Prefeitura autoriza realização de testes para agilizar pagamento do transporte coletivo

QR Code está em fase de testes na linha 345 Santa Catarina. Foto: Cesar Lopes / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de mobilidade Urbana (SMMU) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), autorizou a Associação de Transportadores de Passageiros (ATP) a realizar testes para agilizar o pagamento dos passageiros no transporte coletivo. Após o início da retirada de cobradores dos veículos, o Executivo Municipal solicitou aos consórcios medidas para facilitar os pagamentos.

A ação iniciou na linha 345 Santa Catarina, onde os usuários que pagam em dinheiro recebem um QR Code em papel para deixar mais rápida a passagem na roleta. O uso é restrito no veículo. “A Prefeitura de Porto Alegre determinou que, com a retirada gradual de cobradores, deveria ser aprimorada a forma de pagamento da passagem. Condicionamos, inclusive, a implantação de novas tecnologias à retirada de cobradores em mais linhas de transporte coletivo”, explica o secretário de mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

A SMMU e EPTC vão acompanhar os testes e avaliar a viabilidade de projeto antes de sua ampliação para demais linhas. Está em estudo a venda do QR Code em papel nos postos do TRI ou online, via aplicativo, por meio do celular. Além de ser mais uma alternativa para facilitar o acesso das pessoas ao transporte coletivo, o uso do QR Code deverá diminuir o dinheiro a bordo, trazendo mais segurança para passageiros e tripulação.

Como funciona – O motorista recebe o dinheiro do passageiro, imprime um Qr Code, entrega ao usuário que aproxima o código da catraca, liberando a roleta.

Link: https://prefeitura.poa.br/smmu/noticias/prefeitura-autoriza-realizacao-de-testes-para-agilizar-pagamento-do-transporte



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, onibus

Tags:,

4 respostas

  1. Só faz sentido se, pelos menos nas principais paradas, tenha aquelas máquinas que vemos nos metros do mundo todo e alguns países na estações de ônibus. Dentro do ônibus acho que é quase 6 por meia dúzia.

    Curtir

  2. bem sem sentido
    mas talvez estejam testando essa impressão do Qr code para colocar em outros lugares depois, ai sim faria um pouco mais de sentido passo em algum lugar credenciado pago a passagem e pego meu ticket para pegar o ônibus

    Curtir

  3. Será que tem alguma diferença de tempo entre apertar um botão para liberar a entrada e imprimir e entregar um QR Code? Parece que fogem da melhor alternativa: vender passagem avulsa em tudo que é estabelecimento. Ou ainda que a pessoa pudesse comprar passagem avulsa por app e gerasse o QR Code…

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: