Publicado novo edital para revitalização das ruas dos Andradas e Uruguai e urbanização do quadrilátero central

Projeto para rua dos Andradas. PMPA/Divulgação

A prefeitura publicou na edição desta quinta-feira, 13, do Diário Oficial de Porto Alegre  o edital de licitação para contratação de empresas para a revitalização do calçadão das ruas dos Andradas e Uruguai e a urbanização do quadrilátero central. O investimento previsto é de R$ 16 milhões , com prazo de 18 meses para conclusão dos serviços após a data de início das obras. 

O edital da licitação foi revisado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura (Smoi). “Como determinado pelo prefeito, designamos uma força-tarefa para que este edital fosse revisado e relançado. Ao todo mais de 10 mil itens da planilha orçamentária passaram por uma análise detalhada e minuciosa dos nossos técnicos” afirma o secretário da Smoi, Pablo Mendes Ribeiro. “Reajustando os preços à realidade do mercado, e seguindo o apontado pelo órgãos reguladores, estamos publicando mais uma vez a contratação desta obra tão aguardada, que começará este ano, e pretende mudar a cara de uma das regiões mais tradicionais da Capital”, conclui.

O projeto prevê a ampliação das calçadas, qualificação das travessias, redução das barreiras de acessibilidade e melhorias na pavimentação. Haverá, também, a implantação de novo mobiliário urbano, melhorias na iluminação pública e a ampliação do sistema de videomonitoramento. “A revitalização constitui uma mudança profunda em vias importantes e com grande circulação de pessoas. Uma vez concluída, será a face mais visível das ações que já começaram a transformar a região”, avalia o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos e coordenador do programa Centro+, Cezar Schirmer.

A sessão pública da licitação ocorrerá às 14 horas do dia 15 de fevereiro, na Sala de Licitações, situada na rua Uruguai nº 277, 11º andar, Centro Histórico. Os editais e seus anexos estão disponíveis no endereço eletrônico  www.portoalegre.rs.gov.br/smf, no menu “Licitações e Contratos”, submenu “Licitações”, modalidade “Concorrências”.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Mobiliário Urbano, Programa de Reabilitação do Centro Histórico, Revitalização do centro

Tags:,

14 respostas

  1. O camelodromo foi construído pra quê? Lá é o lugar deles, o centro histórico precisa ser limpo, é de fácil acesso o que é muito difícil com tanta porcaria sendo vendida no chão. Podemos nos inspirar em cidades lindas como Curitiba por exemplo, pra ver que é possível sim retirar esses ilegais que tomam conta do centro.

  2. Que pena que irão retirar as pedrinhas da rua dos andradas

  3. Passei por uma situação curiosa recentemente, verifiquei que no centro, alem de 50% dos espaços comerciais estarem sem locatário, vagos em plena andradas, borges e salgado filho. Também percebi que as banquinhas regulares da prefeitura, onde se pode vender artesanato legalmente estão com 30% de ocupação. Já as calçadas com comercio de falsificados e produtos de ambulantes que nao ambulam estão lotadas.

    Antigamente ( nem tao antigo a uns 15 anso atrás) lembro dos ambulantes ambularem e as banquinhas de calçada se montarem pelas 18h, quando o comercio oficial começava a fechar…

    Provavelmente ocorreu um acordo velado com os comerciantes ilegais e guarda municipal, sobre isso no passado.

    Hoje em dia parece ser um sonho impossivel e distante as ruas sem os ambulantes que nao ambulam, atualmente facções criminosas cobram aluguel destes espaços de camêlo no chao do centro, essa taxa garante a eles a possibilidade de trabalhar lá.. se aprefeitura aperta o cerco sobre esses camelos as facções criminosas mandam bloquear borges e salgado filho, fazer fogo em containers, mandam fazer assaltos sistêmicos ao comercio legal e vao assim até que a pref faça a ficalisação parar…

    Sinceramente não vejo saída para esse tipo de situação do comércio ilegal, no maximo uma falsa higienização vai ocorrer com calçadas e ruas especificas “limpas” disso.

  4. Os ambulantes deveriam sumir como reflexo de um progresso social e econômico e não como uma ação de higienizacao social.

  5. A prefeitura poderia achar alguma forma de incentivar os prédios da região de serem revitalizados!
    Tem muitos que da medo de passar perto pq parece que vai cair!

  6. Pelas fotos que vi, parece um projeto simples, porém absolutamente necessário para uma área degradada. Se mantiverem limpeza, pode dar uma cara bem legal para o centro. Eu só queria que na esquina democrática fizessem algum atrativo, mas vão colocar uma árvore e ponto final.

    Poderiam erguer um obelisco ou uma estátua emblemática, algo em homenagem à cultura ou história gaúcha. Mas aí parece ser pedir demais mesmo…

    • Li isso e imaginei se colocassem o Laçador na Esquina Democrática… mas acho que a prefeitura tem medo de colocar qualquer coisa lá, pelas manifestações.

      • Seria muito legal, com um pedestal, mas é sonhar demais… quanto as manifestações, até existiriam formas arquitetônicas de se proteger a estátua e ainda assim embelezar… iria até mais longe, a esquina democrática poderia ter vários paineis como a Times Square, seria um atrativo turístico (mesmo que ache a Times exagerada).

  7. Pelo amor de Deus tem que retirar esses ambulantes, entendo que a situação tá complicada mas não adianta revitalizar se a gente não consegue nem andar de tanta coisa no chão.

    • Correto amigo. Tem de ser dado um basta! Na real pessoas com muita grana que são os verdadeiros donos dos produtos usam essa gente que fica espalhada de forma precária e com certeza ganha menos do que o desejável para sobrevivência digna, enquanto os caras faturam alto. Necessário observar quer além da estética deplorável da cidade, há outros prejuízos seja em termos de mobilidade dos pedestres, seja quanto a uma questão sanitária delicada também especialmente quanto coisas estão pelo chão em panôs, tudo ultra contaminado. Porto Alegre precisa de organização e evolução, urgentes!

  8. Legal que já deixaram demarcação para os ambulantes que não ambulam.

Faça seu comentário aqui: