Trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, receberá nome e busto de Jaime Lerner

Conclusão das obras no trecho 3 está prevista para agosto. Foto: Antonio Maciel/PMPA

O prefeito Sebastião Melo anunciou na manhã desta quinta-feira, 27, que o trecho 3 da Orla do Guaíba a ser entregue à população em agosto deste ano receberá o nome de Jaime Lerner, um dos maiores arquitetos e urbanistas do Brasil e do mundo. Lerner faleceu nesta manhã (27/05), aos 83 anos, em Curitiba.

No local, também será instalado um busto em homenagem ao urbanista que desenvolveu projetos com reconhecimento internacional. A iniciativa foi sugerida pelo ex-prefeito José Fortunati, que deu início ao projeto de revitalização da Orla do Guaíba. Melo também destacou que a decisão de batizar o trecho 3 da Orla de Jaime Lerner foi em desagravo, reconhecimento e homenagem ao urbanista.

“O projeto idealizado por Jaime Lerner foi uma contribuição extraordinária e a que mais elevou a alma da nossa cidade em 249 anos” – Prefeito Sebastião Melo.

Histórico – O projeto de revitalização da Orla do Guaíba é uma obra da cidade. Foi lançado ainda durante a gestão do ex-prefeito José Fortunati, em 2011, e acolhido naquele período pelo então vice-prefeito Sebastião Melo. Depois, o ex-prefeito Nelson Marchezan Junior deu prosseguimento à obra. A atual gestão avança com as obras do trecho 3 e, futuramente, com as do trecho 2. O Executivo irá encaminhar os procedimentos legais sobre o tema para a Câmara Municipal.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, ORLA, Parque Jaime Lerner, Projeto de Revitalização da Orla

Tags:, ,

7 respostas

  1. Homenagem super justa, só tenho receio quanto ao busto, porto alegre tem a triste historia de vandalismo em bustos, em especial la na redenção

    Curtir

  2. Jaime Lerner, deixou sua marca através dos projetos que elaborou e que foram postos em prática, em especial claro em Curitiba o que alavancou a capital paranaense antes solenemente ignorada, a um patamar de reconhecimento internacional. Fato! E Porto Alegre teve a sorte/bênção de ter desse grande profissional urbanista elaborando o projeto da sua nova Orla do Guaíba, que taí a olhos vistos o que é, bem como o que tem significado para uma Porto Alegre que se nota mais bonita, alegre, apresentável e com melhor auto-estima até. Esse arquiteto paranaense respeitável, competente e admirável, fez o que nenhum “prata-da-casa”, fez e ainda bem ok, para mostrar que Porto Alegre tem potencial, basta que sejam feitos bons projetos e óbvio para isso tem de ter à frente profissionais gabaritados.

    Curtir

    • Perfeito comentário.
      Complemento ele dizendo que, de certo modo essa homenagem, além de um reconhecimento da cidade ao mestre, também é um pedido de desculpas por aquilo que nossas entidades estudantis, políticas e civis o fizeram passar durante a apresentação do projeto da orla.
      Gente que desacreditou seu potencial, gente que desqualificou suas origens, gente que ofendeu sua orientação política e gente que, acima de tudo, tentou calá-lo.
      Que este busto também seja em homenagem à rançosa dicotomia de nossas ideologias.

      Nada mais justo.
      Parabéns mestre arquiteto !!!

      Curtir

    • Senhor Maurício… eu sugiro que o se informe mais… pode ser aqui mesmo neste Blog….sobre o a “trajetória da concepção e elaboração técnica” da qualificação da nossa orla, de onde – a exemplo do caso de Curitiba – o colega Jaime Forja seus méritos midiáticos. Enfim, sugiro que se informe melhor antes de comprar posições prontas! respeitosamente, abraço.

      Curtir

      • Faltou o uso de basalto, clássico de Porto Alegre e mais árvores verde escuro e algumas até coloridas. Quanto ao uso de madeira em obras públicas…nem vou dizer o que penso…

        Curtir

  3. É…. esqueceram… mais uma vez…”A Prata da Casa” ….os verdadeiros mentores da qualificação da orla. autores do Plano Urbanístico… e a Arq. Lígia Klein Ebbesem… que começou tudo….. falecida recentemente… e a que eu carinhosa e merecidamente chamava de “A Mão da Orla”. Na minha opinião, é ela que deveria ter lá seu busto e nome. Abraços.

    Curtir

    • Não conheci a arquiteta e nem sabia da sua contribuição, mas se achas que de fato ela merecia essa honraria, por que não entra em contato com nossos vereadores para propor a homenagem? A orla ainda tem mais dois trechos a ser revitalizados e que ainda não receberam batismo.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: