Liberada a primeira parada de ônibus com placa de concreto na Cavalhada

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) concluiu a implantação da primeira das 21 placas de concreto que estão sendo instaladas nos corredores de ônibus da avenida Cavalhada, Zona Sul, e liberou para o trânsito nesta sexta-feira, 28, o trecho da primeira parada após a avenida Campos Velhos, sentido Centro/bairro, na altura do número 1902. O concreto é o material indicado para a circulação de veículos pesados, como é o caso dos ônibus. Cada uma das estruturas mede 55 metros e têm durabilidade de até 30 anos.                                                                                           

Cada estrutura mede 55 metros e tem durabilidade de até 30 anos Foto: SMSURB/PMPA

A via está passando por um processo de recuperação estrutural de pavimento em toda a sua extensão. Ao todo, são 3.358 metros entre a avenida Eduardo Prado até a avenida Campos Velho. A obra envolve a substituição do pavimento nas pistas de circulação de veículos leves, assim como a limpeza e instalação de redes de drenagem e bocas de lobo. Ao longo da via, também estão sendo construídas rampas de acessibilidade.

Programa de Requalificação de Pavimentos – Os trabalhos iniciaram-se no fim de março. A recuperação estrutural da avenida Cavalhada faz parte do Programa de Requalificação de Pavimentos, criado para recuperar grandes avenidas e vias secundárias de Porto Alegre. 

De acordo com o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi, as equipes da Divisão de Conservação de Vias Urbanas estão trabalhando para entregar os serviços de forma ágil e com qualidade. “Em apenas dois meses, já conseguimos entregar esse trecho pronto. O concreto é um material de excelente qualidade, com durabilidade de 20 a 30 anos, que vai ajudar a manter nossas pistas em boas condições por mais tempo. A obra vai resultar em uma melhoria significativa no trânsito, com mais segurança para os motoristas e passageiros.”

Projeto – A recuperação estrutural de pavimento envolve o estudo prévio da estrutura e, a partir desta análise, são elaborados projetos de recuperação onde são apontados os serviços a serem realizados e os pontos onde serão executados. A estrutura da via, abaixo do asfalto, é recuperada para somente depois receber a camada de asfalto. 

A previsão é que na próxima semana mais um trecho de concreto seja liberado para o trânsito na avenida Cavalhada. 

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:onibus

Tags:,

3 respostas

  1. Isso é positivo com certeza! Pena apenas vermos através da imagem esse modelo de parada tão pobre em termos de design, conforto, beleza, funcionalidade, que ainda vige e instalam em Porto Alegre. A cidade, os olhos das pessoas, claro e ainda mais os usuários efetivos do sistema de transporte público, mereciam coisa muito melhor!

    Curtir

    • Tem que se criar uma parada padrão, bonita, duradoura, resistente, pouca manutenção… mas não se pode fazer uma muito moderna com vidro ou acrílico ou metais muitos finos…pois sempre vem um vândalo para nos lembrar que estamos no Brasil.

      Curtir

      • Acho que os políticos fazem assim para poderem trocar de tempos em tempos e mostrar serviço, até devem tirar a parte deles em cima

        Curtir

%d blogueiros gostam disto: