A licitação de concessão da rodoviária de Porto Alegre pelos próximos 25 anos, lançada na quarta-feira passada (26), determina a execução de uma série de melhorias na estrutura da estação e de obras viárias pela nova concessionária.
A principal delas é a obra viária que tiraria dos ônibus de linha vindos do Viaduto da Conceição a necessidade de acessar a lateral da rodoviária para o desembarque de passageiros. Ou seja, eles sairiam do chamado “x” da rodoviária, como ficou conhecido o cruzamento de acesso à Avenida Castelo Branco e o viaduto da Avenida Júlio de Castilhos.
Em vez disso, ao sair do viaduto pela Rua da Conceição, os ônibus seguiriam por um corredor exclusivo na mão da esquerda e acessariam uma estrutura de embarque e desembarque. Ela ficaria no gramado do Largo Edgar Koetz, debaixo de onde fica a passarela de pedestres. Para acessar a rodoviária, os passageiros dos ônibus de linha desceriam ali e atravessariam um túnel debaixo da via que sairia quase na entrada principal da rodoviária, ao lado da rampa de acesso à passarela. Para realizar essas obras, a concessionária terá de investir R$ 10 milhões.
Os R$ 87,3 milhões em obras na estação preveem ainda melhorias na estrutura interna, como setores de espera fechados e climatizados e escadas rolantes de acesso ao segundo andar, qualificando o local para novos espaços comerciais (veja croquis abaixo). Das melhorias previstas, 70% devem ser implementadas nos primeiros três anos. A licitação será em 26 de agosto, e vence quem oferecer o maior valor de outorga fixa (mínimo de R$ 868.811,91). O Estado recebe ainda uma outorga variável conforme o faturamento da concessionária ao longo dos 25 anos.
Se não houver maiores entraves com a licitação, o governo do Estado prevê que a nova concessionária assuma a administração da rodoviária até o início de 2022.
Croquis de melhorias a serem feitas
Fontes: Google Earth, Edital para concessão da rodoviária e governo do estado.
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Rodoviária de Porto Alegre
qual a necessidade de tanto gasto com essa parada de onibus, tunel etc. a quantidade de usuários de ônibus é cada vez menor devido ao uso de uber e outros apps. achei gasto desnecessário e mal estudado.
PÉSSIMA ideia essa da parada isolada ser acessada via tunel. Hoje o túnel da trensurb já é perigoso, imagina esse novo. Não é possivel que foi a única opção que encontraram…
Sobre a rodo, o principal problema dela é a arquitetura interna, que parou no tempo. Espero que troquem todo o piso, bancos, deixem mais iluminada, ar condicionado, paisagismo…
Fizeram esses render no Paint ou no The Sims 1?Sistema operacional DOS?
Não são renders, são esboços, esquemas para uma diretriz de um edital.
tunel para acessar as paradas?
ja nao basta os assaltos que acontecem nesse entorno da passarela? ja assisti a 2
Creio que devido ao grande movimento que vai ter vai ser um pouco mais seguro. Mas é complicado, tu tem razão.
Fui assaltado lá em 2019
A proposta parece razoável, bem simples e pé no chão.
Gosto da ideia de eliminar o “viaduto” que existia dentro da rodoviária (onde o ônibus subia e descia uns 3 metros), sempre achei aquilo muito estranho.
A ligação direta entre a passarela e o segundo piso da rodoviária também é uma boa ideia, mas me incomoda que essa passarela não tenha ligação com a parada de ônibus nova. Ter que sair da rodoviária, entrar na estação do Trensurb para então voltar pela rampa até parada me parece uma volta enorme. E nem dá pra justificar isso pelo ganho de acessibilidade, considerando que a estação do Trensurb não tem elevador/rampa. Ao meu ver, seria mais funcional ter uma escada (e um elevador) ligando a passarela à parada nova, somado à já proposta rampa ligando o túnel da estação do Trensurb à parada. Dito tudo isso, não sei se isso estaria diretamente incluído nesse projeto, pois lembro-me de ter visto esse desenho já no contexto das soluções pro “x” da rodoviária.
Não ficou claro pra mim se esse projeto alteraria a situação dos táxis na saída, que sempre foi muito caótica. Confesso que não sei qual seria a solução, especialmente agora com o advento de Uber & afins.
Uma coisa que eu acho que faltava na rodoviária era uma ligação mais direta com o Trensurb. Idealmente, deveria haver um túnel ligando o saguão do Trensurb diretamente para dentro da área de espera da rodoviária. Desenho tosco explicando melhor: https://imgur.com/a/CsXED1o
Pelo que entendi aquela elevada por onde circulam os ônibus continuará. O que está previsto é uma passarela para pedestres sobre ela, já que praticamente toda a área de espera ficará num segundo andar. Não estou afirmando, apenas entendi assim.
É exatamente isso. Não vai ser retirada a rampa dos ônibus. É imprescindível a presença dela devido tráfego de pedestres no térreo do prédio. A nova passarela será para o tráfego de pedestres no novo piso superior que será construído.
Ah é verdade, eu tinha interpretado mal o desenho.
Realmente estão confusos os desenhos mobus. Não tá nem um pouco claro.
Vou contra a maioria, mas a rodoviária em si não é feia. O que falta é justamente capricho, pintura, limpeza, padronização dos estabelecimentos comerciais, modernização do processo de compra de passagem.
Nestas imagens a passarela não é coberta.
Eu espero que façam uma cobertura, até por que estas imagens são meio antigas, se não estou enganado.
As imagens foram retiradas do edital publicado 4 dias atrás. Acredito que são referências apenas. A concessionária poderá fazer melhor do que o contido no edital. E as imagens não são renders, apenas esboços do que deve ser feito.
Sim, mas este esboço é muito antigo.
Tem uma postagem aqui do site de 2011 em que a terceira imagem aparece.
https://portoimagem.wordpress.com/2011/11/23/o-fim-do-x-da-rodoviaria/
Também entendi que são apenas modelos do que será feito.
Poxa, que pena que vão terminar com o X da rodoviária, é sempre tão agradável passar por ali, ainda mais em dias de semana.
Acho que o problema do X da rodoviária é a sobreposição de linhas de ônibus na frente da rodoviária. Acho que mesmo que não exista o X, haveria uma fila de ônibus na Mauá e Osvaldo.
A solução seria implantar logo as paradas com pagamento antecipado ao longo da Osvaldo/Protásio para colocar em funcionamento o BRT, assim, uma única linha de ônibus passaria por ali, com uma capacidade de passageiros muito maior e sem as filas enormes de ônibus que muitas vezes estão com meia dúzia de passageiros.