Linhas de ônibus sem cobrador começam a circular no dia 15 de fevereiro

Fiscalização da EPTC vai acompanhar os primeiros dias de operação. Foto: Eptc/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre informa que, a partir da próxima semana, inicia-se a circulação de 21 linhas de transporte coletivo sem o cobrador. A implantação da nova forma de pagamento será realizada em duas etapas: 12 linhas na terça-feira, 15, e nove na quinta-feira, 17. Ao todo, a Capital possui 271 linhas de ônibus. A medida deve ser ampliada, chegando a 25% do sistema nesse modelo de atendimento até o fim do ano.

Em 2023, com a redução gradual dos cobradores, o número de linhas sem a presença desses profissionais deverá ser aumentado. A extinção da função deverá ocorrer até 2025, com a aposentadoria da maioria dos profissionais, recolocação em outras funções, assim como a reinserção em outras atividades, com o oferecimento de cursos profissionalizantes por parte das empresas de ônibus.

Os veículos serão identificados para que os passageiros saibam, antes de embarcar, que devem efetuar o pagamento na entrada, diretamente ao motorista. Os passageiros que utilizam cartão TRI não terão mudanças. Para esse perfil de usuário, basta colocar o cartão no validador e passar pela roleta, como é feito hoje.

As 21 linhas escolhidas para circular sem cobrador apresentam número reduzido de passageiros transportados e baixo número de pagantes em dinheiro. Outro ponto levado em conta é que os motoristas desses itinerários, em sua maioria, já haviam sido cobradores.

Para normatizar a operação, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) enviará ofício, nesta quinta-feira, 10, informando os consórcios e Carris sobre a mudança na próxima semana. Todos os operadores também foram notificados sobre a obrigatoriedade de divulgar os convênios com as oportunidades para recolocação dos cobradores no mercado de trabalho.

A fiscalização da EPTC vai acompanhar o início da operação das linhas sem cobradores.

Veja quais as linhas circulam sem cobrador a partir de terça-feira, 15

– C1 Circular Centro
– C5 Circular 4 Distrito / Moinhos de Vento
– 255 Caldre Fião
– 3762 Herdeiros / Esmeralda / A Carvalho / Alimentadora
– A348 Alimentadora Jardim Bento Gonçalves
– A360 Alimentadora IPE
– 620 Iguatemi / Vila Jardim
– 654 Educandário Petrópolis
– 7052 Aeroporto / Ceasa
– 188 Assunção
– 2633 João Pessoa / Orfanotrófio
– A74 Alimentadora Canta Galo / Lami / Extrema

Veja quais as linhas circulam sem cobrador a partir de quinta-feira, 17

– A69 Alimentadora Canta Galo/ Lami / B. Novo
– C3 Circular Urca
– 345 Santa Catarina
– 473 Jardim Carvalho / Jardim do Salso
– SD72 Santa Rosa / Anchieta Semidireto
– SD73 Fernando Ferrari / Anchieta Semidireto
– 251 Alpes
– 274 Gloria / Azenha / Cascatinha
– 2741 Gloria / Cascatinha / Azenha

Link: https://prefeitura.poa.br/eptc/noticias/linhas-de-onibus-sem-cobrador-comecam-circular-no-dia-15-de-fevereiro



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, onibus

Tags:

5 respostas

  1. Único ponto negativo aí é não proibirem o pagamento com dinheiro nos ônibus (e cortar o gasto com acúmulo de função que o sindicato vai cobrar) e iniciarem a venda de cartões de passagem avulsos em supermercados, farmácias, bancas de revista…

    Curtir

    • Parece inacreditável, mas no começo dos anos 80 as linhas Bento 30.1 e Partenon 30.2 da Sudeste, operavam com fichas sem cobradores. Infelizmente o projeto não foi adiante.

      Curtir

    • A venda de cartões de passagem deveria ser bem mais fácil e em diversos pontos mesmo. Acho absurdo que ainda não permitam que possamos fazer o pagamento via NFC com celular. E o pior é que nem precisa de NFC, já existem serviços, como o Shell Box, que permite o pagamento do combustível em segundos.

      Curtir

  2. Não sou contra tal medida, mas eu não queria estar na pele de um motorista nessa hora. Ter que dirigir ônibus socado, tendo que cuidar/cobrar quem entra e se todo desceu nas portas de trás e ainda lidar com um trânsito pesado da hora de pico não será fácil. Sem falar em quando tiver que subir algum cadeirante.

    Curtir

  3. Em Montevideo funciona muito bem. Sempre que vou procuro me deslocar de ônibus para diversos pontos da cidade e é bem tranquilo. Talvez a questão maior seja fazer o troco para os que pagarem em dinheiro, o Ideal seria uma passagem com preço arredondado (obviamente para menos) para facilitar.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: