Posto da Guarda Municipal é adesivado para ampliação da segurança na Orla

Melhor visibilidade da Guarda Municipal contribui para uma maior sensação de segurança na região Cesar Lopes / PMPA

Para ampliar ainda mais a segurança na orla, a Guarda Municipal passou a contar, neste sábado, 15, com um novo visual as margens do Guaíba. O posto da corporação foi completamente adesivado para reforçar a identidade visual e aumentar a sensação de segurança dos frequentadores. O novo layout foi custeado pela concessionária Gam3 Parks, responsável pela gestão do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla do Guaíba.

“Com a identificação do posto da Guarda Municipal, os frequentadores e visitantes da orla poderão acionar diretamente as nossas equipes no local, bem como os agentes que já atuam 24h no patrulhamento na região. Esta nova identidade também reforça junto à população a presença da corporação na orla, aumentando a sensação de segurança da população”, destacou o secretário municipal de Segurança, coronel Mário Ikeda.

A parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança (SMSEG) e a concessionária Gam3 Parks resultou ainda em melhorias da estrutura como pintura, remodelação dos setores, implementação do sistema de refrigeração, entre outros. A nova identidade visual foi construída em conjunto entre as equipes da Segurança e Gabinete de Comunicação Social da prefeitura. 

“Mais uma vez, a parceria entre a prefeitura e a Gam3 Parks resultou em ganho para os porto-alegrenses, agora, na área de segurança pública”, salientou a diretora da Diretoria de Planejamento e Políticas de Segurança, Gabriela Verissimo. O trabalho de adesivagem foi realizado ao longo do sábado, sob coordenação do arquiteto da SMSEG, Tiago Gabriel dos Reis.

Mais segurança – O posto da Guarda Municipal opera no local desde a inauguração do trecho 1 da Orla, em junho de 2018. Além do efetivo permanente, a unidade conta com amplo sistema de videomonitoramento. Ao todo, 72 câmeras de segurança foram instaladas entre os trechos 1 e 3. 

Além do serviço de videomonitoramento, a Guarda Municipal também realiza patrulhamento diário, com veículos automotores e bicicletas na região, garantindo a ordem do espaço público. “Com o posto adesivado iremos estreitar, ainda mais, a segurança dos frequentadores. A nossa unidade da Orla também opera como referência no patrulhamento da Guarda Municipal na região central”, ressaltou o comandante da tropa, Marcelo do Nascimento. 

Com maior efetividade, a corporação atendeu 32 ocorrências criminais de furto e roubo na Orla, em 2020, resultando na prisão de 35 pessoas. Em 2021, foram 22 registros, com 28 indivíduos detidos.

Mais fotos:

Prefeitura de Porto Alegre

Pode até ter ficado interessante, mas ficou totalmente em desacordo com os outros módulos e em desacordo com o projeto. Com certeza não era essa a visão do arquiteto quando projetou.



Categorias:Orla Moacyr Scliar, segurança

Tags:,

4 respostas

  1. Tudo que essa concessionária do trecho 1 da Orla se propõe a fazer ou participar fica horrível… Pelo amor.

    Curtir

    • Concordo! Eles não podem sair fazendo as coisas sem consultar o escritório responsável pelo projeto urbanístico do lugar. Aqueles toneis que usam como lixeiras são o símbolo da falta de bom gosto.

      Curtir

  2. Acho que sim a área merece um destacamento específico de segurança e principalmente via guarda municipal, todavia creio que essa órgão precisa se adaptar melhor a esse espaço. Para mim o detalhe que mais me incomoda é a presença de viaturas grandes dentro da área da orla. Penso que deveria haver um destacamento de rondas constantes, portanto presença forte e em fluxo por toda orla 24 horas, de guardas dirigindo QUADRICICLOS que: permitiriam o deslocamento ágil, fácil e sem risco para os pedestres, poderiam estar sempre presentes inibindo possibilidade ou prontamente cessando a ação de malacos e pelas características desses veículos vejamos que sem grandes gastos com combustível ok. Um destacamento assim com um bom número de quadriciclos circulando em rondas articuladas e apenas uma ou outra viatura de apoio, acho que funcionaria perfeitamente, adaptada às características e condições da nova Orla do Guaíba. Em Canoas a guarda municipal faz um belo trabalho de segurança dos parques municipais utilizando os quadriciclos. Aqui uma matéria do uso na orla de Guarujá uma das melhores praias de SP. http://www.jornalmegalopole.com.br/2020/02/15/guarda-civil-municipal-de-guaruja-recebe-o-reforco-de-quatro-quadriciclos-e-20-bicicletas/

    Curtir

  3. grande coisa….
    É proibido som alto em caixas de som, usar churrasqueira, andar de bike na parte de baixo da orla.

    Já vi isso acontecer em frente a esse posto da guarda, tanto o churrasquinho em meio as arvores quase dentro do rio quanto uma super caixa de dom ao lado da guarda, o que os guardas fizeram? nada! o que os brigadianos que passavam fizeram? nada!

    Concordo que os vidros semi transparentes com os armários, roupas e equipamentos da guarda aparecendo era horrivel mas dizer que essa identidade dizual vai aumentar a sensação de segurança é um tremenda lorota.

    No primeiro fim de semana de dezembro assisti por exemplo um roubo de celular no bar ao lado da guarda, o cidadão veio correndo até o posto, que tinha suas portas fechadas, um guarda abriu e atendeu ele, disse que a ocorrência era com a brigada, que a guarda ia avisar por sistema a brigada e mandou o cara ficar na rua sobre o posto da brigada aguardando uma viatura, o cidadão chamou uma viatura que passava, a brigada disse que essa ocorrencia deveria ser de outra viatura, que eles nao sabiam de nada e vazaram. A viatura seguinte perguntou por que o cidadão nao chamou logo a guarda que ficava ao lado do local de furto…

    Depois disso meu chimarrão acabou e fui embora com essa maravilhosa lembrança de descaso com a população.

    Se a polica militar, guarda municipal e demais orgãos nao conseguem sequer fingir interesse em resolver um problema de um cidadão e convencer de que vao fazer algo (mesmo que nao façam), imagine para o meliante a sensação, de que ninguem MESMO vai tentar pegar ele por “apenas” pegar a força o que nao é seu.

    Não adiante encher de identificação um posto da guarda municipal se ela não tem treinamento para atender alguem que bate em sua porta e nao fiscaliza sequer a área em frente ao posto.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: