Prefeitura recebe quatro propostas de estudo para uma marina pública na Orla do Guaíba

Projetos são para o trecho 2 da Orla, que fica localizado entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio. Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Parcerias, recebeu quatro propostas de estudos para implantação, gestão, operação e manutenção da marina pública do trecho 2 do Parque Urbano da Orla do Guaíba. O prazo de envio das manifestações de interesse foi encerrado nesta sexta-feira, 12.

O aviso foi publicado na edição do dia 13 de outubro do Diário Oficial de Porto Alegre (DOPA), por intermédio de Proposta de Manifestação de Interesse (PMI), cujo propósito foi obter estudos de engenharia, arquitetura e impacto urbanístico, resultando em uma maior visibilidade turística para a cidade, além de mais espaços de qualidade e de atividades náuticas para a população.

Com 134,4 mil metros quadrados e 850 metros de extensão, o trecho 2 da Orla fica localizada entre a Rótula das Cuias e o Arroio Dilúvio e apresenta condições para um elemento âncora que dê sustentabilidade econômica a marina da Orla e demais atividades acessórias para o funcionamento. “A marina pública é um sonho antigo dos porto-alegrenses e, agora, começa a ser viabilizado através da apresentação dessas propostas”, afirmou a secretária de Parcerias, Ana Pellini.

Os estudos recebidos não geram custo para o Executivo Municipal, pois são pagos pelo vencedor da concessão. Agora, a secretaria de Parcerias vai analisar toda a documentação dos grupos que apresentaram propostas, acerca das especificações do edital e a partir da aprovação, as empresas terão 90 dias para desenvolver os estudos.

Os grupos que apresentaram propostas

Grupo 1: IN Poa e LM Geradores

Grupo 2: Cheetah Consultoria Empresarial LTDA, Photo Arquitetura Eireli, PierBrasil Engenharia e Soluções Tecnológicas LTDA, Arvut Meio Ambiente Ltda e Empresa Superfície Engenharia LTDA-ME

Grupo 3: Construtora Pelotense LTDA e RGS Engenharia S.A

Grupo 4: TGS Eventos

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:ORLA, Trecho 2 da Orla

Tags:, ,

10 respostas

  1. Finalmente se ouve manifestações positivas e propositivas aqui neste espaços. Bem diferente dalguns anos atrás, quando só se via brigas e xingamentos chulos, revelando um ranço ideológico com aqueles que pensam numa cidade melhor equipada. Tomara este clima se materialize logo nos nossos espaços mais significativos. Abraços!!

    Curtir

  2. Falando em projetos e interesse, que fim levou a licitação das paradas de ônibus? A primeira, na final da gestão Marchezan, teve problemas. Depois, nunca mais se falou. Vai dar um ano e nada.

    Curtir

  3. Aventou-se a instalação de roda-gigante, mas eu acho que isto já está bem comum.
    Poderiam investir em uma torre (tipo a de Curitiba) com área para visitação e outra área para restaurante giratório. Imaginem pessoas sentadas à mesa contemplando toda aquela vista espetacular, a uns 100m de altura. Seria sucesso garantido!

    Curtir

    • Vai ser construída a roda gigante, no parque da Harmonia. Inauguração em 2024.

      Curtir

    • Acho que falta na Orla algo um pouco mais interativo, como um museu de ciências e tecnologia, onde geralmente as pessoas podem interagir com os experimentos. Um prédio moderno e que por si só já fosse um atrativo, seria legal. Exemplos não faltam no mundo, como o MAAT em Lisboa e o Cidade das Artes e da Ciência em Valência.

      Curtir

      • Ótima ideia, Pedro. Mas acho que esse prédio moderno poderia ser construído em outros locais como Cais do Porto, em estacionamento ao lado do Memorial Carlos Prestes ou nas áreas da orla ocupadas pelos clubes de futebol (já passou da hora de devolverem estas áreas). No trecho 2 da Orla, creio que será melhor uma marina pública com restaurantes e um mirante.

        Curtir

      • Já temos o museu de ciências da PUC, bem interativo. Prefiro um aquário, ao molde daquele de Lisboa, ainda que também esteja se tornando algo meio repetitivo nas orlas das grandes capitais.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: