Autorizado enquadramento do primeiro projeto à nova lei do Centro Histórico

Projeto Cais Rooftop irá reformar prédio da década de 1940. Foto: Mateus Raugust / PMPA

O prefeito Sebastião Melo autorizou, nesta quarta-feira, 19, o enquadramento do projeto do Cais Rooftop às novas regras para construção no Centro, com base na Lei Complementar 930, de dezembro de 2021. A legislação institui o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre e viabiliza e fomenta a reabilitação de edificações subutilizadas com a intenção de melhorar a qualidade urbanística da região.

“O Centro é a alma da cidade. E, agora, a transformação começa a sair do papel. Muito importante ver os empreendedores investindo no desenvolvimento da cidade”, afirma o prefeito.

O projeto Cais Rooftop fica na avenida Mauá, esquina com a rua Caldas Júnior. O prédio, construído na década de 1940, será totalmente reformado. Serão oito andares de pequenos apartamentos, todos com frente para a rua, um mercado autônomo no térreo e um restaurante no terraço com vista para o Guaíba e acesso ao público.

A equipe de planejamento da Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) trabalha na emissão do parecer de enquadramento. “O projeto, além de ser muito bonito, atende quase que na integralidade os requisitos do programa. Nossa equipe trabalha para viabilizar a aprovação deste projeto ainda em fevereiro. A expectativa é que, a partir dele, ao longo do ano, outros requerimentos também sejam apresentados”, prevê o secretário Germano Bremm.

Conservação – Por se tratar de ações que envolvem tanto a conservação quanto à reabilitação do imóvel, o projeto da edificação atende às exigências da lei, como qualificação das fachadas com frente para a via pública, priorizando o uso de fachadas ativas, uso misto residencial e não residencial nas edificações, requalificação do patrimônio histórico, utilização de cobertura verde do tipo rooftop, com priorização de acesso público e emprego de ações de sustentabilidade na edificação, como utilização de energias renováveis e materiais ecológicos e uso de placas fotovoltaicas.

Este é o prédio atualmente:

Imagem: Google

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/autorizado-enquadramento-do-primeiro-projeto-nova-lei-do-centro-historico



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Programa de Reabilitação do Centro Histórico

Tags:,

5 respostas

  1. ugh aquele prédio de estacionamento do lado… estacione seu carro com uma vista privilegiada!

  2. Os prédios da Mauá precisam mesmo de uma reforma

  3. Que ótima noticia.
    E o prédio é muito bonito.

    Espero que isso atraia mais comercio para a área, para que tenha vida durante o dia, já que essa parte do centro basicamente só tem carro passando.

  4. Super bem-vindo mesmo! A questão da utilização dos rooftops é algo bem legal e que POA nunca aproveitou. É muito bom ver empreendimentos no Centro, mas a prefeitura precisa também de um plano para recuperação das calçadas, que estão em estado deplorável!

  5. Super bem-vindo! Esse programa de incentivos para a reforma e ocupação de prédios que ora estão abandonados, é perfeito. Não resta dúvida que vai gerar dividendos importantes especialmente para o centro da cidade e que ajudará a catalisar o digamos renascimento, e glorioso, dessa área que é o coração da capital gaúcha. Bons ventos soprando e coisas bacanas fluindo em POA!

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: