Aberto edital para pintura e restauro da fachada externa do Mercado Público de Porto Alegre

Mercado Público foi inaugurado em 3 de outubro de 1869.
Foto: Alex Rocha/PMPA

A prefeitura publicou nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial de Porto Alegre, edital para contratação de serviços de recuperação e pintura da fachada externa do Mercado Público. A licitação é na modalidade tomada de preços, do tipo menor valor global e tem orçamento estimado em R$ 1.100.044,36.

A sessão pública para recebimento das propostas ocorre no dia 6 de dezembro, às 10h, na Sala de Licitações da Secretaria de Administração e Patrimônio (rua Siqueira Campos, 1300, 3º andar, sala 301, Centro Histórico). “A revitalização do Mercado Público é uma das prioridades da gestão. Queremos que os porto-alegrenses tenham orgulho de sua história e de seu patrimônio. Não medimos esforços para lançar o processo licitatório o mais breve possível”, afirma o secretário municipal de Administração e Patrimônio, André Barbosa.

O projeto consiste na recuperação e pintura das paredes externas do Mercado, respeitando os projetos e memoriais descritivos. O prazo de execução é de sete meses a contar da ordem de início de obras. As tintas foram doadas ao município pela Suvinil, por meio de chamamento público aberto pela Secretaria Municipal de Parcerias, em junho de 2021. Após análises e realização de testes de tonalidade, a empresa constatou que a cor original poderá ser mantida. “Com o apoio da iniciativa privada estamos buscando a qualificação dos espaços públicos. A exemplo do Mercado Público, teremos doações para a pintura do Paço Municipal e do Museu Joaquim Felizardo”, destaca a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini.

Revitalização

A revitalização do Mercado Público prevê recuperação e pintura da fachada externa. Haverá a reabertura do segundo andar e a contratação de empresa especializada em administração predial para gerir o local. A receita proveniente dos aluguéis deverá ser utilizada na manutenção do próprio espaço e em melhorias estruturais. Estão previstas, também, a substituição dos deques e a reativação do chafariz do Largo Glênio Peres, conforme a prefeitura.

Jornal O Sul



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restaurações | Reformas, Revitalização do centro

Tags:

5 respostas

  1. Ainda sonho em ver o Mercado Público com uma bela praça verde e florida ao lado (no lugar daquele terminal de ônibus). Os ônibus poderiam ter apenas uma parada na Mauá e outra na Siqueira, com o deslocamento do terminal lá para perto do gasômetro ou da câmara de vereadores. O centro tem que ser mais agradável. A reforma que fizeram ao redor do chalé já está degradada. Fizeram tão mal feito. E o chafariz no chão? Alguém já o viu ligado novamente? Quando vou passear pela Serra Gaúcha sempre me encanto com os centros das cidades, bem arborizados, bem floridos…não parece o mesmo estado. Por que o mercado público não é cercado de canteiros de flores? Ou flores penduradas nas paredes internas do mercado público?

    Curtir

    • Marquesan quis privatizar e os “donos” do mercado surtaram, o problema é que os permissionários são intocáveis não sei por qual motivo e não há evolução em nada no mercado, tem que tirar o pessoal da zona de conforto, aposto que ia melhorar.

      Curtir

    • Sua opinião e visão são acertadíssimas, com certeza retirar aquele terminal dali e reconfigurar o espaço como uma bela praça moderna e bem estruturada seria ótimo e traria ganhos para os moradores da cidade que poderiam usufruir de um espaço qualificado para relaxar, e de fato a região e o cenário paisagístico do mercado melhoria por demais, e além disso a própria conservação do edifício seria favorecida porque não haveria tanta fuligem/mugre se acumulando na fachada e que é gerada principalmente pelos escapamentos dos ônibus, além disso os pulmões dos cidadãos também agradeceriam muito.
      Quanto a fonte, meu, aquilo ali não dá. Foi feito algo muito medíocre em termos de fonte luminosa algo amador e tacanha, chega a ser patético e era tão chulé que logo deixou de funcionar. Então… a meu ver sim, ficaria muito bom uma fonte luminosa de piso ali por aquela área, mas desde que (re) feita dentro de outro padrão, algo mara como existe em vários lugares do mundo e te sugiro dar uma olhada nessa tão bacana da Cidade do México. https://www.youtube.com/watch?v=JsZOps1YCC4

      Curtir

    • Eu concordo que aquele ponto de ônibus do mercado é horroroso.

      No entanto, não adianta mover o terminal pra longe do local onde as pessoas querem ir e “substituir por uma parada”. Essa parada vai continuar tendo dezenas de linhas diferentes passando, e isso vai gerar caos e demora no embarque, pois cada passageiro quer embarcar em um ônibus específico.

      A única solução é um sistema de BRT que consiga reduzir o número de linhas distintas circulando no centro. O ideal seria uma linha troncal por eixo viário, com terminais para o transbordo LONGE do centro. E por LONGE eu falo longe de verdade: no mínimo pra lá da segunda perimetral.

      Dá pra resolver essa cidade com algumas poucas adaptações de estruturas que JÁ EXISTEM.

      Nós JÁ TEMOS os corredores de ônibus com geometria suficiente em quase todos os eixos relevantes, pendente apenas melhorar as estações.

      Nós JÁ TEMOS vários terminais espalhados pela cidade que poderiam ser reorganizados para suportar transbordo rápido e seguro.

      Ou seja, é relativamente pouco investimento de capital. Não precisa fazer quase nada de desapropriação, não precisa cavar um mega túnel, não precisa construir mega viadutos, nada. Dá pra resolver com algumas reforminhas básicas, coisa que qualquer gestor competente e um pinguinho de vontade política consegue fazer isso em menos de quatro anos tranquilamente.

      Ou seja, nunca vai acontecer.

      Curtir

    • Precisaria de um bom trabalho de revitalização, urbanização e paisagismo ali, ao lado do Mercado, e também no Largo Zumbi dos Palmares (Largo da Epatur). Inadmissível que dois pontos centrais, tão bem localizados, estejam largados e sem qualquer atrativo.

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: