Autorizado enquadramento do primeiro projeto à nova lei do Centro Histórico

Projeto Cais Rooftop irá reformar prédio da década de 1940. Foto: Mateus Raugust / PMPA

O prefeito Sebastião Melo autorizou, nesta quarta-feira, 19, o enquadramento do projeto do Cais Rooftop às novas regras para construção no Centro, com base na Lei Complementar 930, de dezembro de 2021. A legislação institui o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre e viabiliza e fomenta a reabilitação de edificações subutilizadas com a intenção de melhorar a qualidade urbanística da região.

“O Centro é a alma da cidade. E, agora, a transformação começa a sair do papel. Muito importante ver os empreendedores investindo no desenvolvimento da cidade”, afirma o prefeito.

O projeto Cais Rooftop fica na avenida Mauá, esquina com a rua Caldas Júnior. O prédio, construído na década de 1940, será totalmente reformado. Serão oito andares de pequenos apartamentos, todos com frente para a rua, um mercado autônomo no térreo e um restaurante no terraço com vista para o Guaíba e acesso ao público.

A equipe de planejamento da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) trabalha na emissão do parecer de enquadramento. “O projeto, além de ser muito bonito, atende quase que na integralidade os requisitos do programa. Nossa equipe trabalha para viabilizar a aprovação deste projeto ainda em fevereiro. A expectativa é que, a partir dele, ao longo do ano, outros requerimentos também sejam apresentados”, prevê o secretário Germano Bremm.

Conservação – Por se tratar de ações que envolvem tanto a conservação quanto à reabilitação do imóvel, o projeto da edificação atende às exigências da lei, como qualificação das fachadas com frente para a via pública, priorizando o uso de fachadas ativas, uso misto residencial e não residencial nas edificações, requalificação do patrimônio histórico, utilização de cobertura verde do tipo rooftop, com priorização de acesso público e emprego de ações de sustentabilidade na edificação, como utilização de energias renováveis e materiais ecológicos e uso de placas fotovoltaicas.

Este é o prédio atualmente:

Imagem: Google

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/autorizado-enquadramento-do-primeiro-projeto-nova-lei-do-centro-historico



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Programa de Reabilitação do Centro Histórico

Tags:,

5 respostas

  1. ugh aquele prédio de estacionamento do lado… estacione seu carro com uma vista privilegiada!

    Curtir

  2. Os prédios da Mauá precisam mesmo de uma reforma

    Curtir

  3. Que ótima noticia.
    E o prédio é muito bonito.

    Espero que isso atraia mais comercio para a área, para que tenha vida durante o dia, já que essa parte do centro basicamente só tem carro passando.

    Curtir

  4. Super bem-vindo mesmo! A questão da utilização dos rooftops é algo bem legal e que POA nunca aproveitou. É muito bom ver empreendimentos no Centro, mas a prefeitura precisa também de um plano para recuperação das calçadas, que estão em estado deplorável!

    Curtir

  5. Super bem-vindo! Esse programa de incentivos para a reforma e ocupação de prédios que ora estão abandonados, é perfeito. Não resta dúvida que vai gerar dividendos importantes especialmente para o centro da cidade e que ajudará a catalisar o digamos renascimento, e glorioso, dessa área que é o coração da capital gaúcha. Bons ventos soprando e coisas bacanas fluindo em POA!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: