Fraport Brasil investe em obras de responsabilidade socioambiental

Três novos projetos geram resultados positivos para a sociedade

Obras da RESA (área de segurança da cabeceira 29) Divulgação Fraport Brasil

Presente e atuante na sociedade gaúcha desde janeiro de 2018, quando assumiu a operação do Aeroporto de Porto Alegre, a Fraport Brasil – Porto Alegre entrega no dia 17/12 as instalações da Escola Marista de Educação Infantil Cézar Busatto. O local faz parte das obras de melhoria e infraestrutura do Loteamento Irmãos Maristas e visa contribuir com um ambiente seguro e de qualidade para o cuidado das crianças da comunidade.

Desde 2018 a Empresa dialoga com a Prefeitura de Porto Alegre para se inteirar do projeto e entender as necessidades e complexidades deste empreendimento. A obra desta escola já havia sido iniciada, porém, não havia sido finalizada. A Fraport Brasil, ficou responsável pela reforma da estrutura existente e ampliação do prédio, organização dos ambientes e aquisição de mobiliário. Também realizou uma avaliação do memorial descritivo com o objetivo de avaliar se o projeto e edificação inicial atendiam as normas técnicas e de segurança vigentes.

Para a construção da creche foi seguido o Projeto-padrão Proinfância Tipo C, elaborado pelo FNDE (Fundo de Desenvolvimento da Educação). Na reforma do prédio existente no local, foi realizada a instalação de nova cobertura, revestimentos e fechamentos dos ambientes. Na ampliação, foi elaborado projeto de infraestrutura completa. Além disso, foi o preparado um Databook (manual do proprietário) a ser entregue aos gestores do local.

“O primeiro passo foi a avaliação técnica da estrutura existente e estudo do projeto-padrão. Ao construir um equipamento deste tipo, que será entregue a terceiros, deve-se levar em consideração além da escolha de materiais e técnicas utilizadas, também o custo e plano de manutenção. O objetivo é entregar uma escola funcional, de qualidade e não onerosa do ponto de vista da manutenção predial”, explica Airina Ribas, gerente de infraestrutura da Fraport Brasil.

A instituição tem 700 m² de área construída (530 m² de reforma + 170 m² de ampliação) e capacidade para atender 120 crianças em dois turnos, ou 60 no período integral, de 0 a 5 anos e 11 meses. A expectativa é que funcione por no mínimo 10 horas por dia.

O local possui:

– Playground ao ar livre, dois pátios cobertos e seis solários.

– Sala multiuso e de informática e duas salas de atividades.

– Sala creche I com ambiente para repouso e banho conjugado, sala creche II, sala creche III e sala pré-escola.

– Refeitório para as crianças.

– Sanitário feminino, masculino e PCD.

– Sala de administração, sala de professores e copa exclusiva para funcionários.

– Lactário com ambiente de higienização separado.

– Almoxarifado, dispensa, depósito de material de limpeza e lavanderia segregados.

– Cozinha com espaços separados para preparo de verduras, de carne e lavagem.

– Área de carga e descarga de insumos com balcão de triagem e lavagem.

– Estacionamento de veículos.

– Abrigo de gás e Central de resíduos.

Divulgação Fraport Brasil

“Este projeto representa um grande diferencial para as famílias do Irmãos Maristas, não só pela questão social, mas também econômica. Com a nova creche as mães possuem agora um local seguro para deixar os seus filhos e muitas poderão voltar ao mercado de trabalho, fazendo a economia da região girar e buscando a independência financeira das famílias”, afirma Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil.

Ampliação da pista

Uma das obras mais aguardadas da década, a ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Porto Alegre é retomada no segundo semestre de 2021. A infraestrutura da ampliação já foi finalizada. Agora a Fraport Brasil dá andamento à construção da RESA (área de segurança) da cabeceira 29. Com a liberação da área da Vila Nazaré, foi instalado um muro perimetral e feita a supressão vegetal da área.

O local passou por duas etapas de limpeza. Foram retiradas 28.388 toneladas de dejetos ao custo de R$ 4.774.506.

Geração de renda

Mais um investimento anunciado pela Fraport Brasil em prol da comunidade. A Empresa assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Porto Alegre e com a RGS Engenharia S.A para a construção de um galpão de reciclagem de lixo no bairro Mario Quintana, um dos bairros para onde parte das famílias da Vila Nazaré foram realocadas. No local, aproximadamente 60 recicladores serão beneficiados.

A iniciativa contribuirá com geração de emprego e renda para as famílias da região. Com uma área de 220 m², o investimento será de R$ 200 mil e será custeado pela Fraport Brasil. Esta iniciativa faz parte do Conectados pela Sustentabilidade, programa de responsabilidade socioambiental da organização que preza pelo desenvolvimento econômico e social da sociedade gaúcha.

Via e-mailGabriela Freitas
Marketing and Communication Coordinator



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:, ,

2 respostas

  1. investimento?? isso é contrapartida

    Curtir

  2. O impacto positivo que a Fraport vai provocar na economia e sociedade gaúchas é imensurável. Outros projetos no RS pralisados pelo poder público precisariam de mais Fraports para saírem do papel.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: