Tronco: acordo deve liberar última área para obras da duplicação da avenida

A duplicação da avenida Tronco é uma das chamadas “obras da Copa”
Foto: PMPA/Divulgação

Um acordo deve liberar a última área ocupada no traçado da duplicação da avenida Tronco. No local, além de moradias, funciona uma casa de religião. As tratativas para a desocupação voluntária ocorreram na tarde de quarta-feira, 29, quando também foram assinadas as escrituras públicas dos imóveis adquiridos por meio do pagamento do bônus-moradia para os ocupantes do imóvel, que é objeto de reintegração de posse. Ao longo dos últimos dez anos, a Procuradoria-Geral do Município (PGM) atuou em 200 processos de desapropriação e 16 ações de reintegração de posse para liberar as obras na via. 

Os ocupantes comprometeram-se a sair espontaneamente assim que estiverem com a posse dos novos imóveis, o que deve ocorrer em até dez dias após a averbação das escrituras.  A Procuradoria-Geral do Município (PGM) já obteve decisão judicial favorável ao Município e há mandado expedido para a retomada da área. 

“Com este acordo de desocupação voluntária, finalizamos um trabalho de vários anos para garantir todas as desocupações necessárias para a viabilização da obra. Em muitos casos, a solução foi alcançada de forma consensual, o que é uma marca da nossa gestão”, comemora o procurador-geral do Município, Roberto Silva da Rocha. 

Bônus moradia – De 2012 para cá, foram pagos mais de 1.400 bônus moradia para as famílias da Tronco pela Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Demhab). No valor de R$ 78.889,65, o recurso é destinado à compra de imóvel escolhido pelo beneficiário. Após a assinatura, a escritura pública é encaminhada ao registro de imóveis, que expede a matrícula do imóvel. “Esse momento é muito importante pra nós, pois é um reflexo de democracia e também de muito diálogo”, conclui o secretário municipal de Habitação e Regularização Fundiária, André Machado.

Duplicação da Tronco – Dividida em quatro trechos,  e com investimento de R$ 129 milhões, a obra de duplicação da Tronco atingiu, no início deste mês, 55% de execução nos trechos 1 e 2 e 75% nos 3 e 4. No total, mais de 70% do traçado de 6,5km já estão prontos para o tráfego. A expectativa do governo é de que a duplicação da Tronco esteja concluída até o final do ano que vem.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Duplicação de avenidas

Tags:

1 resposta

  1. minha dúvida é se fica pronto pra essa copa desse ano 2022

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: