Imagens: como ficará o centro histórico após reformas

A imprensa em geral divulgou essas imagens hoje, todas da empresa Encop Engenharia.

Veja as fotos de agora e como vai ficar, a seguir:

Imagens: Encop Engenharia / Divulgação



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:, , ,

16 respostas

  1. vai ficar bem bonito pros ambulantes montarem suas “bancas”.

    Sera que vao seguir a regra de sempre? porto alegrense vende verduras e frutas na sargeta, imigrande eletronicos e todos pagam mensalidades para os balas na cara deixarem eles trabalhar ?

    Curtir

  2. 1) está mais do que na hora de se começar a reduzir o número de veículos particulares no centro histórico de Porto Alegre, priorizando vias peatonais e restringindo a circulação de cargas em determinados horários;
    2) não vejo nada que incentive o uso de bicicletas ou traga mais segurança uso deste meio de transporte;
    3) bloco de concreto, bloco holandês, blocrete, ou seja lá como prefiram chamar – PELAMORDEDEUS NÃO !!!
    4) vegetação e mobiliário também têm que ser pensados e atualizados/requalificados;
    5) a posição dos conteiners de lixo tem que ser considerada afinal são equipamentos urbanos (não vi nenhuma menção deles nas perspectivas propostas;
    6) a iluminação tem que ser condizente com o uso, sempre pensando na questão da escala – felizmente parece que isto está sendo considerado na proposta. Quem sabe se balizadores de piso também fossem utilizados haveria um conforto e uma estética mais interessante;

    Curtir

  3. Na minha visão não mudará muito após a conclusão das obras.
    Logo estará tudo sujo, vandalizado e estragado. Não vejo como transformar uma região de enorme circulação de ônibus, cheia de mendigos, ambulantes e onde todo mundo está interessado apenas em passar para chegar a algum lugar.

    Curtir

  4. Pelas imagens da proposta, trata-se de uma visível e marcante transformação positiva, apenas esperamos que cumpram para que se materialize disso pra melhor! A meu ver é hora de comemorar pois finalmente vai sair uma revitalização de bom nível que tem tudo para catapultar o centro histórico como hotspot da capital gaúcha, a ser disfrutado por moradores e turistas sim, pois arrumada, bem cuidada, permitindo que se note seu potencial, Porto Alegre brilha e surge como uma cidade interessante pra caramba e única como metrópole dentro do cenário nacional.

    Curtir

  5. Eu gostaria de ter ficado mais feliz, mas não foi o caso. Poderiam fazer essa reforma sem divulgar na mídia, considero mais uma manutenção do que um novo projeto. A parte do projeto do encontro da R. Uruguai c/ Andradas ficou legal usaram um pouco da imaginação e saiu coisa boa.

    Curtir

  6. Espero que tenha sido pensado uma estrutura para receber caminhões de bombeiros, por exemplo, visto que inúmeros prédios ficam nessas áreas a serem reformuladas. Se for a mesma estrutura do calçadão da Andradas, será de altíssimo custo de conservação.

    Curtir

  7. Era demais sonhar que na esquina democrática fizessem um obelisco, estátua ou outra obra de arte marcante… mas, ficará melhor do que o horror que está hoje.

    Até gostaria que colocassem telões naquela parte para ficar uma Times Square gaudéria…

    Curtir

  8. Lembra um pouco as vias peatonais de Buenos Aires.

    Curtir

  9. O mais interessante, ao meu ver, será a questão do mobiliário urbano. Como é assunto para o fim das obras, tomara que não seja relativizada e “barateada”. De resto, o projeto executivo lembra o serviço feito na José Montaury…

    Curtido por 1 pessoa

    • Realmente ficou linda a José Montaury, toda de tijolinhos de cimento…
      não consigo imaginar em nada mais feio que aquilo…
      Se os blocos pelo menos fosse de basalto…

      Curtir

      • Mais para a frente acho que vou comprar uma pedreira e fornecer os blocos para Porto Alegre, custos apenas para pagar funcionários e transporte…tá ficando um absurdo isso já.

        Curtir

      • Ainda se os blocos de concreto intertravado fossem bem executados, mas a qualidade do serviço na José Montaury também foi péssima. Realmente acho que vai ser daquele padrão, infelizmente…

        Curtir

        • O serviço da José Montaury foi bem executado. Ficou afundado e com buracos agora. Isto ocorre com o tempo e é necessária manutenção.

          Acontece que estes tijolos de concreto são feios de qualquer jeito, bem ou mal instalados. São ásperos, acumulam muita sujeira e mesmo coloridos rapidamente vão ficando acinzentados.

          Porém são mais baratos e o pessoal prefere entregar mais obras feias do que fazer menos e bem feitas.

          Curtir

      • Olha, pelo que se imagina será tudo com aqueles tijolinhos de cimento, igual a da JM, inclusive o calçadão da Andradas. Como nunca lavam, ficando encardido é um horror, até pior do que está.

        Curtir

  10. É basalto as pedras cinzas? E as marrons, que material é?

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: