
O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos de Porto Alegre, Cezar Schirmer, definiu a proposta de derrubar o “Muro da Mauá” como uma das “medidas fundamentais” para o projeto de revitalização do cais, cujo objetivo é “devolver o Guaíba à cidade”.
Schirmer falou na manhã desta quarta-feira no quatro workshop organizado pelo consórcio que prepara o projeto de revitalização, voltado para os profissionais da imprensa: ” Me atrevo a dizer: o muro da Mauá está com seus dias contados”, disse o secretário, depois de explicar que “não é possível pensar numa solução para o cais, sem pensar na sua integração com o centro histórico de Porto Alegre”.
O muro, de três metros de altura e 2.600 metros de extensão, construído nos anos 1970, como proteção contra enchentes, separa o centro da área do cais. Sua derrubada já foi aventada diversas vezes mas sempre enfrentou a resistência do meio técnico das áreas de engenharia e hidrologia.
A ideia que está em exame não é eliminar o muro, mas transferi-lo para trás dos armazéns do porto, junto à borda do cais, com um terço da altura atual e uma estrutura removível que poderia ser acoplada para ampliar a proteção em caso de emergência.
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Só rindo mesmo …. kkkk
Categorias:Muro da Mauá, ORLA, Projeto de Revitalização do Cais Mauá
De qualquer modo, esse novo muro vai continuar obliterando a vista para o Guaiba, e o seu custo não passaria, nestes tempos de finanças públicas cambaleantes.
Para resolver o problema estético, uma sugestão seria deixar o muro atual com um metro de altura, com os restantes 2 metros dobrados lateralmente e para baixo através de articulações, de forma a poder colocá-los em posição de perfazer a altura original de 3 metros com muita facilidade, em caso de emergência. Esta obra seria relativamente barata, uma vez que a maior despesa seria construir as fundações do muro e estas já estão prontas. Enfim, tenho certeza que a engenharia saberá encontrar a solução que otimize as questões de proteção da cidade, estética e custo.
Aí sim ! Concordo!
Mesmo sendo uma opção mais barata, ainda creio que o custo seria muito alto. Teríamos o corte de 2m de altura em um muro de concreto com 2600m de comprimento, além da instalação do sistema móvel. É muito dinheiro apenas para que tenhamos uma vista do Guaíba nessa região específica.
Temos muitos quilômetros de Guaíba para apreciar, não acho prudente nem econômico dispender tanto recurso para isso.
🤔derrubar um muro e criar outro?🙈🙆🏻♂ será q eu vou ter q ir com minhas idéias e dizer como tem q ser feito…🙋♂️🕺não precisa nem mesmo ser engenheiro.Somente usar da inteligência…
O muro é uma solução ultrapassada e imbecil para os dias de hoje. Tirem esse muro de uma vez e se precisar coloquem uma solução inteligente que venha de alguém com cérebro.
Temos conhecimento para adotar outra soluçao tecnica. O problema é o custo. Pesquisa sobre a barreira móvel instalada em Veneza e seu custo. Foram bilhões de euros gastos em uma barreira muito menor do que o atual muro. E esse é só um exemplo.
Para uma cidade que luta para promover obras básicas, a remoção do muro e a instalação de outro sistema de combate a cheias é dispensável .
Bah. Falou tudo!!
Tira tudo e já era…
Convenhamos, não vai ser o muro que vai barrar a água…
Claro que vai. Além do mais não é só o muro. É um sistema de 68km de extensão. O muro é só na área do porto. Tem diques ao longo da cidade, que vão até canoas. A Av. Edvaldo Pereira Paiva fica em cima de um dique, já percebeu? E aí um sistema que custou milhões e foi feito se planejando anos a fio, cai por terra por um grupo de pessoas que não querem caminhar mais até a orla após o Gasômetro pra ver o Guaíba. Ou seja, só por estética da cidade. A segurança de toda a infraestrutura da cidade, incluindo fibra-ótica enterrada, cabos elétricos, dutos de ar e outros, tu quer sacrificar tudo isso? Caso tire o muro, e haja uma enchente, teremos prejuízo de bilhões ! Quem vai fazer isso? Quer a resposta ? NINGUÉM!
Outro fator. A cidade não precisa disso agora. Tem muitas outras prioridades pra essa cidade que é apenas mais uma cidade brasileira cheia de problemas estruturais. A mudança do sistema de controle de enchentes nunca vai mudar.
A pergunta lógica para decidir sobre o muro é :
-Porto Alegre suportaria os prejuízos de uma enchente das evitadas pelo atual muro?
-Quem pagará pelos prejuízos aos particulares, caso suprimirem o muro e a inevitável enchente vêm?
-Seria factível um plano de minimização dos prejuízos econômicos e transtornos em caso de enchente sem o muro?
Como o muro já está aí, penso que continua sendo a melhor opção. Quanto ao aspecto estético, caso levantassem ao longo dele um aterro ajardinado que servisse como passeio público ao mesmo tempo que escondesse a muralha, não seria aceitável? Lembro que na altura do estádio Beira-rio a função de represa é exercida por uma estrada – aterro como a que mencionei.
Acho que tu não leste o texto; Não será a simples derrubada do muro, outro muro de contenção será erguido com a mesma eficácia do atualmente existente.
De qualquer modo, esse novo muro vai continuar obliterando a vista para o Guaiba, e o seu custo não passaria, nestes tempos de finanças públicas cambaleantes.
Para resolver o problema estético, uma sugestão seria deixar o muro atual com um metro de altura, com os restantes 2 metros dobrados lateralmente e para baixo através de articulações, de forma a poder colocá-los em posição de perfazer a altura original de 3 metros com muita facilidade, em caso de emergência. Esta obra seria relativamente barata, uma vez que a maior despesa seria construir as fundações do muro e estas já estão prontas. Enfim, tenho certeza que a engenharia saberá encontrar a solução que otimize as questões de proteção da cidade, estética e custo.
me parece uma ideia estranha, tirar o muro para termos vista para o cais e mover ele para continuar tapando a vista do guaiba… ainda que seja um muro mais bairo nao parece algo inteligente, que se diminua a altura dele onde está entao e se remova algumas partes e crie estrutura para diques moveis serem instalados quando necessário…
Finalmente Porto Alegre tem tudo para recuperar seu Cais com essa visão de projeto e posteriormente ação, que tem de acontecer! Pela proposta conforme li trata-se de algo já utilizado a larga data em países realmente desenvolvidos e por aqui mesmo é que causa ou querem sentir “certa estranheza”, isso pelo atraso geral inclusive de mentalidade que ainda reina, infelizmente. Pelo que entendi é algo como a solução perfeita, posto que as placas estarão lá na beira do cais dispostas para quando surgir o risco de alagamento serem prontamente acionadas protegendo dos danos de uma cheia, tanto os estabelecimentos (que merecem ok) como o centro da cidade! Será que tem de desenhar isso!? Será que o ‘vírus reclamation sem noção’ não está tocando as pessoas e vá lá, dá-lhe reclamar sem nem sequer ter como sustentar uma constestação plausível. Por favor, que deixem Porto Alegre ser mais moderna, limpa, linda, ousada, contemporânea e assim brilhar, sendo que seu Cais Mauá revitalizadaço e sem muro decrépito tem tudo para ser como o diamante na ponta da coroa. Também noto que a mídia vive atiçando pânico na mente do cidadão portoalegrense que se condói por uma cheia única que ocorreu em 1941, fato minha gente. Blumenau já passou por várias e outras virão, só que os caras não param, fazem suas vidas, fazem sua cidade vibrar e aquele povo é um ótimo exemplo de pragmatismo, de bola pra frente, que não se deixa derrubar pelo passado, vive o presente e cria o futuro da sua linda cidade. Queremos mais desse espírito positivo em Poa, sendo que mais do que nunca nota-se que finalmente já está começando e a cidade queiram alguns negar, indubitavelmente deixou de decair e já está bem melhor do que já foi, para desgosto de certos tipos que vão ficando pra trás!
Tragam um técnico lá da Holanda – país de reconhecida expertise no assunto – até Porto Alegre e aí deixa o cidadão analisar e apresentar soluções. Se ficarem se baseando nesses palpiteiros aí, daqui 100 anos ainda vão estar discutindo se o muro é importante ou não.
O que não da pra deixar é político palpitar ! Só fica pensando nas próximas eleições !
Eu e uma ponto 50 x muro, vamos ver se ele aguenta!
Mas fazer um muro junto ao cais, mesmo que seja de um metro de altura, continuará mantendo o Guaíba fora da vista da cidade. S é para retirar o atual, que não se faça outro mais a frente. Então que deixem como está, apenas mantendo-o em condições adequadas, afinal, muro por muro, o da Trensurb também é feio e separa Canoas em duas.
Outra questão: dias contados, vírgula, porque estão concedendo o msm para um empresa, por dois anos.
Concordo. Ideia mais idiota que já vi, transferir o muro mais pra perto do Guaíba.
Sim, então que retirem este e façam algo que permita despoluir total a visão e que possa fechar quando necessário, como uma solução de segurança.
Mas tem um fator: os próprios armazéns ainda assim serão barreira à vista ao Guaíba.
Um muro de um metro de altura não impediria a vista do Guaíba, isso é altura de guarda-corpo padrão e vários cais e pelas ao redor do mundo se utilizam de guarda corpos.
O mais importante é a análise técnica, para ver se essa altura mais baixa é capaz de conter cheias do Guaíba.
Isso sim seria um GRANDE benefício para a cidade!!!!
Me atrevo a dizer que é uma grande irresponsabilidade. Onde estão os estudos hidrológicos para afirmar ser possível reduzir em 1/3 a altura do muro? E o custo para remover o muro existente e construir esse menor? Em uma cidade que ainda não concluiu as obras da copa de 2014, como pensar em uma obra tão cara e insegura?
Não entendeu o texto? A base será de 1m mas as placas elevarão o muro a uma altura suficiente para conter as cheias.
Mais, os custos serão incorridos pelos permissionários do cais.
Não considero a barreira removível. Precisa ter uma proteção fixa e passiva.
Imagina armazenar 2600m dessa barreira? Será de concreto ou aço para resistir ao empuxo da água .
E a manutenção? E a logística para essa instalação?
Pensa que pode ser usada daqui a 70 anos. As futuras geraçoes de funcionários da prefeitura deveriam ser treinadas e testes periódicos deveriam acontecer para colocar em funcionamento.
As estruturas de fixação deveriam ser bem mantidas para a situação de emergência.
E o custo? Demolir algo funcional, instalar esse sistema, prover treinamento aos funcionários, ter uma logistica de instalação preparada, fazer a manutenção, armazenar…tudo isso para termos a vista do lago no centro.
Seria uma otima solução para cidades com alagamentos mais frequentes e previsíveis