Prefeitura lança licitação para embelezamento e pintura do Mercado Público

Prefeitura vai trabalhar para deixar pontos icônicos da cidade mais bonitos até ano que vem. Foto: Cesar Lopes / PMPA

Foi publicado nesta sexta-feira, dia 20, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) edital para a contratação de empresa ou consórcio para a prestação de serviços de recuperação e pintura das fachadas externas do Mercado Público de Porto Alegre. As tintas utilizadas para a execução dos serviços foram doadas ao município pela empresa Suvinil, através de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias (SMP), em junho de 2021. 

“Com o apoio da iniciativa privada estamos buscando a qualificação dos espaços públicos. A exemplo do Mercado Público, teremos doações para a pintura do Paço Municipal e do Museu Joaquim Felizardo, as quais também serão feitas por grandes parceiros. Estamos trabalhando para deixar pontos icônicos da cidade mais bonitos para os 250 anos de Porto Alegre”, destaca a Secretária Municipal de Parcerias, Ana Pellini.

O processo licitatório para a contratação dos serviços se dará pela modalidade tomada de preços, do tipo menor valor global. O valor estimado para o contrato é de R$ 573 mil. A sessão pública de recebimento e abertura das propostas está marcada para o dia 8 de setembro, às 14h, na Diretoria de Licitações e Contratos da Secretaria Municipal de Administração e Patrimônio (Rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar, sala 301, Centro Histórico, Porto Alegre). O edital pode ser encontrado no site da secretaria da fazenda através desse link

“Esta licitação é destinada à contratação de serviços de recuperação e pintura das fachadas externas do local, respeitando sempre os projetos e memoriais descritivos, demonstrando o comprometimento da gestão com a manutenção da construção original. O edital foi elaborado considerando a importância do Mercado Público como um lugar que acompanhou os principais fatos históricos e políticos de Porto Alegre nos últimos 60 anos”, ressalta o secretário da Administração e Patrimônio, André Barbosa. 

Revitalização – O Mercado Público passará por uma completa remodelação, que consistirá na pintura, na reforma e abertura do segundo piso e na implantação do novo modelo de gestão. A PMPA contratará uma empresa especializada em administração condominial para gerir o dia a dia do espaço e a receita proveniente dos aluguéis será empregada na sua manutenção e em melhorias estruturais. Estão previstas, também, a substituição dos deques e a reativação do chafariz do Largo Glênio Peres.

“São duas grandes notícias: a habilitação da Suvinil na doação das tintas necessárias para a pintura do Mercado Público e a publicação do edital para a contratação da empresa que executará os trabalhos. Isso é emblemático e simboliza o esforço que está sendo realizado para a revitalização da estrutura e de todo o Centro Histórico”, destaca o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Revitalização do centro

Tags:, ,

5 respostas

  1. Toda grande metrópole brasileira tem o seu melhor e seu pior lado. O melhor de Porto Alegre acredito que todo mundo já sabe, mas o que há de pior infelizmente nunca foi difícil de notar também, pelo menos pra quem conhece bem a cidade. Porém considerando as ultimas novidades que venho lendo sobre certas iniciativas, algumas ja em execução e outras até ousadas inclusive(coisa que não se via aqui a muito tempo), é muito satisfatorio e animador ver que a imagem de degradação, desleixo, falta de perspectivas e potencial desperdiçado que sempre foi um retrado do que Porto Alegre mais negligenciou, parece finalmente está virando passado. Espero realmente estar sendo otimista e nao fantasioso, e que a execução e conclusão do que se ve seja a prova disso.

    Curtir

  2. E o projeto da concessao nao vai sair mais?

    Curtir

  3. Super louvável e necessário! A pintura vai valorizar muito o estabelecimento e fica como aquilo da primeira impressão que é a que fica. Agora acreditamos que o ideal é uma reforma completa com uma modernização radical, para transformar o mercado de Porto Alegre e colocá-lo no nível dos melhores mercados públicos do mundo ou ao menos deixá-lo mais com a pegada do mercado municipal de Curitiba, que apesar de ter menos potencial que o da capital gaúcha acaba sendo mais convidativo especialmente por sua organização, estética interna e por oferecer um pool de opções mais completo e atualizado. A reforma também precisa levar em conta o entorno e esse terminal de busão horrendo e enfim os ônibus ao redor do prédio, por favor não dá, porque pode pintar o quanto quiser que a fuligem que sai dos escapamentos dessas joças vai detonando a fachada, ah e os pobres pulmões dos consumidores também ok. Tem de criar uma praça ultra moderna ao redor, de primeira, tem exemplos em Lisboa, Barcelona e outros tantos, e os busões ou vão para um outro ponto ou devem ficar em estação subterrânea com altos filtros de ar e tal. Na real ali já deveria ser a estação central das linhas de metrô de Porto Alegre, que…, parada no tempo não tem e fica só com essas latinhas veias, seus busões pouco confortáveis, limitadamente eficientes e ainda poluentes pra caramba, emitindo gases e mais gases que sujam tanto as fachadas dos prédios e como os pulmões das pessoas, oh pá.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Prefeitura fazendo em 8 meses o que não era feito em 20 anos

    Curtir

    • Mas você sabe que em 20 anos esse projeto político que está aí foi governo…

      Mas enfim, o que precisa de lá urgentemente é lixo refrigerado e uma melhor iluminação. É muito escuro internamente!

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: