Anfiteatro Pôr do Sol será demolido pela prefeitura de Porto Alegre

Anfiteatro Pôr do Sol foi construído em maio de 2000. Foto: Ivo Gonçalves/PMPA/Arquivo

Inaugurado em 13 de maio de 2000 e palco para uma série de eventos que marcaram época em Porto Alegre, o Anfiteatro Por do Sol será demolido pela prefeitura, em data ainda incerta. Essa definição está atrelada ao avanço do processo de revitalização do chamado “Trecho 2” da orla do Guaíba, no bairro Praia de Belas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Parcerias, o local se encontra em situação de abandono, sendo alvo constante da ação de vândalos. Também acabou virando ponto de tráfico de drogas e até mesmo de esconderijo para criminosos.

E, para piorar a situação, a estrutura tão festejada no passado recente da capital gaúcha está condenada e sua recuperação depende de um grande investimento.

Carinhosamente chamado por muitos porto-alegrenses de “Anfiteatro Cafeteira” (por conta de seu formato, que á distância lembra alguns modelos do eletrodoméstico), o espaço de eventos foi inaugurado em maio de 2000, último ano da gestão do então prefeito Raul Pont (PT).

Desde então, serviu de palco para shows de artistas locais, nacionais e internacionais. Também foi um dos pontos de encontro durante edições do Fórum Social Mundial, além de festas e transmissões da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil e que teve partidas em Porto Alegre. A última vez em que recebeu um evento foi em 2019.

Reclamações

Nas redes sociais, a notícia motivou diversas manifestações de repúdio. “Mais fácil demolir que consertar”, ironizou um internauta. “É a velha mentalidade destruidora das autoridades”, lamentou outro.

Link: https://www.osul.com.br/anfiteatro-por-do-sol-sera-demolido-pela-prefeitura-de-porto-alegre/



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, ORLA, Trecho 2 da Orla

Tags:, ,

21 respostas

  1. Abandono programado é o nome disso. Nao pensem que foi por mero acaso que se constatou que não ha solução para o caso ou que por mero acaso a prefeitura esqueceu de fazer manutenção no local.

    A questão é que a prefeitura e a vencedora da licitação do trecho 2 da orla tem bastante interesse em se desfazerem deste palco para que as obras do parque 2 da orla seja feitas sem precisar prever ele, seus espaço para o publico etc.

    É uma mistura da cultura presente em todas gestões da prefeitura de deixar estragar e nao fazer manutenção de rotina (inaugura, trira fotos pros jornais, deixa apodrecer, anuncia reforma tira fotos deixa apodrecer….) com interesses políticos e privados, a prefitura quer poder usar o trecho 2 da orla como propaganda de sua gestão, os vencedores da licitação creem que o palco atrapalhara suas obras e seu parque.

    Feliz ou Infelizmente é um ciclo que termina.

    Particularmente nunca achei bonito o palco mas apreciava muito quando ele era utilizado, inúmeras festas memoraveis e gratuiras ocorreram: Aniversário de radios (atalntida, ipanema, alegria etc…),Shows gratuitos de grandes bandas nacionais e até transmissão dos jogos da copa do mundo.

    A historia está ai para provar que teve utilidade um palco nesse local.

    Curtir

  2. Acho que existem duas críticas que não são excludentes.A ideia de um palco próximo ao rio é muito legal e não impediria outras atrações, pois o local é bem grande. Já ocorreram shows bacanas do Skank, JQuest, Jorge Bem Jor, Lobão, Nenhum de nós, Cidadão Quem e tantos outros. O fato de a obra ser feia (e realmente é), não isenta o Poder Público de realizar a manutenção do anfiteatro e das áreas adjacentes. São anos e anos obrigando a população a evitar aquela local com medo de ser vítima de algum crime ou tendo que conviver com a sujeira e o consumo de drogas que ocorre nos lugares mais ermos. O mato alto, a depreciação dos materiais, tudo isso é uma constante na cidade. Não é muito diferente do que houve com as paradas de ônibus em Porto Alegre. A 3ª Perimetral está aí para todo mundo ver. Então se mostra absolutamente pertinente a crítica aos governantes que não fazem a manutenção mínima do mobiliário urbano e privam a população do uso adequado dos espaços públicos.

    Curtir

  3. Estes dias estive ali no local e é assustador. Tudo no maior abandono e largado, e a demolição vem como uma solução, para melhorar o perfil da área e abrir a oportunidade para ali serem feitas coisas novas maravilhosas. Ademais se formos analisar o dito “anfiteatro pôr-do-sol” (onde?)”, observemos que o tal nunca passou de um mero palcão para shows popularescos de multidão, para muvuca mesmo. Vejamos sim o que é um anfiteatro de verdade aonde pessoas se sentam ok para assistir espetáculos com qualidade acústica irretocável e artística elevada, através das imagens dos links anexos, com o exemplo vindo de Santa Maria do Recanto Maestro e de Buenos Aires do Parque Centenário. Esses sim podem ser chamados de anfiteatro! Esse de Poa é apenas mais uma daquelas coisas mal feitas e desqualificadas que eram um padrão e que agora que a cidade aprendeu o que é bom e de qualidade, não cabe mais. Esse demolição já vai tarde.
    https://expansao.co/teatro-ao-ar-livre-sera-inaugurado-em-recanto-maestro/ https://pt.foursquare.com/v/anfiteatro-eva-per%C3%B3n/4d586ea0afe4b60cbccd5061

    Curtir

  4. Os últimos 2 DESgovernos e o atual, que estiveram a frente da PMPA, a Capital GUASCA em total abandono…
    O Anfiteatro Por do Sol é somente mais um exemplo do Patrimônio Público que foi deixado de lado.
    É a política do deixar apodrecer para destruir/demolir e construir outro, com superfaturamento onde poucos se beneficiam…
    É o supra-sumo da INCOMPETÊNCIA, do SUBDESENVOLVIMENTO…
    O descaso, o abandono, a dilapidação só ressaltam a importância que é dada a Cultura e a Educação…

    Que TRISTEZA!!!

    Curtir

    • Percebo que nos últimos governos a cidade tem evoluído e muito. A prova disso é toda a reforma da orla que está em andamento e que trouxe modernidade ao local que estava abandonado.

      Esse anfiteatro é feio de doer, não está no nível do restante da orla.
      Precisa mesmo ser demolido para que uma estrutura mais moderna e com melhor aproveitamento do espaço seja construida.

      Não vejo como descaso com a cultura, mas sim como uma oportunidade de qualificação do local para esse uso.
      O problema é que o povo envolve política em tudo…

      Curtir

    • Uma estrutura de concreto armado bem feita não exige manutenção por décadas. Para chegar ao ponto de estar condenada é porque está degradando desde a entrega da obra por erros construtivos, muitas vezes ocultos a uma simples inspeção visual.

      Curtir

  5. Que bom, espaço pode ser melhor aproveitado diariamente.

    Curtir

  6. 20 anos e já está com a estrutura condenada? Então a estrutura foi muito mal feita. Só lembrando que o esqueletão no centro tem 70 anos de idade.

    Curtir

  7. Finalmente! Que troço mais feio! Que façam um novo e decente!

    Curtir

  8. O anfiteatro, as tendas da Gatorade e as lixeiras de latão fizeram parte de uma orla que não existe mais.

    Se bem que no trecho 1 já temos barraquinhas e latões novamente… Socorro!

    Curtir

  9. É a construção mais feia de Porto Alegre. De um mal gosto terrível. Por isso que está como está. Se fosse algo bom teria vingado.

    Curtir

  10. Meu medo é que vire um grande estacionamento, a gente precisa exigir da prefeitura que seja construída uma estrutura de mesma função e sejam incentivados mais shows, inclusive gratuitos.

    Curtir

  11. Pena mesmo saber que uma revitalização esta fora de cogitação. Se a estrutura esta condenada seria o cumulo do desleixo deixar ali na esperança de uma revitalização praticamente impossível. Se não há o que fazer que pelo menos não seja mais um “esqueletão”.

    Curtir

  12. Quem construiu?… Sempre fazendo besteira!!!

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: