Pista de skate do trecho 3 da Orla é alvo de vandalismo

Pista de skate do trecho 3 da Orla é alvo de vandalismo. Foto: Divulgação/PMPA

A pista de skate do trecho 3 da Orla do Guaíba foi alvo de vandalismo na madrugada deste domingo, 13. Um grupo invadiu o local, em obras, e pichou as paredes dos equipamentos que compõem o complexo de skate do parque. A pista, que já atingiu os 98% de execução, será a maior da América Latina.

O consórcio ACA/RGS, responsável pela obra do trecho, providenciou a contratação de uma empresa especializada para limpeza e remoção das pichações. No local, foi encontrada a Carteira de Identidade de uma pessoa suspeita de integrar o grupo de pichadores. O documento foi entregue à Polícia Civil.

“Não deixaremos que esse tipo de ação fique impune. Diariamente nos esforçamos para fazer de Porto Alegre uma cidade mais bonita e bem cuidada”, garante o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro. “Estamos vigilantes e atuando para garantir que os espaços públicos da Capital possam ser aproveitados por todos, de forma confortável e segura. Seremos implacáveis contra a pichação, o vandalismo e os atos de descuido com nossa cidade”, completa.

Obra – Em obras, o trecho 3 da Orla do Guaíba já atingiu os 80% de execução. Além da pista de skate, o trecho contará com bares, estacionamento, vestiários e 29 quadras poliesportivas.

Ja estão executando a limpeza:

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:ORLA, trecho 3 da orla, vandalismo

Tags:, ,

16 respostas

  1. Não sou nada fã de pichações, grafites, vandalismo, e coisas do gênero. Comparo a pichação a um olho roxo na cara de um prédio – uma violência contra quem não pode se defender.

    Mas, tenho que ser racional.
    Eu e boa parte dos que me leem aqui jamais iremos pessoalmente até este lugar. provavelmente jamais vamos pegar um skate para fazer manobras nestas pistas. Creio que também, em nossas vidas, jamais conversamos com alguém que vive este esporte a fundo para saber o que realmente acha desta “arte” em seu local de prática.
    Aliás, alguém já foi até a pista que existe no Parque Marinha e viu suas pichações?
    A gente implica com pichação simplesmente pela coisa absurda que é – vandalismo gratuito – mas esquece de tentar entender a percepção do outro lado (falo especificamente deste caso).
    Não quero fazer apologia e nem defender o que aconteceu – foi crime contra um patrimônio público antes mesmo de sua entrega a população, não resta dúvida.
    Mas podem ter certeza de que mais dia ou menos dia este ambiente vai estar todo pichado/grafitado naturalmente com a expressão desta comunidade específica, enquanto tomamos chimarrão na sacada do nosso apartamento – queiramos nós ou não.

    Talvez o Poder Público pudesse intervir fazendo a mediação desta situação.
    penso eu que, como este espaço está no piso, abaixo do nível dos olhos, talvez não seja uma “poluição visual” agressiva á população – seria uma “poluição visual” menos impactante do que aquela que nos empurram as pichações em prédios, monumentos e os próprios outdoors.
    Assim, por que não oportunizar no local que se imprima de maneira regrada estas artes/grafites por uma parcela dos futuros usuários e durante um prazo determinado de tempo?
    Pode ser algo colaborativo, por algum patrocinador ou até mesmo por aqueles que querem deixar sua marca…. mas que isto já seja pensado desde a concepção do equipamento urbano e que com o tempo se transforme, ganhando dinâmicas diferentes e oportunizando outros a fazerem…
    Vai funcionar perfeitamente?
    Claro que não.
    Mas o jeito que está funciona?

  2. Provavelmente será aceito pelas autoridades a pista cheia de “arte de rua”.
    Eles não permitem ainda pois não inauguraram…não querem inaugurar a pista toda puxada.

  3. Alguém sabe por que colocaram esses ladrilhos laranjas na “borda”? É necessário?

  4. Não se deve divulgar as pichações, elas são como assinaturas e a divulgação é tudo que eles querem. Divulguem as fotos borradas para não se identificar.

  5. pre inauguraçao é sacanagem, mas essa será a realidade dessa pista.. nao existe nenhuma pista de skate publica em nenhum país desenvolvido do ocidente que nao seja pichada.

  6. Francamente não é surpresa, não tem uma pista publica que não seja pichada, essa então como esse concreto clarinho e exposto é um prato cheio! ou passa aquela tinta antipichação, ou reforça a segurança do lugar.

  7. Tem como passar com o skate sobre a unha encravada do dedão desse vândalo infeliz?

Faça seu comentário aqui: