
A revitalização completa do viaduto Otávio Rocha, uma das mais belas obras arquitetônicas do Brasil, sairá do papel. A Prefeitura de Porto Alegre (PMPA) tornou pública a abertura da licitação para a contratação da empresa visando à realização das obras na última sexta-feira, 1º. O projeto está orçado em R$ 13,7 milhões. A empresa vencedora da licitação será a responsável por serviços de restauração, recuperação, correção e conservação da estrutura.
A intenção da PMPA é garantir que a comunidade receba um viaduto pronto para operar em capacidade plena e que permita a exploração de todo o seu potencial como ponto turístico e espaço de convivência. Para tanto, foi desenvolvido um extenso e complexo projeto, que prevê intervenções estruturais e estéticas.
Além da recuperação de todos os elementos construtivos e decorativos – com a substituição de todo o cirex, revestimento característico do viaduto – também estão previstas soluções para as instalações elétricas, telefônicas, lógica, sistemas de segurança e iluminação publica. Serão efetuadas, ainda, adequações na rede hidrossanitária, no sistema de drenagem e um processo de impermeabilização.
A partir da revitalização, a estrutura contará com um novo Plano de Proteção Contra Incêndios (PPCI) e passará a atender aos critérios de acessibilidade. O projeto prevê também investimentos em sinalização viária, turística, e comercial. Outra intervenção importante será a que promoverá a reativação das escadarias internas do viaduto, hoje inacessíveis ao público.
União contra o vandalismo – Uma das principais missões a partir da revitalização do viaduto Otávio Rocha será manter a estrutura livre da ação de vândalos. A estrutura é alvo de depredações e pichações há décadas. Em 2021, um levantamento do Gabinete de Gestão Integrada do Centro Histórico (GGI-Centro) apontou que o viaduto possuía 747 pichações, além de dezenas de obras de arte, postes e outros equipamentos fora de uso, devido aos ataques ao patrimônio público. Dessa forma, a PMPA projeta uma campanha de conscientização com o intuito de mobilizar a comunidade em prol da conservação do espaço. Também está sendo prospectada a ampliação do sistema de videomonitoramento no entorno.
Sessão pública – A sessão pública que marca o procedimento de recebimento e abertura dos envelopes dos interessados ocorrerá no dia 5 de maio, às 14h, na Sala de Licitações, situada na rua Uruguai, 277, 11º andar, Centro Histórico. Os Editais e seus Anexos estão disponíveis aqui, no menu “Licitações e Contratos”, submenu “Licitações”, modalidade “Concorrências”.
Imagens divulgadas pela prefeitura:



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Programa de Reabilitação do Centro Histórico, Restaurações | Reformas, Revitalização do centro
Ótima noticia.
Entretanto, eu amo grafite, acho lindo, mas, não combina com uma obra dessas.
Por favor, não permitam grafites nas paredes próximas dessa estrutura.
Tem 500 viadutos pela cidade que a prefeitura pode liberar a arte, esse não.
haha
CurtirCurtir
Baita notícia.
Espero que quando a obra estiver concluída seja montada uma equipe de fiscalização a paisana ,
e cada vez que for pego alguém vandalizando , seja aplicada penas pesadas.
Chega de paredes e monumentos pichados.
Esses vagabundos devem ser pagar pelo estrago, eu até sugiro que mudasse a lei e que fosse descontado 5% do salário desses vandalos durante 10 anos, pra aprender a doer no bolso e nunca mais fazer isso, do contrário fica fácil para eles, pois o município paga o estrago e eles ficam com penas comunitárias leves.
CurtirCurtir
Em Singapura, a pena para quem faz pichação é levar de 3 a 8 chibatadas com vara de bambu, em público.
Na época, o governo americano protestou formalmente pela pena aplicada a um seu cidadão, todavia os seus compatriotas nos EUA apoiaram o castigo e muitos se manifestaram a favor de lei semelhante nos EUA.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/5/06/mundo/11.html
CurtirCurtir
que bom!
Demorou.
Creio que a revitalização vai funcionar melhor do que a ideia da gestão passada de fazer eventos de foodtruck de vez em quando
CurtirCurtir
Tinta anti pichação, é o mínimo do mínimo que se espera da nova pintura incluída nessa revitalização.
CurtirCurtir
Seria bem interessante a tinta, mas não sei se o cirex recebe algum tipo de cobertura. Tem alguém aqui no blog que entenda sobre esse material pra nós dar uma luz?
CurtirCurtir
Para nos dar uma luz.*
CurtirCurtir
A argamassa cirex é o próprio acabamento, não recebe tinta. Imagino que por isso os esforços em conscientização contra pichações.
CurtirCurtir
Alguém sabe dizer quando foi realizada a última revitalização do viaduto?
CurtirCurtir
Se não me engano, foi em 1999.
Mas sem a profundidade que terá nessa próxima intervenção.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Graças a Deus. Isso precisa sair do papel. Essa joia no meio do centro de Porto Alegre precisa se destacar, isso vai trazer vida a cidade.
Tomara que a prefeitura pense também em efetue um trabalho de recuperação e assistência ao pessoal em situação de rua daquela área.
CurtirCurtir
Que baita notícia, esse viaduto merece essa revitalização por completo
Alguém saberia informar se vai sair a Relicitação da Rodoviária ? ou se a mesma vai para outro local ?
CurtirCurtir
Esse viaduto é nostalgia pura cada vez que passo por ali. Que finalmente receba o tratamento que merece.
CurtirCurtir
Essa é uma daquelas notícias que nos deixa ultra felizes. Como esperamos e torcemos para que essa joia arquitetônica volte a luzir! Esses dias passei por ele e subi as escadaria notando detalhes como exatamente as tais escadas internas, que são interessantíssimas mas hoje puro horror.. O fato é que a obra de engenharia desse viaduto é tipo única e se realmente capricharem na revitalização esse lugar pode ter muita vida seja comercial como cultural, gerar muita coisa boa e ser um dos mais destacados cartões-postais da capital gaúcha. Hoje se nota que é monumental mas é algo tão detonado que as pessoas nem vislumbram a maravilha que é, o que então finalmente poderá ser notado quando reformado, e daí será toda uma outra coisa, coisa maravilhosa!
CurtirCurtir