Centro Histórico ganha Muro da Mauá mais bonito e revitalizado

Revitalização é mais uma ação para embelezar o Centro da Capital
Foto: Mateus Raugust/PMPA

Foram concluídas as obras de revitalização do Muro da Avenida Mauá, um dos símbolos de Porto Alegre. O muro, que tem 750 metros de extensão, fica localizado entre a Secretaria Estadual da Fazenda e as proximidades do Gasômetro. A ação é mais uma que contribuiu para o projeto de embelezar e devolver o Centro Histórico à população. A transformação do espaço já vem ocorrendo desde agosto de 2021. A solenidade de entrega ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira (19), com a presença do prefeito Sebastião Melo e demais autoridades do poder público e convidados.

“Uma ação para elevar a auto-estima da cidade. O novo muro da Mauá dá uma nova cara para o Centro Histórico. E sem gastar um centavo de dinheiro público. Temos mais um espaço revitalizado. Outros mais virão e, assim, vamos tornando a área central mais atrativa e mais bonita” – Prefeito Sebastião Melo.

As empresas Sinergy e Hmídia foram escolhidas por meio de chamamento público. Em contrapartida, os adotantes têm até 15% dos 750 metros da área utilizada para identificação da marca dos parceiros. A adoção terá duração de dois anos, prorrogáveis por mais dois anos. A secretária de Parcerias, Ana Pellini, destacou as vantagens das melhorias do espaço. “O muro revitalizado representa a cidade que queremos: limpa, bonita, respeitando nossas obras de arte, nossa história e nossa vocação de aproximarmos do Guaíba”, afirma.

A maior parte da estrutura do muro está repaginada, com cascata D´água, instalação de jardim vertical, iluminação cênica e cinco abrigos de ônibus com teto translúcido, bancos de madeira, espaço para interatividade com QR Codes e mais de dez painéis artísticos contando curiosidades e registros históricos sobre a fundação do “Porto dos Casais”. Além disso, foi realizada melhorias em uma pequena praça antes do início do muro, com bancos e flores.

“Estamos muito felizes com a entrega antecipada do nosso muro. É um painel diferente de todos os outros veículos de mídia. Ele mistura história, cultura, arte e publicidade respeitosa, homenageando os 250 anos de Porto Alegre. É um orgulho ter feito parte dessa obra icônica.”, comemorou Eduardo Ferreira, diretor da Sinergy.

Prefeitura de Porto Alegre

Fotos tiradas hoje de um leitor do Blog (Jair Oliveira):



Categorias:250 anos de Porto Alegre, Muro da Mauá

Tags:

11 respostas

  1. A prefeitura de Porto Alegre me parece apressada para fazer diversos projetos, mas muitos acabam sendo feitos com matérias de baixa resistência..até mesmo madeira…Em 3 anos já está estragando…melhor irem com mais calma visando algo duradouro para a cidade…

    Curtir

  2. É a mesma coisa de você ter um tumor no rosto e ao invés de remover com cirurgia você passar purpurina, maquiagem nele na esperança que alguém diga: esse é o tumor maligno mais bonito do mundo.

    Curtir

  3. Continuo acreditando que o muro indo ao chão será melhor para cidade, mas essa intervenção já ajudou e muito a tornar aquela parte do centro mais atrativa, parabéns ao prefeito e aos envolvidos.

    Curtir

  4. Esse muro deveria era ser derrubado.

    Curtir

  5. Gente aquilo ali à noite está espetacular!

    Curtir

    • Semana passada fui ver a ultima parte da orla que foi liberada e fiquei surpreso quando vi o muro iluminado, e’ uma “maquiagem” mas ja’ deu vida. O outro lado ainda esta’ “fanstasmagorico”, o ideal e’ derrubar o muro mesmo e desenvolver algo na area pois so’ tem movimento de dia. Fica o video do trecho: https://youtu.be/hCY2CBXTqkw

      Curtir

      • “O outro lado ainda esta fantasmagórico” Exatamente! Aqueles prédios-garagem são horríveis. POA precisa de prédios residenciais para dar mais vida ao centro. Muitas empresas estão saindo do centro e se mudando para Carlos Gomes, por exemplo, e a área central está cada vez mais abandonada. Acho importante que a prefeitura siga com seu plano de atrair moradores para o centro. Tem que haver incentivo financeiro/fiscal para demolir prédios antigos e reformar prédios comerciais transformando-os em residenciais.

        Curtir

  6. Impressionante como a cidade vem mudando pra melhor, poa é uma cidade linda, porem por anos mal cuidada, mal tratada, com a populacao com baixa estima. Estou muito feliz com essa virada de chave da cidade e principalmente da população. Tenho certeza que no médio prazo poa será uma cidade turística.

    Curtir

    • Com certeza! Quanta melhoria e quanto potencial ainda a ser explorado! O quê já foi feito, aleluia, deixa a certeza de que sim Porto Alegre é um lugar super especial, uma cidade que apenas precisa de cuidados e capricho, ou seja, sendo feito isso, a cidade brilha! Esse ano em outubro pude dar uma passada aí e fui em alguns lugares muito show como o Boulevard Laçador com aquela experiência incrível das aeronaves ali passando rente, meu que fantástico e único, e pude também ir no Cais Embarcadero, aonde fiquei em um dos bares com um ambiente nível internacional real de climatização, sonorização, decoração, atendimento, experiência gastronômica, enfim tudo de bom, e com uma vista fenomenal do PÔR-DO-SOL que nos brindou naquele fim de tarde mágico! Nem sei dizer o que senti de tão mara. Que experiência fantástica de algo tão singular, que é total de POA! Queremos ver mais coisas boas, como um salto na qualidade do paisagismo com os funcionários da prefeitura estudando se aprimorando em cidades com know how nessa área; queremos ver um mirante moderno de primeira no Morro Santa Teresa, ou outro ponto com vista panorâmica privilegiada; queremos por demais o Cais Mauá completo e aberto como o único lugar de entretenimento, lazer, gastronomia, que nas Américas possa rivalizar com o Puerto Madero; queremos ver novas paradas de ônibus (equipamentos públicos em geral) com design e funcionalidade de excelência e não o horror detonado de hoje em dia; queremos ver a Zona Sul ser melhor trabalhada, cara Guarujá especialmente que é um lugar com potencial absurdo, mas que… Enfim, estamos super felizes com o avanço de Porto Alegre, confiantes de que não há mais margem para o retrocesso, porque sim e graças sejam dadas, já há uma massa crítica importante sedimentada de gente que quer as coisas bonitas e bem feitas e só rejeita a chinelice e o culto à ruínas e esculhambação de outrora. Agora é só continuar avançando, mais e mais! Abraço!

      Curtir

      • Especificamente quanto ao Guarujá, a Prefeitura já fez uma bela reforma na orla há uns dois ou três anos atrás. Há churrasqueiras com quiosques cobertos, banheiros limpos e uma bela área esportiva. Nos fins de semana e feriados está bem movimentado por lá, e nada foi depredado desde então. Agora a prefeitura está reformando o calçadão de Ipanema.

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: