Começa a recuperação das calçadas do Centro Histórico

Porto Alegre, RS – 05/10/2021: Inicio dos trabalhos de manutenção das calçadas do Centro Histórico. Foto: Marcelo Noms/SMSURB PMPA

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) iniciou nessa segunda-feira, 4, os trabalhos de recuperação das calçadas do Centro Histórico da Capital, que integram o programa Centro+.
  
O início dos serviços ocorreu em frente ao Chalé da Praça XV, com a recolocação de pedras soltas e a reposição de outras faltantes nos calçamentos em basalto regular e pedras portuguesas. Os trabalhos devem ter a duração de aproximadamente dez dias, podendo ser prorrogados conforme a previsão do tempo.   

O titular da Smsurb, Marcos Felipi Garcia, esteve no local vistoriando o serviço. “Este é um importante trabalho que faz parte da ação Centro+. Seguimos agindo com foco na zeladoria da cidade, oferecendo melhor trafegabilidade e segurança para as pessoas”, concluiu.

As equipes da secretaria também realizaram a manutenção do calçamento em basalto regular, colocação de piso tátil de alerta e direcional nas paradas de ônibus da av. Aureliano Figueiredo Pinto, que deve ter a duração de aproximadamente 15 dias, podendo ser prorrogada conforme a previsão do tempo.   

Dentro do escopo do Centro+, programa de revitalização do Centro Histórico da Prefeitura de Porto Alegre, melhorar as calçadas é considerado prioridade, pois se trata de uma das principais demandas da comunidade e dos cidadãos que se deslocam pelo Centro Histórico em busca do comércio ou de serviços. Para o secretário Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, coordenador do programa, o trabalho a ser executado pela Smsurb proporcionará uma resposta rápida e qualificada. “É necessário agir agora, melhorando as condições das calçadas em uma das regiões de maior circulação de pessoas da Capital. Temos projetos, como a obra do Quadrilátero Central, que são intervenções de maior porte, mas que serão executados em médio prazo. Dessa forma, atuar em diversas frentes é necessário e estratégico para a recuperação da região”, avalia.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Revitalização do centro

Tags:,

6 respostas

  1. Concordo com o que foi colocado aqui, acredito que no Centro a Prefeitura deveria assumir as calçadas e refazer tudo! Prevendo canteiros para paisagismo, mobiliário urbano moderno e materiais de qualidade no piso.
    Com certeza já daria uma outra cara pro bairro.

    Curtir

  2. Sera q vao fazer direito ou só arrumar as pedras soltas e mandar cimento no que falta de peças?

    Curtir

  3. O centro ta precisando muito de uma revitalização!!!!!

    Curtir

  4. Excelente! É raro a prefeitura se responsabilizar por alguma calçada. Até hoje não entendo porque as ruas são da responsabilidade da prefeitura e as calçadas, que é de uso geral, é da responsabilidade do imóvel junto a ela.

    Curtir

  5. Achamos bastante válido e isso mostra a postura da prefeitura, que aplaudimos, de querer revalorizar a cidade e seu centro histórico, agora… o ideal é avançar para que a maioria dessas calçadas seja totalmente refeita com uma outra tipologia de materiais que sejam mais refinados, na forma de um pavimento que conjugue tanto maior durabilidade quanto um nível estético melhor, e daí o centro por si só já começa a ficar com outra cara, no caso bem mais convidativa e estimulante.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: