Prefeitura inicia intervenções para embelezar o Muro da Mauá

Plantio de muro verde começou nesta semana Cesar Lopes/ PMPA

Quem passa pela avenida Mauá, uma das principais vias da Capital, já consegue perceber a transformação visual do seu tradicional muro. Começou nesta semana a revitalização do local, em um trecho de 750 metros, entre a Secretaria Estadual da Fazenda e as proximidades da Usina do Gasômetro (rua General Portinho).

As intervenções de embelezamento iniciaram-se pelo plantio do muro verde. Serão centenas de podocarpos (espécie conífera), plantados em 24 espaços de 9 x 3 metros, que formarão a parte sustentável do Muro da Mauá.

“Dar vida a uma cidade é recuperar a sua autoestima. As plantas vão cumprir esse papel e são um passo importante no processo de revitalização do nosso Centro Histórico”Prefeito Sebastião Melo.

A ação não se trata de uma medida definitiva para o local, como explica o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schimer. “Enquanto não tivermos uma definição para o Muro da Mauá, nós vamos revitaliza-lo. É disso que Porto Alegre precisa, de um centro histórico revigorado, bem cuidado, bem iluminado, seguro e com atrativos de diferentes naturezas”, salienta.

Esta é apenas uma das etapas da revitalização realizadas pelo consórcio Sinergy/ HMidia, adotante do espaço pelos próximos dois anos. O projeto prevê ainda abrigos de ônibus mais modernos, iluminação cênica e a instalação de câmeras de segurança ao longo do trecho. “Essa transformação que a população começa a perceber no Muro da Mauá, queremos que se multiplique cada vez mais para deixarmos a nossa Capital uma cidade mais bonita e agradável de viver”, afirma a secretária Municipal de Parcerias, Ana Pellini.

No local, estão previstas ainda sessões com grandes personalidades da música, literatura, esporte, entre outros, um espaço com cascata de água e interatividade com QR codes, os quais trazem informações sobre cada imagem mostrada. “Até o início de novembro, entregaremos para Porto Alegre o muro completamente revitalizado. Também estamos trabalhando internamente com a confecção das demais sessões. Formamos uma curadoria para escolher os artistas, músicos, escritores e personalidades que vão ser homenageados no Muro da Mauá”, enfatiza o diretor da HSQ, Alexandre Quintian, empresa do Grupo HMidia.

Contrapartida – Dos 750 metros, o adotante poderá utilizar 15% da área para identificação da sua marca. Também será permitido o uso no local da frase “Uma empresa parceira de Porto Alegre”. O parceiro adotante poderá, inclusive, utilizar em suas peças publicitárias a frase acompanhada do brasão oficial do Munícipio.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Muro da Mauá, Projeto de Revitalização do Cais Mauá, Revitalização do centro

Tags:, ,

6 respostas

  1. Embelezar esse muro é a mesma coisa que fazer uma harmonização facial da Gretchen. Não tem milagre que salve

    Curtir

  2. Esses arbustos sao bons pra esconder uma mochila roubada ou bolsa, rouba, guarda la e mais tarde pega tudo… a vi isso acontecer em varios bairros e praças.

    Curtir

    • Mentalidade dos anos 60. Tempo dos batedores de carteira. Marginais de hoje em dia não escondem nada. Metem uma arma na cara, levam o que querem e já revendem.

      Curtir

  3. Só maquiagem, tem que tirar o muro!!!!

    Curtir

  4. Gostei. Agora uma reflexão: Coníferas pra embelezar… Isso é uma afronta a mentalidade contra a estética “burguesa” que impera em POA, onde só se planta jerivá… até os túneis verdes são preexistentes a essa onda deletéria de embelezamento na época em que se arborizava pra deixar o ambiente urbano esteticamente mais bonito, com árvores frondosas como jacarandás e qualidade de vida. Suponho que se ficar bom, bonito e aprazível, vão cogitar de fato derrubar o muro rs O muro nunca incomodou pq é feio, agora, se ficar bonito e “a cara da riqueza” o poder público vai querer derrubá-lo. Nesse caso tanto num quanto noutro a cidade ganha.

    Curtir

  5. O único problema que eu vejo é que os podocarpos são muito sensíveis à seca, se não estiver sendo instalado um sistema de irrigação acho difícil eles sobreviverem ao próximo verão…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: