A reforma do Viaduto Otávio Rocha, o principal monumento de Porto Alegre, é prometida pelo menos desde 2005, quando chegou a ser aprovado um Fundo Pró-Viaduto, que não saiu do papel.

Nesta terça feira, 31/08, em reunião com os representantes dos permissionários das lojas do Viaduto o secretário Cezar Schirmer, que coordena o projeto de revitalização do Centro Histórico informou que os recursos já éstão garantidos..
A reforma está orçada em R$ 16 milhões e será viabilizada no pacote de financiamentos que a Prefeitura tem com a CAF, banco de fomento latinoamericano.

“Foi animador por um lado, mas foi frustrante por outro”, disse ao JÁ o presidente da Associação Representativa e Cultural dos Comerciantes do Viaduto, Idacir Flores.
“Animador”, explicou, “porque a associação luta há 15 anos pelo projeto”. Frustrante “porque o secretário disse que vão fazer e não fez menção a uma participação nossa”..
O projeto da reforma demandou três anos e está pronto desde 2014. Foi feito pela pela Engeplus Engenharia e Consultoria, ganhadora da licitação.

Uma equipe coordenada pelo Arquiteto e Urbanista Alan Furlan, desenvolveu a proposta, que provavelmente sofrerá adaptações.
“Passaram sete anos, o estado do viaduto se agravou, um novo estudo terá que ser feito”, diz o advogado Felisberto Seabra Luisi, que assessora a associação dos permissionários. Ele lembra que a reforma do Viaduto já teve até verba votada no Orçamento Participativo. “Foi uma iniciativa da associação, que agora está reivindicando participação nesse processo porque a questão do viaduto não é interesse só do governo”.
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Outros assuntos, Restaurações | Reformas, Revitalização do centro
Lindo o projeto , porem infelizmente não durara muito , pois o pessoal costuma a pinchar as paredes , ou depredando os locais públicos ;sem contar os indigentes que acabam fazendo suas necessidades nesses locais públicos.
CurtirCurtir
tomara que saia do papel!
Ja li reportagem sobre muitos permissionarios estarem inadimplentes, so que isso faz alguns anos e nao quer dizer que nao tenham se adequado até hoje
.
nao encontrei agora a reportagem, se alguem puder/quiser ajudar a pesquisar o assunto e dividir aqui eu agradeço.
CurtirCurtir
Muito boa a reforma! Mas acredito que uma revitalização completa deveria incluir outros atrativos ao viaduto em relação ao que se tem hoje. Infelizemente, chaveiros e tabacarias não atraem tanto público. Em 10 ou 15 anos a situação estará novamente igual a de hoje.
CurtirCurtir
Eu lembro que tinha nesse viaduto (não sei se tem ainda) uma lancheria que servia o Pancho, aquele sanduiche de origem uruguaia, algo que não é muito comum de se encontrar comparado aos lanches populares aqui. “Ah mas o que tem a ver?” acredito que se pudesse ter mais estabelecimentos diferenciados com produtos diferenciados como acontece no mercado publico por exemplo, seria um ponto forte que integraria ainda mais o viaduto as demais opções turísticas na cidade.
CurtirCurtir
Né? Ali era pra ter vários restaurantes e bares de qualidade
CurtirCurtir
A associação de permissionárias está louca pra melar o projeto e assegurar mais 3 anos de demora na reforma do local.
No pasarán! Vamos tocar essa obra adiante, prefeitura.
CurtirCurtir
Hoje mais do que se entebde porque porto alegre estava atrasada, associações, permissionarios, caranguejos que nao querem evolução, querem viver na sua lunha de conforto nos seus feudos e pouco se lixam para a população e seus cidadãos que querem um serviço de excelência e desenvolvimento. LAMENTO, mas acabou esse era…Porto Alegre vai desenvolver e não tem mais volta. Fala do permissionário é patética
CurtirCurtir
Tomara que finalmente aconteça! Estamos na torcida total. E que tal reforma seja feita com alto padrão de qualidade! Se assim for, será incrível e Porto Alegre terá uma baita atração, posto que esse viaduto com essas arcadas é único no Brasil e meio que raro em termos mundiais. Em verdade é muito especial! Apenas como está ainda no padrão brasileiro de não-conservação dos bens arquitetônico-históricos, como o vemos largado, cinzento e detonado, não temos como perceber o que ele realmente é. Reformado vai se destacar demais e dar aquele UP show na área central da capital gaúcha, com certeza!
CurtirCurtir