Remodelagem do Parque Industrial da Restinga é apresentada a empresários

A Secretaria Municipal Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre (SMDET) reuniu empresários para apresentar o projeto de Lei que definirá novos parâmetros para aquisição de terrenos na área hoje conhecida como Parque Industrial da Restinga. O evento aconteceu na sexta-feira, 11, na Associação Comercial e Industrial da Restinga (Acir). A principal alteração proposta pela secretaria é permitir que empresas de qualquer atividade econômica possam pleitear lotes.

“Só eram autorizadas que indústrias se instalassem na área. Como os anos provaram, isso não trouxe interessados suficientes para ocupar os espaços destinados à exploração comercial”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni. Assim, o projeto transformará o Parque Industrial em Parque do Empreendedor.

Além da mudança no perfil admitido das empresas, a proposta prevê como preço mínimo para os lotes o valor da terra nua e autoriza descontos a partir de quatro pontos: distância do terreno à área invadida, precariedade da infraestrutura no entorno do lote, tempo de execução dos investimentos e investimentos em obras de infraestrutura de melhoria urbana.

“Nossa intenção é incentivar os investidores a olhar com interesse também para áreas que hoje estão menos valorizadas, trazendo desenvolvimento de forma equânime para todos os quarteirões”, destacou Rodrigo Lorenzoni

Outra alteração importante é o fim do processo licitatório para aquisição de terrenos. “Estamos propondo essa mudança baseados no sucesso do Fundopem, que há décadas é o principal programa de atração de investimentos do governo do Estado do Rio Grande do Sul”, afirmou o secretário.

Licitação – Durante a reunião, Rodrigo Lorenzoni anunciou aos empresários que a SMEDT iniciou o processo para licitar três lotes localizados na rua M (números 2, 3 e 4). A opção da secretaria por comercializar os terrenos ainda no modelo antigo aconteceu porque a documentação está pronta. “O processo está agora na Secretaria Municipal da Fazenda para os trâmites finais, que, tão logo forem concluídos, nos permitirão anunciar o dia da abertura da concorrência.”

Parque Industrial da Restinga – Google Earth

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Economia da cidade, Industrialização de Porto Alegre

Tags:, ,

2 respostas

  1. Tem tudo para dar certo.

    Vale lembrar que pertinho dali tem um IF – Instituto federeal de eduação que da cursos desde o eja até o nivel superior e profissionalizantes.

    Mao de obra ha, havendo vantagens para se instalar longe do restante da cidade as industrias irão.

    Ainda creio ser dificil concorrer com a logistica de implantar uma pequena e media emrpesa na Zn ou 4o distrito.

    Curtir

  2. Certamente uma notícia positiva para os moradores daquela região

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: