Cultura escolhe obra de arte para Trincheira da Anita

Proposta vencedora é de autoria do arquiteto e artista visual Bruno Borne. Divulgação SMC

A prefeitura escolheu a obra de arte que vai embelezar a trincheira da avenida Anita Garibaldi, na Zona Norte de Porto Alegre. Por meio da Coordenação de Artes Visuais, a Secretaria Municipal da Cultura anunciou o resultado do concurso 002/2021 – Edital Espaço Urbano Espaço Arte 2021 que definiu o artista para ilustrar a passagem de nível sobre a Terceira Perimetral. O projeto do arquiteto e artista visual Bruno Borne foi o vencedor e primeiro colocado de seis propostas recebidas e avaliadas. 

Batizado de Penumbra, o trabalho do autor define a graduação de luz para a sombra e foi pensado como uma metáfora do percurso luminoso que acontece do dia para a noite. Para Borne, a pintura é a técnica artística que melhor se adapta ao ambiente da trincheira e será executada para desestimular pichações. As paredes são sujeitas a umidade, trepidações, gases dos veículos e eventual vandalismo, e os danos com o tempo são inevitáveis. Uma pintura poderá ser restaurada mais facilmente.

A aplicação de verniz antipichação deverá proteger o trabalho de Borne e facilitar o restauro. O trabalho deverá durar entre dois e cinco meses a partir da assinatura do contrato. O vencedor receberá premiação de R$ 20 mil. Outros R$ 220 mil serão pagos para a execução da proposta.

Projeção do projeto de Bruno Borne vista de cima. Divulgação SMC

Prefeitura de Porto Alegre

Obra de arte ???? Ao meu ver isso se enquadraria como um revestimento diferente, mas pra obra de arte é meio forçado. Mas tá valendo. Melhor que só concreto.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:, ,

9 respostas

  1. Tomara que passem aquela pelicula anti pixação sobre essa pintura, se nao nao vai durar nada essa obra de arte

    Curtir

  2. A verdade é que depois de 4 anos de governo Marchezan, onde houve zero investimento em zeladoria urbana, qualquer avanço mínimo parece um acontecimento global. Forma 4 anos onde não se plantou uma árvore, onde não se trocou uma lixeira, não se tapou um buraco, não foi limpo um monumento. Porto alegre estava cada vez mais parecida com Cabul, Nova Delhi

    Curtir

    • Não quero defender Marchezan porque de fato foi um líder medíocre, mas eu lembro de alguns monumentos sendo limpos na época dele, inclusive hoje estão sujos. Ao redor daquela escola abandonada que tem na redenção, e tb na praça que fica em frente ao embarcadero, os monumentos estavam em melhores condições na época de 2018

      Curtir

      • Essa é a questão mesmo… O pouco que foi feito não se teve cuidado para que fosse a “última revitalização”, a ser seguida apenas por manutenções. Há uns tempos saiu uma notícia de que estavam estudando uma PPP para conservação de monumentos. Não sei que fim levou, se foi esquecida na troca de gestão ou se mostrou inviável.

        Curtir

  3. É o artista que define que o que ele fez é uma obra de arte. Cabe a nós gostar ou não. Mas não é nosso papel dizer que “isso não é arte” porque nos colocaria numa posição de superioridade que poucos seres humanos tem. Somente pessoas com muito notório saber poderiam contestar.

    Curtir

  4. Nossa ainda tão mal cuidada, começando a ser cuidada, algo tri positivo! E dá-lhe mais positividade e apoio a quem está lá agora fazendo o que deve ser feito e que ok a olhos vistos, faz aquela diferença!

    Curtir

  5. Proteção para pichação já existe, mas para falta de cuidado da prefeitura ainda não. Os grafites do Túnel da Conceição que o digam. Prefeitura nunca mais foi lavar. Parede tá preta. A iluminação amarelada também não realça nada.

    Curtir

  6. Porto Alegre nitidamente está mudando a mentalidade, vamos incentivar. Talvez o nome não seja o mais adequado, mas é o que menos importa….com certeza vai ficar muito bonito e tomara que seja replicado a outros viadutos e trincheiras de nossa tão mal cuidada cidade, que aos poucos vai mudando sua cara, para uma cidade mais limpa, mais bonita.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: