamos muito determinados a tornar Porto Alegre uma cidade melhor. Essas parcerias são fundamentais para esse processo de qualificação. Queremos devolver ao porto-alegrense a sensação de pertencimento da cidade”, destaca a secretária municipal de Parcerias, Ana Pelini.

Como adotar: Para incentivar que mais empresas sigam o exemplo da Tumelero, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), lançou a cartilha Seja Parceiro de Porto Alegre. O material está disponível no site da secretaria e mostra todos os passos necessários para a realização das adoções de praças, parques, rótulas, áreas verdes, passarelas, passeios, fachadas de prédios, monumentos, viadutos, pontes e equipamentos esportivos. Além das adoções, o material tem orientações para doações de projetos, serviços ou materiais. O contato com a SMP pode ser feito pelo e-mail apoiepoa@portoalegre.rs.gov.br.  

Veja mais fotos: 

Vídeo:

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Paisagismo

Tags:, ,

12 respostas

  1. Parabéns a Tumelero pela iniciativa!! Cada um fazendo um pouco, as coisas vão melhorando!! Ficou muito bonito!!

    • Grama e calçada de basalto resolve qualquer problema de espaço vazio em Poto Alegre, e fica ótimo. Agora, plantar florzinhas, qualquer vento ou vândalo ou até mesmo aquela vovózinha que achou bonito e quer levar uma muda para casa, já são o suficiente para destruir tudo.
      Se fizerem praças de qualidade com plantas resistentes, ninguém precisará adotar pois nunca irá mudar nada mesmo.

  2. Espero estar vivo para ver esse viaduto sendo implodido! Assim como o muro da Mauá

  3. única maneira de revitalizar essa área mesmo é demolindo esse viaduto horroroso de alguma forma. só assim pra deixar a área mais bonita, mais segura, mais atrativa, etc. mas já e alguma coisa essas melhoras nos canteiros.. quando construiram esses túneis, esses viadutos, não tiveram nenhuma consideração com o edifício ely por exemplo, entre tantos outros que existiam na capital antigamente.. mas demolir isso é inviável, esse estrago já foi feito creio eu

  4. poderiam ter feito algo menos organico, com as mudas enfileiradas, para combinar com o estilo classico do predio…

    • Sobre isso tenho que concordar, talvez esses traços orgânicos dialogariam mais com ambiente se fosse em alguma praça da zona sul próxima a orla. Mas a iniciativa é ótima e super bem vinda.

      • Mas gente, o canteiro não é do prédio, é do viaduto…sinceramente não entendi essa preocupação de vcs.

        • O brasileiro comum acha que é só revitalizar as coisas que está bom. Tão enganados!
          Existem muitos fatores que devem ser levados em consideração quando um projeto está sendo executado, principalmente quando diz respeito à um espaço público e seu entorno. É praticamente a mesma coisa que eu pegar esse espaço público da Elevada da Conceição e construir um jardim japonês, não faria sentido algum, seria o auge da bizarrice!

          A Tumelero simplesmente não contratou um profissional especializado para efetuar a obra, essa estética utilizada no jardim é extremamente mainstream, e Porto Alegre é uma cidade majoritariamente quadrada, cinzenta e histórica, com forte influência neoclassica e art déco, esses fatores precisam ser levados em consideração, não tem discussão.

          Ao se aplicar uma estética com forte apelo contemporâneo em um espaço propriamente dito modernista (que é o caso do centro de POA) precisa-se ser pontual. Caso seja muito necessário utilizar uma estética contemporânea, talvez funcionaria um monumento contemporâneo em um espaço bastante amplo e que transmitisse contraste direto com a arquitetura modernista do entorno… que não é o caso da elevada da conceição, é um espaço claustrofóbico, esse jardim simplesmente deixou evidenciado a bagunça da cidade. Qualquer estrangeiro vai perceber que isso tá tosco: um jardim extremamente mainstream ao lado de um edificio gritando que é neoclassico.

          E podem esquecer, não vou dizer “melhor do que nada”, pelo menos a estética destroyed de antes combinava com o espaço e o tornava mais temático! Para não ser 100% chato vou admitir que gostei das plaquinhas coloridas, acho que se o jardim tivesse seguido essa mesma estética Nostálgica da plaquinha teria ficado tudo mais harmonioso.

          e não precisa reprovar a publicação do meu comentário como você sempre faz. Apenas aceite a critica de pessoas que tem mais conhecimento na área e melhore!!! Já está na hora da burguesia portoalegrense começar a levar em consideração opiniões embasadas!!!!

          • Finalmente achei alguém quem pensa como eu e se preocupa em preservar a cidade. Estão descaracterizado Porto Alegre!

            • Duke, eu nem acho que é uma questão de preservar Porto Alegre… Até porque POA tem muitas zonas que são bastante contemporâneas dentro de sua natureza urbana, que é o caso da Nova Carlos Gomes por exemplo… acho que esse jardinzinho contemporâneo e mainstream ficaria lindo naquela zona, mas o Centro Histérico de Porto Alegre é modernista demais e essa estética precisa ser respeitada para que os turistas sintam a magia da nossa cidade.

              As cidades famosas e com relevância turísticas só carregam esses títulos pois conseguem tornar o espaço urbanizado temático ao ponto de ser mágico.
              Cidades são como parques de diversões, temos que ser estratégicos e inteligentes para ganharmos destaque internacional!

              As pessoas precisam sentir que estão chegando a uma grande cidade portuária, e é principalmente através da comunicação que iremos aperfeiçoar todos esses conceitos.

              Chegou o momento de Porto Alegre distanciar um pouco o seu branding do gauchismo, e se focar um pouco em si mesma, em sua natureza urbana e cultural, mapear essa grande cidade e descobrir o seu verdadeiro potencial em todas as esferas sociais possíveis.

              Partiu pro Porto!

              • Hoje POA é apenas alguns, mas ela pode ser uma metrópole de todes!

                (A Capital de todos os Gaúchos) digo A Capital de todos!!!

                • É verdade que há zonas da cidade que são contemporâneas, e gosto delas, Carlos Gomes é legal, Pontal vai ficar legal… porem quando se fala de uma cidade, Paris por exemplo, vem a mente uma imagem dessa cidade, normalmente do centro histórico. Essa imagem no geral não muda. Agora imagine Porto Alegre sem o basalto, granito e aquelas Árvores verde-escuro e os ipês, sem o cais Mauá… Isso que me incomoda, a cada nova obra, retiram esses elementos característicos da cidade. Se isso continuar, qual será a imagem padrão de Porto Alegre que se virá a mente? Quais os diferenciais dela para outras capitais, que a torne única e como você disse, mágica? não vi ainda nenhuma cidade de vidro com essa atmosfera mágica, Porto Alegre ficando parecida com qualquer outra…
                  Gostaria no final das contas que tivessem vários estilos na cidade, mas preservassem algumas características padrão para não perder a identidade.

Faça seu comentário aqui: