Prefeitura desenvolve plano de marketing turístico em parceria com Sebrae

Mercado Público de Porto Alegre. Foto: Gilberto Simon

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET) está desenvolvendo o plano de marketing turístico de Porto Alegre. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o projeto estabelece diretrizes e estratégias para o posicionamento da cidade no mercado turístico nacional e internacional. A primeira etapa do trabalho foi um estudo de mercado e uma análise da situação atual de Porto Alegre enquanto destino turístico. O estudo será apresentado nesta quinta-feira, 24, em uma reunião virtual, às 10h30, entre os organizadores e o titular da SMDET, Rodrigo Lorenzoni. ‘’É muito importante o poder público ouvir e trabalhar em conjunto com as entidades e operadoras. Este primeiro encontro será para alinharmos as estratégias’’, ressalta Lorenzoni.

Na pesquisa, foram analisados aspectos como a oferta turística existente, estratégias adotadas para promoção, posicionamento em relação a destinos concorrentes, entre outros pontos. A segunda etapa do plano consiste em realizar workshops entre os meses de junho e julho, com grupos específicos ligados ao turismo. Nos encontros serão apresentados destinos e palestrantes de referência em temas pontuais para discussão.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:TURISMO

Tags:,

4 respostas

  1. A uns anos atras li sobre o RS ser o estado com o plano de turismo mais completo segundo estudo do ministerio do turismo.

    Em poa por sua vez o que falta mesmo é a criação de um centro de eventos em área turistica.

    Em muitas cidades do brasil e de outros paises (principalmente) tem centros de eventos em locais muito proximos as melhores atraçoes turisticas.

    Um centro de eventos proximo a nova orla, seja no terreno ao lado do beira rio, proximo ao barra ou no morro santa Tereza é urgente. É uma maneira de fazer com que pessoas que vem a negócios fiquem mais em poa, gastem mais, admirem a cidade e até mesmo decidam investir aqui.

    Eventos como congressos cientificos normalmente trazem pessoas do pais e do mundo todo, e a escolha dos locais sempre tem haver com a beleza da cidade afinal é um chamariz para se ter boa vontade de ir a alguma cidade longe para fazer algo que poderia ocorrer por teleconferencia.

    Se formos falar em eventos como “feiras de xxx” a exemplo de feiras de automoveis, feiras de motocicletas, feiras de equipamentos para esportes radicais etc… nem se fala, é dinheiro na certa!

    Curtir

  2. Prefeito Melo me parece ter cuidado com a cidade, que ajuda e muito quando somos visitados, pois uma cidade com aparência de suja e abandonada não atrai ninguém, nem mesmo seus moradores para saiem de casa.

    Curtir

  3. Acredito que falta a Porto Alegre uma espécie de “corredor turístico seguro”. Em outras palavras, uma área pré determinada em que o turista possa percorrer pontos turísticos, bares, restaurantes e hotéis de forma segura ao longo do dia e da noite. Uma boa experiência quando se viaja e que, na minha percepção, é muito agradável ao turista, é a possibilidade de chegar ao hotel, deixar as malas e sair para percorrer a pé os pontos turísticos/de lazer e de alimentação de forma segura (sem muitas preocupações). Alguns lugares de Porto Alegre ainda são hostis à noite (e até mesmo de dia) mas acredito que possam vir a melhorar se as últimas notícias de revitalização da área do Centro Histórico, Rodoviária (urgente) e Orla se concretizarem. Seria um corredor que poderia incluir o algumas ruas do Centro Histórico, Orla, Cidade Baixa, Redenção, Bom Fim até o Parcão, tudo interconectado. É claro que pra isso ser uma realidade precisa ainda de muito investimento. Mas uma concentração inicial numa área assim ja seria um passo importante para Porto Alegre atrair o turismo de lazer.

    Curtir

  4. porto alegre tem muito potencial se fizer mais eventos ao nível da Noite dos Museus

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: