Pintura do Viaduto Otávio Rocha faz parte das intervenções de emergência no Centro Histórico

Quem passou pelo Viaduto Otávio Rocha não deixou de notar funcionários da Prefeitura limpando um dos símbolos do centro histórico de Porto Alegre.

Dez funcionários realizam serviço de limpeza no Viaduto Otávio Rocha. Fotos: Ramiro Furquim

Os trabalhos, iniciados na quarta-feira, prosseguirão por 60 dias, executados pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR), equipe de pronta resposta do projeto Centro+,  que efetua reparos e a manutenção diária no Centro Histórico da Capital.

Para o serviço não houve aporte de recursos extras, só direcionamento de material já existente no estoque da Prefeitura.

Serão retirados cartazes do viaduto e das escadarias e removidas as pichações.

Ainda na quarta-feira, 15, foram realizados os testes com as tonalidades de tintas na estrutura. Num primeiro momento, as pichações serão cobertas. Após esse processo, a pintura receberá uma nova camada..

A iniciativa ainda não é  revitalização da estrutura alertou o secretário  Cezar Schirmer, o prefeito do Centro : “Efetuamos serviços semelhantes na Travessa Mário Cinco Paus, no Mercado Público e no Paço Municipal. Agora damos mais um passo em direção ao Centro Histórico que a comunidade merece, atuando em uma das mais importantes obras arquitetônicas do nosso Estado”.

Ao todo, dez pessoas trabalharão no viaduto, entre servidores da prefeitura, trabalhadores da empresa de zeladoria contratada pelo Município e apenados que desenvolvem atividades laborais em troca da remissão de pena.

Jornal Já



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restaurações | Reformas, Revitalização do centro

Tags:

21 respostas

  1. Acho que devemos entender que esta pintura é um paliativo até que a restauração aconteça realmente e para que se comemore os 250 aninhos de POA em condições mais adequadas. Pior é como está, todo sujo, pichado, com limo e mofo.
    Ok, não se pinta aquele tipo de superfície, mas quando acontecer a restauração pra valer, aquilo tudo, pintado ou com a sujeira a qual se encontra, será removido de qualquer forma, haja vista que todo o reboco deverá ser refeito por ocasião dos trabalhos de restauração, que devem ser bem profundos e estruturantes.
    Por ora tá valendo, mas que não fique só nisso até o aniver de 270 anos da cidade.

    Curtir

  2. Enquanto o porto-alegrense não abrir mão dessa mania de polemizar, esse vício tão daninho de ficar criando polêmica em tudo sempre, a cidade ficará empacada, as oportunidades passando e as coisas só se degradando, e consequentemente seus habitantes vivendo mal, não tão bem quanto poderiam!
    Pelos comentários de repente alguém prefere o incrível trabalho dos pichadores, né? Por favor! Viva a ação da prefeitura de limpar, de trazer o belo à tona. Meu, é só uma prova do que pode ser! Super válida! Depois as pessoas simplesmente terão de exigir que se faça a reforma dentro dos padrões mais apurados, que esse monumental viaduto, ícone total, necessita. Muitos cidadãos de Porto Alegre têm abrir mão desse excesso de espírito crítico (CRICA), superar esse hábito para poderem evoluir e serem mais positivos, inspirados, atuantes de verdade e confiantes de que a sua, a nossa cidade, merece e pode ser sim um lugar muito mas muito melhor! Esse viaduto é incrível e sigamos apoiando essa gestão que é aquela que está fazendo ok, e merece ser apoiada! As pessoas gostam do habitual e a mudança traz no fundo uma instabilidade, tipo um medo, mas gente uma cidade limpa e linda vai ser algo muito melhor e que se poderá usufruir tornar os dias mais leves e potencializar uma relação mais prazerosa com o lugar aonde se vive, então avante!

    Curtir

    • Não tem nada a ver. O que se está fazendo é para inglês ver. Pintaram sobre uma superfície porosa, entranhada de fuligem dos carros. Nem lavaram as paredes antes de pintar. O bem é tombado. Essa pintura terá que ser removida e só irá atrasar a verdadeira restauração. Uma vitória da burrice que tem como origem o desprezo pela ciência, pelo conhecimento. Com todo respeito mas pegam um vendedor de frutas e colocam para tomar decisões sérias e dá nisso: dinheiro público em kit covid ineficaz, dinheiro público em danificação do patrimônio cultural. Melo simboliza a vitória do autoritarismo e da ignorância sobre o conhecimento. Falta iluminismo! Falta valorização do conhecimento!

      Essa pintura criminosa é simbolica dos danos do populismo somado ao autoritarismo. Bolsonarimo na sua essência.

      Curtir

  3. PARABÉNS realmente a cada dia que passa , agente vê as melhorias, muito bonito….. A ORLA, O LAGO dos AÇORIANOS, agora o VIADUTO….e outros..
    Sinceramente …sempre passei por esses locais….e ficava apreensivo …..sujeiras….mau cheiros… falta de segurança.segurança..!!

    Hoje posso ir fazer atividades físicas…. levar visitas de outras cidades ….para passear ..conhecer a ORLA..etc.

    Muito bom…..a cidade ESTÁ MUITO BONITA …!!!!

    PARABÉNS !!!

    Curtir

    • PARABÉNS! Sua empolgação contagia. Noto que você está vibrando com essa realidade em uma frequência elevada bacana e é isso aí, um caminho sem volta que a cidade de Porto Alegre passou a fazer com mais limpeza, organização, beleza, segurança, porque sim ela pode! E há tanto ainda a ser feito, e essa cidade ainda pode ficar tão melhor e quem sabe ser uma das melhores do país (sobra potencial!) e talvez até destaque no mundo, porque não!? Chega de viver de lamúrias e críticas e felizmente a proporção está se invertendo e temos mais pessoas cada vez mais empolgadas com mente arejada e o desejo de ver as coisas boas acontecendo em Porto Alegre, sem perda de tempo com polêmicas inúteis e brigaiadas cujos reais motivos são interesses outros. Agora um novo bom tempo se está vivendo e que prevaleça o bem da cidade e o bem-estar dos cidadãos!

      Curtir

      • O que você falou não tem nada haver, o Porto-Alegrense gosta de sua cidade preservada e prefere que não façam nada a fazer algo feio.
        MAS POR FAVOR, SÓ NÃO VÁ VIBRAR NA FREQUÊNCIA DOS JERIVÁS!

        Curtir

  4. Acompanho esse blog há mais de 10 anos e não entendo porque só conseguimos fazer comentários negativos.

    Precisamos respeitar cada fase que a nossa cidade vive, mesmo sendo a passos lentos.
    Deixem de se comparar com outras cidades, ao contrário, se inspirem.

    Vamos fazer o melhor para a nossa comunidade, façam comentários construtivos. Inspire e engaje.

    Ajudem as pessoas a sentirem amor e carinho pelo ambiente que vivem, não cultivem o olhar pessimista no teu vizinho.

    No momento em que temos gratidão pelo o que temos, o cuidado e a atenção pelos detalhes estará no olhar de todos.

    Todos nós moramos aqui, vamos passar a vida inteira reclamando do lugar em que vivemos?
    Essa cidade precisa de reforma de espaços públicos e de mentalidade!

    Curtir

    • Sim, precisamos reformas, muitas reformas, não gambiarras.

      Curtir

      • Os caras aplicaram tinta acrílica em uma superfície porosa, Cimex, é a mesma coisa que pintar uma mármore travertino bruto. É a mesma coisa de você ir a um dermato e ele aplicar ácido sulfurico no seu rosto.

        Tem que pesquisar as coisas antes de sair jogando tinta, tinta que foi jogada sobre sujeira, porque eles nem lavaram a construção, desvairados!

        Curtir

    • PARABÉNS! No fundo o x da questão é questão de mentalidade mesmo. Desde daquela pessoa que é crica e vive de reclamação e nada faz de positivo, ou daquele cidadão inútil que não zela pelo espaço público, joga lixo no chão, picha, essas coisas. Mas da minha parte lhe digo que fico ultra contente de perceber que pessoas como você e outras mais cada vez mais estão sentindo que a maneira antiga, pessimista, hiper crítica e nada propositiva, não serve e é o quê leva (levava) a cidade de Porto Alegre a um estado lastimável. Já pessoas com nova mentalidade agora vão se somando, são diferentes, diferenciadas, gostam de verdade da cidade e tem o desejo real de vê-la melhor, partindo para a ação e a colaboração, atitude, união de forças e apoio a ações concretas positivas.
      Porto Alegre tem um potencial absurdo e está mudando graças a cidadãos como tu, mudando tri para melhor e meu amigo, ninguém mais pode impedir esse movimento, essa reconquista e recomposição da beleza, da organização, da limpeza, enfim da cidade melhor e boa para se viver que Porto Alegre pode e vai caminhando a passos que vão se acelerando, para ser.

      Curtir

  5. Gente, não se pinta por cima do fulget!

    Restauro é algo complicado, e necessita de técnicos especialistas da área. Qualquerpessoa que conhece o mínimo sobre restauro não faria isso, existem técnicas corretas para cada revestimento, não pode sair fazendo o que quiser.

    Não estou dizendo para deixar como está, pelo contrário, estou dizendo que devem fazer um serviço sério com nosso dinheiro.

    Curtir

  6. Aqui está uma notícia do IPHAE do que vai ter que ser feito para verem que não estou mentindo:

    http://www.iphae.rs.gov.br/Main.php?do=noticiasDetalhesAc&item=55200

    Basicamente vão ter que retirar toda a tinta que esta sendo colocada agora com jateamento de gelo seco. Pelo tamanho do viaduto estamos falando de algumas centenas de milhares de reais a mais.

    Mas é dinheiro público né. Ninguém liga mesmo.

    Curtir

  7. A restauração será mais cara porque vão ter que remover a tinta que esta sendo colocada sobre o revestimento de Cirex. O que esta sendo feito é mais danoso ao viaduto que qualquer pixação que esse bem já sofreu. Basicamente estão pixando 100% do viaduto, so que com um “spay” cor cinza.

    Curtir

  8. Eu acho uma coisa interessante, falam que o transporte público está falido e bla bla bla, na foto consta uma parada de ônibus (tosca), e se andarmos pela cidade, as paradas parecem mais estruturas da idade média, sujas, pichadas, fedorentas, sem iluminação. Alguém me responde: Qual cliente vai utilizar um sistema que trata o cliente dessa forma? Quando será feita uma licitação para troca de TODAS as paradas de ônibus. Fala aqui um cidadão que graças a Deus não utiliza o transporte público, e que considera o maior desrespeito aos cidadãos de POA.

    Curtir

  9. pintar deveria ser a ultima coisa de uma revitalização, ja que é algo tão demorado que picharão inumeras vezes até a conclusão.
    Deveriam ocupar a rua para eventos, usando as escadarias do viaduto para a plateia.

    Curtir

  10. Não consigo entender por que a Prefeitura não pune quem cola cartazes nos espaços públicos, sendo que o contato/endereço dessas pessoas muitas vezes já está no próprio cartaz.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: