Prefeitura de Porto Alegre elabora plano para retirar camelôs das ruas do Centro Histórico

Ação emergencial deve ser detalhada na semana que vem. (Foto: Marcello Campos/O Sul)

Problema com implicações econômicas e urbanísticas que já perdura há anos em Porto Alegre, o número crescente de vendedores ambulantes no Centro Histórico motivou, nesta segunda-feira (25), uma reunião na sede da prefeitura. Participaram do encontro representantes do Executivo, proprietários de estabelecimentos formais e camelôs.

Na pauta da administração municipal está a elaboração de uma estratégia que viabilize tanto a retirada quanto a recolocação dos trabalhadores da categoria em outro local – ou locais. Ainda não há definição de como isso será feito e quais os possíveis novos endereços.

“Além de operações de fiscalização, também serão desenvolvidas iniciativas de auxílio a essas pessoas, a fim de inseri-las no mercado formal ou capacitá-las para a estruturação de seus negócios”, ressalta a prefeitura. “Dentre as possibilidades a serem oferecidas estão o acesso a microcrédito.”

Para coordenar essas ações, o prefeito Sebastião Melo designou o titular da Secretaria do Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, para elaborar uma proposta em caráter emergencial. Ficou então acertado que os detalhes dessa primeira ação serão divulgados na semana que vem.

Também fazem parte do esforço as pastas municipais de Desenvolvimento Social, Segurança, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Governança Local e Coordenação Política.

Em breve, a área central da capital gaúcha deve passar por obras estruturais de grande impacto. Isso inclui a substituição das redes de água do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). Além disso, está prevista a revitalização do chamado “Quadrilátero Central”, que tem como epicentro a Esquina Democrática.

O SUL



Categorias:Revitalização do centro

Tags:, ,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: