Nota da Fraport Brasil sobre o término do assentamento da Vila Nazaré

Posicionamento – Liberação da Vila Nazaré

A Fraport Brasil agradece imensamente o trabalho e o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Caixa Econômica Federal, Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha RS (AHK), que possibilitaram a finalização da realocação das famílias que viviam na área da Vila Nazaré, dentro do sítio aeroportuário.

Imagem: Google Earth – 06/05/2021

Temos a certeza de que as famílias foram conduzidas para moradias dignas, em condições adequadas para mais saúde, qualidade de vida e segurança.

Os trabalhos para a conclusão da ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional de Porto Alegre devem ser retomados depois do período de chuvas e inverno, em outubro e, após mais aproximados seis meses, as obras devem ser concluídas.

Após a entrega da infraestrutura, que amplia a pista em 920m, será necessária a etapa de homologação pelos órgãos competentes.

Estamos otimistas que, em breve, poderemos utilizar a pista em sua totalidade (3.200m) e oferecer novas possibilidades para as atividades de exportação da região, contribuindo para alavancar a economia.

Gabriela Freitas
Marketing and Communication Coordinator



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

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17 respostas

  1. Ufa, a gambiarra de 3.200 metros vai ser finalizada. Ajudara o Salgado Filho a se ligar com o mundo…

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  2. Aos entendidos, existe a necessidade de mais de 3,2 km de pista em POA? teria algum beneficio?
    so curiosidade mesmo

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    • Voos com carga total para fora do País sem a necessidade de passar por SP, RJ ou Campinas, possibilidades de novos voos para a Europa e Estados Unidos diretos e aumento na economia do nosso estado.

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    • Pista maior significa que aviões maiores podem decolar com mais carga e tanque cheio. Isso é positivo para as exportações que hoje precisam sair por outros estados.

      Hipoteticamente também permitiria voos de passageiros diretos para destinos mais distantes, mas isso provavelmente não acontecerá pois empresas aéreas concentram seus voos em cidades maiores, com demanda maior.

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    • A outra vantagem é garantir mais segurança à operação de decolagem em situações de calor extremo. Já tivemos casos no Salgado Filho onde o voo foi cancelado porque não seria seguro dada a combinação de temperatura e comprimento da pista.

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  3. 2022 promete para POA!
    Nova pista do aeroporto, Pontal, Usina do Gasômetro…

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  4. poa terá pista para receber 747 e airbus dois andares?

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    • Esses 2 modelos de aeronaves estão em desuso devido ao alto custo. O objetivo do aumento da pista é receber aviões mais carregados e ao mesmo tempo poder ir mais longe sem reabastecimento. Por exemplo, um voo feito com um Boeing 777, Paris – Porto Alegre, direto, sem escalas, com carga máxima.

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    • o principal é os avioes poderem decolar de poa com o tanque cheio de combustivel e com a carga cheia.
      Atualmente eles tem que escolher um dos dois nenhum dos dois e fazer escala em uma pista maior como em Guarulhos (SP), viracópos (SP)Brasilia, Galeão (RJ) etc…

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  5. Conforme foi comentado os trabalhos seriam retomados em outubro, isso incluiria a limpeza do terreno também ? termino da ampliação por completo seria em Maio ou Junho de 2022 ?

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  6. Aleluia! Torcemos para que não haja nenhum contratempo e que a Fraport possa terminar essa obra que é ultra importante para todo o estado gaúcho e representará um auxílio fundamental para dinamizar sua economia. Avante!

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