Mirante do Cristal passa por revitalização para reabrir ao público

Serviços começaram com a limpeza da vegetação, lavagem de toda a estrutura metálica e pintura Foto: Luciano Lanes/DMAE PMPA

echado devido a danos causados por temporais nos anos de 2016 e 2017, o Mirante do Cristal deve reabrir neste primeiro semestre de 2022. A reforma completa do local, realizada pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), teve início na segunda semana do mês de dezembro e deve durar até 120 dias. “O objetivo é deixar o local mais seguro e agradável aos visitantes, que em breve poderão voltar a contemplar o Guaíba neste ponto”, informa o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia. As visitações serão programadas e divulgadas posteriormente.

A revitalização começou com a limpeza da vegetação, lavagem de toda a estrutura metálica e pintura, tanto do gradil, guarita e do mirante pelo lado de fora. No momento, funcionários de uma empresa contratada estão pintando a parte interna da estrutura e trocando a cobertura do térreo, 1º e 3º andares. Ainda serão substituídos os circuitos elétricos, a iluminação por lâmpadas de LED, revisão do sistema de climatização e ajustes nos vidros.

Foto: Luciano Lanes/DMAE PMPA

O Mirante do Cristal possui 20 metros de altura e foi inaugurado em março de 2014. Foi construído como uma atração junto à Estação de Bombeamento de Esgoto (EBE) Cristal, que é composta por torres cilíndricas interligadas por via subterrânea, com 26 metros de altura cada. A estação bombeia o esgoto cloacal coletado da região do arroio Cavalhada e Dilúvio até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Serraria, através de 11 quilômetros de tubulações submersas no Lago Guaíba. No projeto, a casa de bombas da estação conta com as chaminés de equilíbrio (três torres de concreto aparente, com sete metros de diâmetro, duas delas medindo 26 metros e outra, 12 metros de altura).

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:,

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: