Cafeteria Starbucks confirma inauguração de loja em Porto Alegre para o segundo semestre

O prefeito Sebastião Melo recebeu, no Paço Municipal na manhã nesta segunda-feira, 24, um grupo de empresários da rede de cafeterias Starbucks. A empresa confirmou a instalação da primeira loja na Capital no segundo semestre na Galeria Chaves, na rua dos Andradas.

Prefeito, Sebastião Melo, e o vice-prefeito, Ricardo Gomes, em reunião com executivos da rede de cafeterias Starbucks. Foto: Mateus RAUGUST/PMPA

A confirmação do empreendimento é mais uma boa notícia para a gestão municipal que trabalha para revitalizar o Centro Histórico. Mais cedo, foi entregue a Fonte Talavera de la Reina totalmente restaurada, uma parceria com Grupo Zaffari e Incorporadora e Construtora Melnick.

“Nossa cidade é amiga do empreendedor e no Dia Mundial do Café nada mais extraordinário do que receber a notícia dessa instalação. Vocês são muito bem-vindos ao nosso Centro Histórico, que está sendo revitalizado” – Prefeito Sebastião Melo.

Lei da Liberdade Econômica – A Starbucks será beneficiada com a Lei da Liberdade Econômica, regulamentada em abril pelo prefeito. A lei extingue a necessidade de alvarás para empreendimentos de baixo risco, estipula prazos para que negócios de média e alta complexidade sejam aprovados e termina com a exigência de alguns documentos para determinadas atividades.

O diretor da Starbucks Brasil, Sérgio Barbi, ressalta que a chegada a Porto Alegre faz parte do plano de expansão da empresa no país. “A Capital gaúcha é uma cidade importante para o nosso negócio”, completa, destacando que novas unidades deverão ser instaladas até o final do ano na cidade. A Starbucks é a mais importante empresa mundial de torrefação e venda de café especial. Tem mais de 30 mil lojas em 80 mercados.

“Esse empreendimento vai gerar emprego, renda, desenvolvimento e investimento para cidade, além de valorizar nosso Centro”, disse o vice-prefeito Ricardo Gomes.

Também participaram do encontro os secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer; adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Vicente Perrone; Administração e Patrimônio, André Barbosa; Comunicação, Flavio Dutra; Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, além dos diretores da Starbucks Nuno Cabral e empreendedor Rogério Wolff Wagner.

Prefeitura de Porto Alegre

Com certeza é positivo termos em Porto Alegre mais uma rede de cafeterias. São muito boas as opções disponíveis no menu e de muito boa qualidade o café.
Foto: Gilberto Simon (uma unidade em São Paulo)

Mais informações da imprensa em geral:

Segundo Sérgio Bardi, diretor de expansão da Starbucks Brasil, até o final do ano, pelo menos cinco outras lojas da rede serão inauguradas em Porto Alegre. Entre os locais que deverão contar com a cafeteria estão o BarraShoppingSul e o aeroporto. Outra unidade está prevista no ParkShopping Canoas. Cada loja, que terá um tamanho médio de 150 metros quadrados, receberá um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, com geração de 12 empregos diretos por unidade.

A previsão da empresa é de que, nos próximos anos, sejam inauguradas mais de 20 unidades em Porto Alegre, além de abertura de lojas em outros locais do Estado. “Estamos fazendo a expansão gradativamente, mas temos outras cidades de interesse no Rio Grande do Sul”, explica Barbi.

Segundo o diretor, a vinda da rede para o Rio Grande do Sul faz parte de um programa de expansão que vem sendo desenvolvido desde a aquisição da operação brasileira da rede pela holding de investimentos SouthRock, em 2018. “A pandemia de Covid-19 atrasou um pouco os planos, mas sempre houve a intenção. Agora é a hora de fazer o investimento, porque a pandemia vai acabar, e queremos estar prontos para a recuperação do mercado”, afirmou.

A Starbucks da Galeria Chaves ficará instalada na entrada do Centro Comercial, na Rua dos Andradas, onde antes ficava a loja de calçados Zapatto, que estava naquele ponto há 25 anos, mas fechou recentemente. “Foi uma oportunidade única. Apesar da pandemia, a Galeria Chaves foi parceira dos lojistas, demos descontos e conseguimos manter 62 operações funcionando. Agora não temos mais lojas vagas”, fala Rogério Wolff Wagner, que está ajudando a rede a encontrar locais para instalação de unidades no Rio Grande do Sul..



Categorias:Comércio, Economia da cidade, Revitalização do centro

Tags:, , , ,

9 respostas

  1. Que boa notícia, a mc’Donalds dos cafés vem para Porto Alegre, assim os nutella poderão finalmente trocar boas cafeterias por essa daí.

    Curtir

  2. Desejo as boas vindas e sucesso à franquia….
    Assim como desejaria a qualquer outra empresa que quisesse investir na cidade, assim também como enalteço aqueles que, apesar das dificuldades, ainda aqui seguem lutando por dias melhores em seus empreendimentos.
    Ao passo que várias empresas multinacionais estão abandonando o ConeSul, creio eu que não podemos nos dar ao luxo de desprezar a quem quiser se instalar (ou continuar instalado) aqui.

    Curtir

  3. Aqui em Floripa há algumas starbucks e na real não é nada demais, tipo um fastfood americano de cafés. Nós brasileiros, e afinal aqui é a terra do café, temos coisas bem melhores, mas vá lá. O bacana a meu ver é que são investimentos, vai gerar movimento e renda e isso foi possível pelas mudanças que a prefeitura está fazendo em termos de leis e tal. Mais bacana ainda é o fato do local no qual será instalada a primeira unidade, agregando valor ao centro histórico e especialmente à Galeria Chaves, que é linda, um baita patrimônio da cidade, cheia de estilo e muito charme, com pegada histórica e que merece ser mais e mais visitada e curtida!

    Curtido por 1 pessoa

  4. cheio de cafeteria boa em Porto Alegre e o prefeito tá perdendo tempo dando audiência pra uma franquia de fora… não dá pra ficar mais província que isso

    Curtir

  5. Que chique!

    Curtir

  6. A melhor parte é que os cafés não são nem tudo aquilo que se propagandeia (por mais que o cardápio de comes seja bem gostoso), mas tenho que admitir que é uma boa – ótima, na verdade – para a cidade. Marcas famosas chamam atenção de outras marcas famosas. Dinheiro chama dinheiro.

    Curtir

  7. Muito bom! Gostando-se ou não dos produtos, mais uma marca presente em grandes cidades que chega a Porto Alegre. Acredito que esse ponto na galeria Chaves seja uma loja que já está desocupada, na calçada da Andradas.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: