Prefeitura autoriza instalação de roda-gigante na Orla do Guaíba (atualizado)

Projeto foi apresentado ao prefeito Sebastião Melo pelo secretário Germano Bremm Foto: Alex Rocha/PMPA

O prefeito Sebastião Melo aprovou nesta quarta-feira, 23, o projeto de implantação de mais uma atração na Orla do Guaíba. Uma roda-gigante de 66 metros de altura será instalada no Parque da Harmonia, em um ponto com vista privilegiada para o pôr do sol.

Na semana em que Porto Alegre completa 250 anos, o prefeito ressalta que a implantação da roda-gigante representa o momento de uma cidade que quer ser mais moderna, humanizada e que incentiva o cuidado com a zeladoria.

“A qualificação da orla não é uma bandeira de um gestor, mas uma conquista que se tornou realidade porque todos acreditaram que a cidade precisava e merecia se reencontrar com o Guaíba” – Prefeito Sebastião Melo.

Pelo projeto, a roda-gigante será uma das mais tecnológicas e bonitas do país, com painel circular de lâmpadas leds, junto ao centro da estrutura. Esse equipamento será instalado em ambos os lados, o que permitirá uma ampla visualização à noite. Será a única roda-gigante do mundo estaiada, com apenas um tubo treliçado.

Foto: Alex Rocha/PMPA

“Este é um projeto grandioso que, certamente, se tornará um cartão-postal da cidade. A parceria com a iniciativa privada é fundamental em todas as etapas do processo, do projeto à execução da obra”, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Germano Bremm, responsável pela análise do projeto.

Obra – A GAM3 Parks, concessionária do Harmonia e do trecho 1 da orla, será responsável pela obra. “Estamos felizes em colocar a primeira roda-gigante de Porto Alegre no Parque Harmonia, um dos espaços mais lindos da nossa Capital. No primeiro momento, junto com a Interpark, nossa parceira, realizamos os estudos para tratar da viabilidade do projeto. Depois, passamos à prefeitura a proposta. Agora, com o aval, teremos muito trabalho para detalhar todo o escopo de atuação. Em breve, vamos apresentar como será, início das obras, quando começam as operações, entre outros pontos”, afirma Carla Deboni, arquiteta e diretora administrativa da GAM3 Parks.

Link: https://prefeitura.poa.br/gp/noticias/prefeitura-autoriza-instalacao-de-roda-gigante-na-orla-do-guaiba

________________________________________

GALERIA DE IMAGENS

Mais informações sobre a Roda-Gigante

– O tamanho será o mesmo da roda-gigante de Balneário Camboriú, que pode parecer mais alta porque foi instalada em cima de um morro. Mas a nossa terá uma tecnologia mais avançada: o design é mais leve, mais elegante, com menos linhas  e uma integração mais harmônica com a paisagem – diz a diretora administrativa do GAM3 Parks, Carla Deboni.

Segundo ela, será a única roda-gigante do mundo que, além de contar com inúmeras possibilidades luminotécnicas, terá um imenso painel de led dos dois lados do aparelho – esse painel ficará no eixo central da roda, em um círculo que vai exibir imagens para comemorar datas festivas ou divulgar patrocinadores.

Não há uma data confirmada para o início da construção, mas o consórcio garante que tudo estará pronto no primeiro semestre de 2023. O projeto foi aprovado nesta quarta-feira pelo prefeito Sebastião Melo, em uma reunião na qual o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Germano Bremm, apresentou a proposta que já havia sido analisada pela sua pasta.

A operadora da roda-gigante, que custará no mínimo R$ 60 milhões, será a Interparques Holding, mesma empresa que administra o aparelho de Balneário Camboriú.

Post atualizado 23/03/2022 – as 16:52



Categorias:ORLA, roda gigante

Tags:, ,

18 respostas

  1. Oque falta em Porto Alegre é prédios altos com mais de 300 metros de altura pra destacar a cidade , não adianta muito sem um diferencia

  2. Não é por nada não , mas essa ideia da roda gigante na orla é minha kkkk.
    Sério mesmo , faz anos que posto aqui sobre isso ,
    Só que imaginava que seria igual de Londres ,
    Mas sinceramente tá valendo .
    Mas quero ela na beira do Rio e não no Harmonia ….

    Parabéns Porto Alegre …

    Mas uma coisa ,
    O morro da polícia
    Precisa de um asfalto novo , de uma nova entrada ,
    Coloquem lá letreiros gigantes escrito PORTO ALEGRE , ao estilo Hollywood,

    Construam um estacionamento lá em cima ,
    Um restaurante com posto de polícia uma linha de ônibus de turismo ,

    Pronto todo investimento será revertido em turismo pro resto da vida e todos saem ganhando …

    Vão por mim eu conheço a vista lá de cima porque trabalho com telecomunicações e aposto que muito porto-alegrense nunca subiu lá
    Com medo de assalto e por não ter asfalto até as antenas .

    Fica a dica ,
    Porto Alegre
    A pouco de se tornar uma das cidades mais turísticas do Brasil

  3. O correto é que um dia por semana eles liberem o acesso gratuito a moradores de Porto Alegre. Pode ser a segundas-feiras.

    • Acesso gratuito acho complicado, mas possivelmente tenha algum desconto para moradores de POA todos os dias. Em algumas cidades é assim já.

  4. Ta faltando só um centro de eventos junto do parque!
    Imagine eventos, feiras e congressos tazendo “forçadamente” profissionais de todo br e mundo para conhecer POA em sua região mais bela!

    A quantidade de eventos que ocorrem nos espaços da FIERGS e FENAC ja indicam que é viavel isso em POA;

  5. Mais um atrativo para POA! E na orla! A cidade definitivamente descobriu a sua orla.

  6. Tudo de bom com certeza! O potencial cênico da orla e do lago Guaíba, sua beleza panorâmica que em muitos dias ainda é brindada por um majestoso pôr-do-sol, constituem um baita patrimônio de Porto Alegre ainda a bem da verdade subexplorado. De fato daquele ponto o cenário noturno que será vislumbrado dessa roda gigante também vai ser incrível e muito estimulante. Então não resta dúvida que ela vai ser sucesso absoluto e representar um novo equipamento que soma valor como atrativo turístico de relevância para a capital gaúcha.

  7. Isso, vamos copiar dos outros países um adereço idiota pra gastar dinheiro onde realmente precisa.

    • Eu acho bacana a ideia. Até por que é uma estrutura de visualização da cidade do alto e a noite vai ser maravilhosa a vista, com as luzes do centro e da região toda. A única coisa que achei foi planejar com apenas 66 metros já que tinha sido divulgado que teria no mínimo 80 metros. E poderia ter 100 metros, 120 talvez. Acho um equipamento útil e vai ser eterno ali com certeza. Vai ser muito frequentada. Não considero uma IMITAÇÃO e, sim, uma tendência mundial.

      • Com relação a altura no início não curti muito, mas realmente se observar as rodas gigantes em outros locais, ela distoa muito da paisagem do entorno. Essa altura é harmônica com o entorno. E TB como vai ter o painel de led, eles devem ter observado que uma menor altura, vai facilitar a visualização de anúncios.

    • Investimento privado meu amigo, não fale o que não sabes.

    • Quanto as outras demandas da cidade existem órgãos verba voltados para os respectivos assuntos. Turismo não é desperdício de dinheiro.

    • Interessante….Países ricos tem Roda gigante como seu Cartão Postal e faturam com o Turismo e a própria população…. Santa Catarina colocou uma e aumentou o Turismo e a arrecadação … Parabéns Floripa, ficou dez… Mentalidades ultrapassadas entravam o desenvolvimento de um Pais, Estado ou Minicípio.. Parabéns minha Porto Alegre, sendo repaginada!

    • Negativista…não deve ser Portoalegrense….

      • Isso é sério ou uma piada?
        Os portoalegrenses são os mais negativistas que conheço.
        Sempre do contra.

        Não é uma crítica.
        Só observação.

        Um roda gigante é uma excelente proposta de atração turística, ainda mais com essa beleza do Guaíba. Nota 10!!

Faça seu comentário aqui: