Pontal Shopping: pioneirismo e inovação marcam seu lançamento

Um lugar onde a natureza se integra ao urbano, com arquitetura sofisticada e design contemporâneo! Mais do que um centro de compras e conveniência, um empreendimento onde toda a experiência do usuário será pensada e executada com excelência de ponta a ponta. Assim será o Pontal Shopping.

Pontal Shopping será o primeiro Life Center do Sul do Brasil.

Idealizado pela SVB Par, o primeiro Life Center do Sul do Brasil está sendo construído no complexo multiuso Pontal, em frente a orla do Guaíba – um dos principais cartões postais da capital gaúcha.

Composto por espaços integrados, verdes e acolhedores, o empreendimento vai oferecer experiências únicas de vivência, lazer e consumo. “Não seremos mais um shopping na cidade, pois o nosso produto é diferente. Ele representa o futuro do varejo físico quando o assunto é shopping center no mundo”, afirma o sócio-diretor da SVB Par, Angelo Boff.

Alinhado com os mais modernos conceitos de shopping centers do futuro e com as transformações que as relações de consumo vêm passando nos últimos anos, ele nasce com o ousado propósito de não se limitar apenas ao processo de compra, mas de oferecer experiências únicas e, até mesmo, inéditas, a partir de operações de lazer, gastronomia, entretenimento, saúde, serviços, conectividade, sustentabilidade e segurança.

De acordo com o presidente da SVB Par, Saul Veras Boff, o Pontal está em sintonia com a necessidade atual das pessoas de estarem conectadas e terem todos os serviços de um complexo multiuso ao alcance, mas também de estarem integradas à natureza, vivendo uma vida mais leve. “O Pontal representará um estilo de vida, um novo equipamento turístico para Porto Alegre. A localização privilegiada e o ineditismo do complexo têm relação direta com isso”, afirma.

Assinado por um dos maiores especialistas em shopping centers do Brasil, Manoel Dória, da Doria, Lopes e Fiuza Arquitetos Associados, o projeto arquitetônico é um dos diferenciais do empreendimento.

Circundado por um parque à beira do Guaíba, de forma harmoniosa o Pontal Shopping se integra ao cenário natural, fugindo das construções em formato de caixas fechadas, geralmente adotada pelos grandes centros comerciais. “As compras serão importantes, mas não o foco principal”, afirma o diretor Corporativo da SVB Par, Ricardo Jornada.

Grande parte da fachada será em vidro, gerando muita iluminação natural, especialmente na alameda principal. Um charmoso Boulevard Central atravessará o Shopping de ponta a ponta, com cobertura translúcida que também vai conferir luminosidade aos espaços.

Uma nova rua de contemplação foi construída no local. Quando a obra estiver pronta, ela contornará o Shopping e o parque, permitindo que as pessoas circulem de carro, em baixa velocidade, e consigam ver o movimento interno.

No térreo, as lojas ficarão de frente para o Guaíba, conectadas a praça e com acesso direto por portas independentes e pelos estacionamentos do subsolo, que terão mais de 1,5 mil vagas e fácil acessibilidade. “As operações se transformarão em vitrines para quem estiver do lado de fora, funcionando como ancoragem para o interior. Em sua maioria do segmento de gastronomia, terão também mesas na rua, criando um point como acontece em tradicionais bairros de Porto Alegre”.

O tenant mix do Pontal Shopping foi pensado e planejado para complementar as operações já existentes no entorno do empreendimento, visando o desenvolvimento da região como um todo. Quando estiver em pleno funcionamento, a expectativa é de que sejam gerados centenas de empregos diretos e indiretos, promovendo também o aquecimento da economia.

Cinepólis VIP: salas de cinema com tecnologia de última geração

Mais de 160 lojas compondo um mix diversificado para atender todos os estilos, sendo uma mega loja da Leroy Merlin e quatro âncoras, personal service, ampla praça de alimentação, cinco salas de cinema Cinépolis VIP com tecnologia de última geração Stadium, Market Hall e um Hard Rock Cafe são alguns dos seus diferenciais, que vão revolucionar a experiência de consumo dos gaúchos e turistas. Entre outras operações já confirmadas estão McDonald´s, Johnny Rockets, Cia do Sono, Livraria Santos, MaxVision, Panvel e Mesa/9, uma união da operação do Mesa com o 20barra9, que promete ser o melhor rooftop do Brasil.

Restaurantes com terraços abertos oferecerão experiências únicas a cada visita

No terceiro andar, restaurantes com terraços abertos, no estilo rooftop, oferecerão gastronomia de alta qualidade e, ao mesmo tempo, a oportunidade de contemplar a natureza em sua plenitude.

Saul Boff destaca que o propósito do Pontal é “despertar o prazer de viver em Porto Alegre”, proporcionando um conjunto de experiências inovadoras. “Hoje, as lojas físicas têm a concorrência da compra online. No entanto, não existe experiência digital que substitua uma boa refeição com a família em um restaurante onde se pode assistir ao pôr do sol. É confortável ver um filme em casa, mas nada substitui a experiência de uma sala de cinema VIP com serviços agregados. É bom fazer um Zoom com os amigos, mas encontrá-los em um parque à beira de um lindo rio e junto à natureza é muito melhor. Nesse mundo virtual que vivemos, o Pontal será um convite ao bem viver”.

O Pontal Shopping será o ponto de conexão de todo o complexo multiuso Pontal, integrando os empreendimentos em um só local. Todos os escritórios e consultórios terão acesso direto ao shopping e ao hub da saúde. O parque público será uma extensão da alameda central e das lojas que estarão de frente para o Guaíba. Tudo perfeitamente conectado, garantindo acessibilidade e sinergia para o todo. “A combinação do Pontal Shopping ao Parque à beira do Guaíba, o torna, provavelmente, o único shopping do Brasil com estas características singulares. Tenho certeza que estes diferenciais farão dele um grande presente para Porto Alegre”, finaliza Saul Boff.

Complexo Multiuso Pontal

Um dos maiores projetos em construção do Rio Grande do Sul, o complexo multiuso Pontal já apresenta suas formas contemporâneas em frente a um dos principais cartões postais de Porto Alegre, a orla do Guaíba. Com aporte financeiro de mais de R$ 300 milhões, o empreendimento terá 114 mil m² de área construída e moderno conceito multifuncional.

Pontal é um dos maiores projetos em construção do Rio Grande do Sul.

Reunirá operações com diferentes vocações, como o Pontal Shopping, a megaloja conceito da Leroy Merlin com mais de 10 mil m², hotel Double Tree by Hilton, Centro Médico operado pelo Hospital Moinhos de Vento, Centro de Convenções, torre de escritórios e consultórios e um parque público que já está sendo construído e será entregue para a comunidade em 2022.

Além do alto fluxo de carros que passam em frente ao local – aproximadamente 100 mil veículos por dia, fácil acesso no sentido Centro- Bairro e dos mais de 40 mil funcionários e frequentadores mensais das mais de 230 salas comerciais e consultórios, o parque público e a orla do Guaíba serão âncoras naturais que atrairão um público que utilizará as operações do complexo e do entorno. “Será um novo ponto de encontro para os porto-alegrenses, a união da Zona Norte e da Zona Sul e um cartão postal para a capital gaúcha, onde as pessoas poderão viver experiências, consumir novos produtos e serviços e, principalmente, se orgulhar”, destaca o sócio-diretor, Angelo Boff.

Atualmente, a maioria dos passageiros que desembarcam no Aeroporto Salgado Filho têm como destino a Serra Gaúcha. Um dos objetivos do Pontal é mudar essa realidade. “Queremos transformá-lo em uma atração para os turistas”, explica o diretor Corporativo da SVB Par, Ricardo Jornada, que completa: “Conquistar esse público aumentará também o ticket médio de gastos e a permanência na cidade, pois além de visitar o empreendimento também utilizarão outros serviços, fomentando o crescimento de vários negócios”.

Jornada destaca que, por muito tempo, Porto Alegre esteve “de costas para o Guaíba”. Cenário que vem mudando nos últimos anos com os amplos investimentos realizados na revitalização e nas inéditas operações da orla. “O complexo multiuso Pontal está estrategicamente inserido na chamada “Nova Orla”, que tem início no Cais do Porto e segue em direção à Zona Sul, e, com certeza, faz parte dessa importante transformação que está dando vida a cidade”, afirma.

Um dos maiores projetos aprovados no Segmento Complexo Multiuso a ser executado no Brasil, o Pontal traz em seu DNA um propósito diferente, alicerçado em pilares como pioneirismo, avanço, bem-estar, desenvolvimento, empreendedorismo, tecnologia e inovação. “A partir de um sonho, resgatamos uma área degradada e a estamos transformando em uma rota turística, unindo-a ao nosso principal e mais belo ponto turístico da cidade: o pôr do sol do Guaíba”, finaliza o idealizador, Saul Boff.

Conheça um pouco mais o complexo multiuso Pontal

Hard Rock Cafe

O Pontal Shopping receberá o único Hard Rock Cafe de Porto Alegre, reforçando o posicionamento da marca de ter apenas uma operação em cada cidade.

Com inauguração prevista para o segundo semestre de 2022, o empreendimento vai ocupar uma área de mais de 1.000 m², com pé direito duplo, no segundo piso do shopping. A decoração contará com a tradicional exposição de peças originais de artistas mundialmente conhecidos para os visitantes mergulharem na história da música.

Seguindo os padrões internacionais da icônica marca, o Hard Rock Café Porto Alegre vai reunir em um mesmo local música, entretenimento, comida e drinks de alta qualidade, além do Rock Shop, com uma coleção de produtos e também uma linha de produtos exclusivos da cidade gaúcha.

A gastronomia será um dos pontos altos do empreendimento, onde os clientes poderão desfrutar de artigos frescos e de alta qualidade, com destaque a seleção de “Legendary Burgers” e outros pratos saborosos, além de uma variada carta com os melhores drinks mundiais.

O espaço vai ser um polo de entretenimento regional, com palco e estrutura para eventos e programação de shows de bandas locais e do Sul do Brasil.

Market Hall

Dentro do conceito de experiências inéditas, entre as novidades que o Pontal terá quando estiver em pleno funcionamento será o Market Hall.

Em um amplo espaço de mais de 2 mil m² e com conceito inspirado nos mercados internacionais de Madri, Chelsea Market, Eataly e no Mercado Público de Porto Alegre, o Market Hall irá oferecer os melhores alimentos de cada segmento em uma prazerosa experiência de compra.

Market Hall será uma das operações diferenciadas do Pontal

No local, estarão reunidas tradicionais operações de Porto Alegre e outras independentes, inéditas e exclusivas, como floricultura e lojas de bebidas, carnes, peixes, hortifrúti, cafés especiais, panificação e itens de conveniência.

Operações independentes, inéditas e exclusivas, tudo no mesmo local

De acordo com o diretor Corporativo da SVB Par, Ricardo Jornada, não será um supermercado e nem um mercado público. “Será um Market Hall, com foco em conveniência e exclusividade, e caracterização alinhada com o projeto do empreendimento”, explica o executivo, que completa: “As variadas operações, somadas, vão gerar um atrativo de ancoragem, um endereço de destino dentro do próprio local”.

Centro Médico Moinhos de Vento

O Pontal contará com um Centro Médico com mais de 1,1 mil m², operado pelo Hospital Moinhos de Vento – considerado o melhor do Sul do Brasil. O Hub da Saúde terá médicos das mais diferentes especialidades e será um gerador de fluxo para todo o empreendimento.

Hotel DoubleTree By Hilton

Adotando o modelo de condo-hotel, o DoubleTree by Hilton terá 141 quartos, restaurante e bar, piscina e fitness center. DoubleTree by Hilton é uma marca do portfólio da rede Hilton com forte crescimento. Possui mais de 615 hotéis e mais de 142 mil quartos em 49 países e territórios.

Oferece acomodações e comodidades contemporâneas, incluindo experiências exclusivas com alimentos e bebidas, ofertas de fitness de última geração e espaços para reuniões e eventos. Por mais de 50 anos, o DoubleTree by Hilton se mantém como um símbolo de conforto para viajantes a negócios e lazer em todo o mundo, desde as boas-vindas aos hóspedes com o cookie de chocolate que leva o nome do hotel até o suporte à comunidade local.

Centro de Eventos

Com vista panorâmica para o Guaíba e toda infraestrutura do hotel Double Tree by Hilton, o Centro de Eventos tem potencial para se tornar um dos locais mais cobiçados para a realização de festas, casamentos, feiras, congressos e eventos variados. Sua capacidade será para até 1 mil pessoas e funcionará 365 dias por ano.

Parque Pontal

A capital gaúcha ganhará um novo parque público, com 29 mil m² de área verde para respirar, expirar e inspirar os melhores momentos de quem busca qualidade de vida e quer se conectar com a natureza: o Parque Pontal.

Parque Pontal: um presente para a capital

Construído com recursos privados dos empreendedores, o local será um presente para a cidade e para os porto-alegrenses. Estima-se que, mensalmente, 1,3 milhão de pessoas circularão pelo parque.

Parque Pontal

Quando pronto, o parque – que será uma âncora natural do empreendimento – vai oferecer para a comunidade pistas para caminhadas, grandes áreas com gramados, arquibancadas, mirantes para apreciação da natureza, píer sobre o rio, playground temático, 700 metros de orla, trilha interpretativa do Memorial do Estaleiro Só e pontos de contemplação para assistir ao famoso pôr do sol do Guaíba. Contará, ainda, com uma maquete que permitirá a visualização de como era a fábrica que existia no local, resgatando parte da história de Porto Alegre da década de 50.

Em julho de 2018, o Pontal entregou para a cidade um protótipo do parque com deck de madeira de 600 m², palco multiuso, prainha à beira do Guaíba, espaço para food trucks e bicicletário. Isso possibilitou aos gaúchos a experiência de um espaço qualificado, apoiado nos pilares: família, cultura (música e arte), entretenimento, gastronomia e pets, tendo como pano de fundo a mais bela paisagem da cidade, o Guaíba. O espaço foi desativado em junho deste ano, para a construção do parque definitivo.

O projeto urbanístico do parque e do protótipo tem assinatura e execução do arquiteto e urbanista Guilherme Takeda, segundo diretrizes emitidas pela Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade – SMAMUS.

Sustentabilidade

Alinhado com uma das principais pautas do planeta, o projeto do Pontal segue importantes conceitos de sustentabilidade. Foram adotadas uma série de medidas para minimizar os impactos da obra no meio ambiente, como a utilização de materiais ecologicamente corretos, além de ações que garantem a preservação de importantes recursos, como água e energia elétrica – tanto na execução do empreendimento, quanto na operação, quando estiver em funcionamento.

O empreendimento tem certificação internacional de construção sustentável AQUA – HQE, que considera aspectos como redução do consumo de água, energia, CO2 e matérias-primas nas edificações, o que aumenta a qualidade de vida dos usuários e também beneficia o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região.

Ficha Técnica do Pontal:

Dados Gerais do Complexo Multiuso Pontal:
Área do Terreno: 41.519 mil m²
Anexos Públicos da Prefeitura: 19 mil m² Área total construída: 114 mil m²
Área para estacionamentos: 40 mil m²
Geração de Empregos na Obra: 1,2 mil diretos e indiretos Projeto Paisagístico: Takeda Arquitetura e Paisagismo Parceiros: SVB Par, Leroy Merlin e Melnick

Dados do Parque:
Área do Parque: 29 mil m²
Revitalização: 700 metros de orla do Guaíba
Vagas de estacionamento de uso público + paraciclo: 100

Dados do Pontal Shopping:
Área Construída: 91.126,05 mil m²
Área Bruta Locável (ABL): 27.673,98 mil m² Lojas: 160 – com 4 lojas âncoras
Praça de Alimentação e restaurantes
Cinema: 5 salas com tecnologia de última geração, Stadium Pisos: Cinco (3 pisos de lojas e 2 de estacionamentos no subsolo) Elevadores: 21
Escadas rolantes: 18
Vagas de Estacionamento Coberto: 1.558 Previsão de entrega da obra: 2022

Empreendedor do Shopping: SVB Par


Projeto Arquitetônico do Shopping: Doria Lopes Fiuza Arquitetos Associados
Projeto Arquitetônico do prédio comercial: Roseli Melnick Arquitetura e Interiores Arquitetos Colaboradores: Jorge Debiagi e Fractal
Gerenciamento: Engenhosul
Planejamento, Administração e Comercialização: Pró-Overseas

Todas as Imagens: Divulgação Pontal / SVBPar

Informações:

Insider2 Comunicação
Beti Sefrin – Comunicóloga



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Arranha Céus, Prédios, Shopping Centers, Sustentabilidade

Tags:, ,

4 respostas

  1. Só precisa avisar que esses terraços com refeições à beira do Guaíba são um atrativo para gaviões. O restaurante do terraço do Centro Clínico Mãe de Deus nunca pôde usar a área externa por causa disso.

    Curtir

  2. show, e no terreno onde era a panambra na joao pessoa? nao vai sair nunca esse render?

    Curtir

  3. O Pontal é um exemplo de como a sociedade unida consegue debater arquitetura, paisagem, e consegue melhorar um projeto!

    Eu, junto com outros fui muito criticado ao me opor ao projeto inicial, aquela loucura que queriam fazer! A história, 10 anos depois, provou quem estava correto.

    Da alegria ver esse projeto! É melhor se chamado mil vezes de caranguejo do que permitir que a nossa cidade seja esculhambada!

    Curtir

  4. Muito, mas muito show! Vai bombar para os moradores e ser como um cartão-de-visitas da cidade perante visitantes em termos de comércio e entretenimento, com destaque total. Porto Alegre tri merecia um empreendimento com essa pegada assim internacional! Apenas me parece que o mix de lojas também poderia ser mais exclusivo e contar com marcas e grifes internacionais, o que é possível já que em Curitiba há o Shopping Patio Batel cheio delas e a meu ver o potencial de Poa é um tanto maior!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: